quarta-feira, 17 de março de 2010

Palmas/TO: Descaso no CCZ - Animais sofrem maus tratos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Mar-2010

Órgão mata cerca de 400 animais por mês na câmara de gás. Cães e gatos aguardam a “eutanásia” em canis sujos e sem água.

Fonte: O Girassol

Filhotes engaiolados se água e comida esperam adoção, ou serão mortos em seis dias.
Filhotes engaiolados se água e comida esperam adoção, ou serão mortos em seis dias.
Encontrados nas ruas de Palmas, três cães filhotes esperam adoção dentro de uma gaiola sem água no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Palmas. Se não forem adotados, em menos de uma semana os filhotes serão encaminhados para a câmara de gás, onde serão sacrificados com outros cães errantes adultos. Na porta da câmara, um aviso: "eutanásia", que segundo definição do dicionário Aurélio, significa “morte serena sem sofrimento; prática, sem amparo legal, pela qual se busca abreviar sem dor ou sofrimento a vida de um doente reconhecidamente incurável”.

Esta reportagem foi ao CCZ verificar a denúncia de maus tratos de animais feita ao O GIRASSOL. O descaso do órgão não se restringe apenas ao mau uso da palavra eutanásia. Os cães errantes apanhados nas ruas são vítimas de erros primários como falta de água e limpeza dos canis. “Isso não é controle de doença, isso é matança. Os animais morrem de fome e de sede e sem contar que a maioria são sadios”, indigna-se a advogada Alessandra Assunção, da Associação Vida - Valorização e Integração dos Animais, que acompanhou a reportagem.

Cerca de 400 animais são mortos pelo CCZ todos os meses na Capital. Segundo o veterinário responsável pelos canis, Volney Aires, os animais errantes capturados pela carrocinha passam por uma triagem para a realização de exames que detectarão se o animal é portador de alguma doença. “Se eles forem soropositivos [no caso da Leishmaniose] os animais são ‘eutanasiados’ no mesmo dia. Se não tiverem nenhum problema, ficam três dias esperando o dono vir buscar e mais três dias esperando adoção, para então serem mortos”, detalhou Roney.

Para provar se o cachorro tem ou não Leishmaniose (Calazar), o CCZ realiza os exames imunofluorescência e ELISA, que de acordo com o gerente de vigilância ambiental do órgão, Heguel Sousa, possui apenas 60% de confiabilidade. “Nenhum exame é 100% confiável”, diz Heguel.

Recolher animais para matá-los em câmaras de gás como forma de controlar as zoonoze e a população de animais é um método ineficaz, conforme aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS) no 8º Informe Técnico apresentado em 1992. A capital mais nova do país segue as ultrapassadas recomendações da OMS datadas de 1973.

Hoje, está provado que o controle deve ser feito através de esterilização e vacinação dos animais, além da educação da sociedade. No caso do calazar, já existe vacina que impede o desenvolvimento da doença e a forma mais eficaz no combate, assim como a dengue, seria a prevenção. "Muitos se esquecem que o principal responsável é a população e o poder público que acumula lixo e permite a proliferação do mosquito. Quem deveria ser eliminado é o mosquito [vetor], não o cão [hospedeiro], tão vítima quanto o homem", alerta Alessandra.

O Decreto Federal nº 24645 / 34, que declara que todos os animais existentes no País são tutelados do Estado, considera “maus tratos não dar morte rápida, livre de sofrimentos prolongados, a todo animal cujo extermínio seja necessário para consumo ou não". A mesma lei também diz ser maus tratos, “abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária”, além de manter os animais em lugares anti-higiênicos.

Dessa forma, a prática de maus tratos é considerada crime conforme a Lei Federal nº 9605, de 1998, que estabelece conduta delituosa “praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. O jornal O GIRASSOL entrou em contato com o Ministério Público para repercutir o caso junto ao promotor responsável pelo Centro de Apoio Operacional de Apoio as Promotorias (CAOP) do Meio Ambiente, mas não obtivermos retorno.

A castração de animais é um método de prevenção que rende resultados positivos, porém, atualmente o CCZ não realiza as cirurgias. No ano passado, apenas 18 animais foram esterilizados. Segundo nota da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), “as cirurgias foram interrompidas neste ano, em função do pedido de demissão do veterinário do setor. No entanto, uma nova contratação já foi solicitada e assim que for efetivada, as cirurgias de esterilização serão retomadas”.

CCZ

Segundo o gerente de vigilância ambiental, Heguel Sousa, os animais já chegam ao CCZ em “estado deplorável”. “Estamos tomando as devidas providências para acabar com o método da câmara de gás. Já adquirimos o equipamento necessário para fazer a eutanásia humanizada”, explica Heguel.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) esclareceu através de nota, que o CCZ segue a resolução nº 714, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, para realizar a eutanásia humanizada: “O método é a sedação do animal, seguido de exposição ao monóxido e dióxido de carbono, como consta no anexo I da referida resolução. No entanto, a Semus informa que esse método será adequado à eutanásia química injetável, nos próximos dois meses e será a primeira secretaria da região Norte do País a adotar o novo método”.

Sobre a higienização e manutenção do canil, a Semus informou que “o canil é higienizado todos os dias, às 8 horas da manhã, inclusive aos sábados domingos e feriados. Nas baias de adoção, alimentos são colocados diariamente, duas vezes ao dia e a água é reposta sempre que os reservatórios se esvaziam. Nas baias em que os animais sofrerão eutanásia, não são colocados alimentos ou água pois os animais precisam estar em jejum alimentar e hídrico”.

Associação Vida

Apesar da pouca idade, três anos, a Associação Vida - Valorização e Integração dos Animais, em Palmas, vem realizando ações que já salvou 236 animais (registrados) dos canis do CCZ. “Não temos sede e nem canil, nosso trabalho é ajudar os animais errantes a acharem um dono e dar qualidade de vida às esses seres”, explica o presidente da associação Allan Cheque.

Um dos objetivos da associação é desenvolver programas de educação sobre a posse de animais domésticos. “Não se pode querer um animal pensando que ele é um objeto. Quem adquire um cachorro ou um gato deve ser responsável por ele até a sua morte. Deve vacinar, castrar e dar boas condições de vida”, diz Allan, que completa: “se existem filhotes nas ruas, a culpa é do dono que não cuidou”.

Todos os animais registrados são vacinados e castrados para depois seguirem para adoção. Quem quiser se tornar um parceiro da associação, ajudando os animais de rua a acharem um dono, poderá entrar em contato com a associação, que divulgará o animal para adoção. Os interessados devem procurar nos telefones / 3217-2626 ou através do bloghttp://miaaudote.blogspot.com .

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=Geral&idnoticia=13498

Ratos gordos não são fiáveis em laboratório

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Mar-2010

Investigadores preocupados com resultados de estudos com roedores metabolicamente mórbidos

"Roedores de laboratório metabolicamente mórbidos", a expressão aparece na revista Proceedings of the National Academy of Sciences num artigo que se refere a ratos gordos. Segundo o estudo, as cobaias acima do peso usadas para fins de investigação são péssimas análogas do organismo humano normal – o que poderá atrapalhar os testes, sejam estes para medicamentos ou outras terapias.

A equipe de trabalho de Mark Mattson, do Instituto Nacional de Investigação sobre Envelhecimento (EUA) lançou o alerta e foi tema da revista «Nature». Se o grupo tiver razão, será preciso implantar uma série de medidas simples, embora não muito comuns (como controlar a alimentação dos roedores e garantir que eles façam exercício e tenham momentos de "lazer") para que os resultados sejam fiáveis.

A falta de rodinhas de exercício e brinquedos que possam estimular as capacidades cognitivas dos bichos não pode acontecer, porque segundo o cientista, os ratos acabam por comer demais, serem sedentários e pré-diabéticos, ou seja, irá atrapalhar a interpretação dos dados. Quanto à alimentação, também deverá existir uma boa dieta, caso contrário, a tendência é acabarem entupidos de ração.

Mattson e seus colegas fizeram uma experiência, onde compararam ratos gordos com bichos cuja comida foi controlada. A pressão dos bichos comilões era 15 por cento mais alta que a dos que se encontravam sob dieta e o nível de glicose no sangue era 20 por cento maior, e o de colesterol correspondia quase ao dobro.

O organismo de um roedor de laboratório "normal" (que come demasiado e não se exercita) é muito diferente do de um bicho mais activo e menos comilão. Isso pode significar, entre outras coisas, que um remédio feito para tratar determinada doença humana simulada em ratos (por meio de uma modificação genética, por exemplo) acabe actuando sobre os sintomas do sedentarismo e do excesso de peso, e não sobre a doença em si. Estima-se que 115 milhões de animais sejam usados por ano no mundo em experiências científicas.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=40755&op=all

Nota T.A. - Aos poucos os cientistas estão chegando a conclusão que a vivissecção é uma fraude científica.

Fortaleza/CE: Morador de Aquiraz pode pagar mais de R$ 25 mil por crime ambiental

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Mar-2010

Por: Raphael Barros

Em uma residência localizada em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) e o Ibama apreendeu, na manhã de hoje (17), 51 animais e 23 gaiolas vazias. O morador da casa, José Maria da Silva, 55, foi autuado e irá responder pela lei de crimes ambientais. Ele deve pagar multa de pelo menos R$ 25.500.

A operação aconteceu a partir de uma denúncia feita junto à CPMA. O caso agora segue para o Ministério Público e a Promotoria pode abrir uma ação civil pública contra José Maria. Desta forma, ele deve responder pelo crime também na espera penal e civil, conforme informou o capitão da CPMA ao Everton Navignier.

Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Triagem do Ibama, localizado na Messejana, em Fortaleza. Lá, biológos e veterinários farão a inspeção dos animais e, os que apresentarem boas condições físicas e ainda possuem extinto selvagem, serão devolvidos ao habitat adequado.

Fonte: Jangadeiro Online

http://www.cearaagora.com.br/ver_news.asp?cod=21240

Zoo pode ter usado ossos de tigres mortos para fabricar licor na China

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
17-Mar-2010

De Agencia EFE

Tigre siberiano

Pequim, (EFE).- O zoológico da cidade de Shenyang, no nordeste da China, onde 13 tigres siberianos - espécie sob grave risco de extinção - morreram de fome nos últimos meses foi acusado hoje pela imprensa chinesa de usar os ossos dos animais para elaborar licores medicinais.

Segundo o jornal "Beijing News", a prática de fazer licor de ossos de tigre, muito apreciado há séculos pela medicina tradicional chinesa, mas atualmente ilegal, "começou no zoo em 2005 e o produto era entregue a departamentos estatais de Polícia, política florestal e meio ambiente".

"Eu mesmo bebi licor de osso de tigre", assegurou a fonte anônima do zoo que revelou a prática ao jornal.

O destilado de osso de tigre, ou "hu gu jiu", pode chegar a custar US$ 4.100 por garrafa no mercado negro.

As regulamentações para evitar o tráfico de restos mortais de animais em extinção, vigentes desde 1993, exigem que os ossos e a pele dos tigres falecidos sejam guardados em salas frigoríficas e lacrados, mas aparentemente a lei não prevê quem deve ser responsável por estes caros procedimentos.

Em consequência, os tratadores do zoo de Shenyang, onde morreram cerca de 50 tigres desde o ano 2000 (a informação não explica as circunstâncias das mortes) ficaram responsáveis pelos restos e supostamente tiraram proveito econômico deles.

Outro jornal, o "Nanfang Daily", assegurou na segunda-feira passada que os tratadores não alimentaram os animais nos últimos meses, como chantagem para tentar pressionar o Governo local para que pagasse as dívidas do zoológico, que não eram quitadas há 18 meses.

Onze dos tigres morreram diretamente de fome, outros dois foram sacrificados após atacar seus tratadores, possivelmente por falta de comida, e outros três estão em situação grave, e equipes veterinários trabalham contra o relógio para salvar suas vidas.

Cerca de 20 outros animais, entre leões, camelos, macacos, avestruzes e várias outras espécies, também morreram no zoo nos últimos três meses de inverno, época na qual a falta de visitantes diminui a receita proveniente do custo dos ingressos.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5hqFVf9cjZjeP-LSIwCm5FRLbygHg


Ossos de tigre podem ter sido usados para fabricação de licor na China


O jornal "Beijing News", da China, publicou nesta quarta-feira uma denúncia contra funcionários de um zoológico da cidade de Shenyang, no nordeste da China. Segundo o período, eles usaram os ossos de pelo menos 13 tigres siberianos para a fabriacação de licores medicinais. Os animais morreram nos últimos meses. A espécie está na lista dos ameaçados de extinção.

A prática é antiga na medicina caseira chinesa, mas é considerada ilegal pelas legislação do país. A fonte da reportagem informou que os ossos retirados dos corpos dos tigres eram entregues à agentes de segurança e também para funcionários dos órgãos de meio ambiente.

Não há informações sobre as circunstâncias das mortes dos felinos, mas outro jornal, o "Nanfang Daily", noticiou que existe a suspeita de que os tratadores tenham deixado de alimentar os animais em protesto contra a falta de pagamento das dívidas do zoológico pelo governo.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/78155+ossos+de+tigre+podem+ter+sido+usados+para+fabricacao+de+licor+na+china

Emissões de CO2

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
17-Mar-2010

Agência Estado

Estudo da ONG WWF conclui que o desmatamento é responsável por 15% das emissões globais de gases de efeito estufa, e que elas são mais prejudiciais ao clima que as emitidas pela totalidade mundial de veículos. O mesmo estudo cita as unidades de conservação como o meio mais eficaz para reduzir as emissões por desmatamento.

O ministro do Meio Ambiente, por sua vez, anunciou que 2013 será o ano limite para as carvoarias que exploram madeira da floresta para carvão vegetal. Segundo Carlos Minc, a partir daí, os grandes consumidores desse tipo de combustível ficarão proibidos de adquirir carvão oriundo de desmatamento. (Envolverde)

http://www.abril.com.br/noticias/economia/emissoes-co2-958534.shtml

Secretaria do Meio Ambiente apresenta Plano Estadual de Recursos Hídricos em Paranavaí / PR

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
17-Mar-2010

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto das Águas do Paraná/Suderhsa, João Lech Samek, lançam nesta quinta-feira (18), às 14 horas, em Paranavaí, o Plano Estadual de Recursos Hídricos. A apresentação é aberta ao público e abrange as bacias hidrográficas do Alto Ivaí, Baixo Ivaí/Paraná 1 e Pirapó, e Paranapanema 3 e 4.

O plano, já apresentado para a capital e focado nas bacias da região, apresenta diretrizes e estratégias para a conservação e gestão dos recursos hídricos paranaenses, traçando um diagnóstico da situação das águas, superficiais e subterrâneas, para serem executadas nos próximos quatro anos. Além disso, traz cenários para proteção e conservação dos recursos hídricos relacionados a cheias, secas, poluição das cidades, saneamento, vazão dos rios.

A elaboração do plano é uma ação inédita no Paraná - como principal instrumento de apoio à Política Estadual de Recursos Hídricos - resultado de um trabalho coletivo entre órgãos governamentais e sociedade civil paranaense.

Serviço: Lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos

Data: quinta-feira, dia 18

Horário: 14 horas

Local: Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí - ACIAP

Rua Pernambuco, 766 Centro – Paranavaí.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=54956&tit=PAUTA-DIA-18--14H-SECRETARIA-DO-MEIO-AMBIENTE-APRESENTA-PLANO-ESTADUAL-DE-RECURSOS-HIDRICOS-EM-PARANAVAI&ordem=90

Suíça: Apelo ecumênico em favor do meio ambiente

Genebra, (RV) - A Comissão Justiça e Paz da Conferência Episcopal da Suíça lança um apelo ecumênico em favor do meio ambiente.

O organismo católico junto com a "Oeku Eglise", associação ecumênica que luta pela salvaguarda da Criação, enviaram uma carta ao Congresso Nacional da Suíça pedindo maior esforço a favor de uma política ambientalista duradoura e justa no país.

A missiva pede para não deixar que o aumento da temperatura do Planeta supere os dois graus. Como país industrializado, a Suíça tem a responsabilidade de reduzir para 40% as emissões de gás carbônico (CO2) no país, até 2020. (MJ)

http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=365223

Rio Grande do Sul: Criada reserva às margens da Lagoa dos Patos

Fazenda Barba Negra é a primeira RPPN estadual de uma empresa privada no Rio Grande do SulUma área equivalente a cerca de 2,4 mil campos de futebol às margens da Lagoa dos Patos e do Guaíba tornou-se ontem a primeira reserva particular do patrimônio natural (RPPN) estadual de uma empresa privada no Rio Grande do Sul. A CMPC Celulose Rio Grandense assumiu o compromisso de preservar a natureza do local em caráter perpétuo.

Otermo de criação da reserva ambiental foi assinado ontem pela governadora Yeda Crusius e o presidente da companhia, Walter Lídio Nunes. A área faz parte da Fazenda Barba Negra, propriedade de 10,6 mil hectares em Barra do Ribeiro, a cerca de 40 quilômetros da capital gaúcha. Como contrapartida, a empresa terá isenção de Imposto Territorial Rural sobre a área preservada. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente ficará responsável pela fiscalização do espaço.

– A criação é emblemática porque mostra que é possível harmonizar os interesses do setor produtivo com a preservação ambiental – disse o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, adiantando que uma nova reserva do tipo, com cerca de mil hectares, deve ser criada pela empresa Fíbria na região sul, próximo a Capão do Leão.

A fazenda guarda, além de flora e fauna nativas, um pedaço da história do Estado: um casarão colonial e uma capela, do século 18. O local foi palco de batalha na Revolução Farroupilha.

O restante do local é destinado ao plantio de eucaliptos, que já ocupam 5,2 mil hectares, e ao viveiro, que deve produzir 20 milhões de mudas clonadas em 2010. Segundo o gerente florestal da CMPC, Renato Rostirolla, o grupo preserva um hectare para cada 1,8 hectare de área plantada.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2840240.xml&template=3898.dwt&edition=14308&section=1003

Salvador/BA: Centro de Zoonoses realiza castração gratuita

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está oferecendo a castração gratuita de animais domésticos em Salvador, bastando para isso o interessado ligar para o telefone 156 ou 160 e se cadastrar com os dados pessoais e do animal - estado de saúde, idade, raça, espécie, porte e o nome.

As castrações acontecem todas as semanas, no próprio CCZ, na Rua do Mucambo, Vila 2 de Julho, Alto do Trobogy - ou na Clínica Veterinária Vida Animal, conveniada com a Prefeitura e localizada na Rua Wilson Palmeira, nº 54, em Amaralina.

O cão ou gato tem que ter entre oito meses e cinco anos, com saúde em perfeitas condições e com o cartão de vacinação constando pelo menos a vacina antirrábica. O peso do animal não pode estar muito abaixo do ideal e em caso de esterilização de fêmea, esta não pode estar em período de gestação.

Após receber o protocolo-guia, o responsável tem que ir a uma clínica credenciada ou ao CCZ onde um cirurgião veterinário avaliará o animal e se constatar as plenas condições, marcará a data da cirurgia. O curativo será retirado em uma semana.

http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=224676&id_secao=151

terça-feira, 16 de março de 2010

CCZ de Guarulhos: descaso, crueldade e não cumprimento de lei

No Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos funcionários e população vem presenciando infelizes acontecimentos.

A Tribuna Animal recebeu a denuncia que segue abaixo:

"Venho por meio deste e-mail denunciar o Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos. Não mandei antes porque eles não haviam sacrificado os animais que foram fotografados. Agora aconteceu estes dois "assassinatos" desses cães sadios das fotos.

Ficha de cão sadio eutanasiado no CCZ de Guarulhos. Foto: sem crédito

Imagem do cão (ficha acima) que deu entrada e foi morto no CCZ de Guarulhos. Foto: sem crédito

Apesar da Lei do Deputado Feliciano Filho, com relação à proibição da eutanásia de animais sadios, acontecem vários casos. É uma luta diária. Existem muitos funcionários que não gostam de animais, alguns veterinários não estão cumprindo as obrigações de bem estar animal e não dão esperança à vários animais, e o problema maior, a chefia apoia essas decisões.

Ficha de outro animal sadio que deu entrada no CCZ de Guarulhos e já foi morto. Foto: sem crédito

Imagem do cão sadio (ficha acima) que deu entrada e foi morto no CCZ de Guarulhos. Foto: sem crédito

Felizmente temos alguns veterinários que estão medicando os animais enfermos, que já seriam eutanasiados pela opinião da chefia e de outros veterinários. Porém pelo contínuo abandono e pela falta de espaço, alguns animais não chegam a ter a chance de sobreviver.

Com relação aos animais recém chegados que apresentam algum problema de saúde, idade avançada ou distúrbio de comportamento, praticamente não têm chance de permancecer no CCZ, são sacrificados. Um exemplo é o caso do Rottweiller Brutus que foi matéria no SPTV da Rede Globo (06/01/2010), mas como era agressivo foi sacrificado antes dos 90 dias. Abaixo vídeo da reportagem:

De acordo com a denuncia "recentemente está muito difícil trabalhar no CCZ, funcionários são perseguidos por por GOSTAR DOS ANIMAIS"

Denúncia recebida em 16/03/2010

Paul McCartney dá seu apoio à International Anti-Fur Coalition

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Mar-2010

Paul McCartney
Paul McCartney
O cantor e ex-Beatle Sir Paul McCartney tem manifestado o seu apoio à International Anti-Fur Coalition, sediada em Israel, pela aprovação de um projeto de lei que, se aprovado, tornará Israel o primeiro país no mundo a proibir a importação, exportação e venda de qualquer tipo de pele.

Na semana passada, o projeto foi revisto pelo Comitê de Educação Knesset em preparação para uma segunda leitura.

Os ativistas que trabalham em nome do projeto de lei receberam no último domingo, o valioso apoio de Paul McCartney que disse em seu site: "Eu juntamente com os membros da minha família, somos contra o comércio de peles. A razão é muito simples - pele é cruel e desnecessária. Ninguém precisa disso."

McCartney é um vegetariano de longa data por motivos de consciência e tem sido ativo na defesa dos direitos dos animais há muitos anos.

McCartney disse ainda:
"Se a lei for aprovada, Israel irá definir um exemplo para o resto do mundo ao proibir uma indústria tão cruel. "

Vegetação cobre 17% do Estado de SP, diz mapa

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
16-Mar-2010

O governo de São Paulo acaba de concluir um mapeamento que mostra que 17,3% do território do Estado é coberto por vegetação. O dado é baseado em imagens de satélite dos anos 2008 e 2009. A informação foi apresentada ontem pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano.

O levantamento anterior, publicado em 2005 a partir de dados de 2001 e 2002, mostrava uma cobertura vegetal de 13,9%. Mas não é possível dizer que a diferença entre os 4,3 milhões de hectares vistos agora e os 3,4 milhões de hectares de vegetação observados anteriormente seja um crescimento real de florestas em São Paulo.

Isso porque os pesquisadores utilizaram dessa vez imagens de satélite quatro vezes mais detalhadas, que enxergaram mais áreas verdes. É como se antes as imagens fossem embaçadas e, agora, tivessem ficado mais nítidas. Em vez do satélite sino-brasileiro Cbers foi usado o japonês Alos.

A estimativa dos pesquisadores é que o aumento real de áreas verdes - tirando, portanto, as que apareceram só agora por deficiências de visualização anteriores - tenha sido de 94,9 mil hectares. "O próximo passo será localizar as áreas", disse Marco Nalon, que coordenou o inventário florestal. O mapa foi feito por 16 especialistas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,vegetacao-cobre-17-do-estado-de-sp-diz-mapa,525456,0.htm

Fundação do Meio Ambiente lança campanha de combate a crimes ambientais em Santa Catarina

Objetivo é mobilizar a população a fazer denúncias no Estado

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) lançará na quarta-feira uma campanha para tentar intensificar a fiscalização e o combate a crimes ambientais em Santa Catarina. Inicialmente, a mobilização será veiculada em propagandas na TV.

A intenção, conforme o presidente do órgão ambiental, Murilo Flores, é fazer com que a população contribua na luta contra os crimes ambientais.

— Muito mais do que fazer com que cada pessoa se torne um "denunciador", também queremos educá-la, para que nos ajude a identificar onde está ocorrendo alguma irregularidade e que possamos fazer uma intervenção, seja por fiscais da Fatma ou policiais militares ambientais — explica Flores.

Os anúncios foram elaborados para tentar conscientizar a população da necessidade da preservação ambiental. A publicidade veiculada na TV aberta nas próximas duas semanas esclarecerá as formas possíveis de denúncia de crimes ambientais e como ocorre a fiscalização.

Segundo Flores, a campanha pode ser estendida para o rádio e a mídia impressa em seguida. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a campanha, que foi viabilizada em conjunto com o Ministério Público de Santa Catarina.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado da Administração, Ouvidoria-Geral do Estado e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2839722.xml&channel=65

Paraná: Pato Branco terá parque estadual com reserva de Mata Atlântica

Governo do estado concluiu processo de desapropriação da área. Área tem 107,23 hectares e poderá ser usado para pesquisas universitárias


Uma área de 107,23 hectares em Pato Branco, no Sudoeste do estado, corresponderá ao Parque Estadual Vitório Piassa, que será criado pelo governo do estado. De acordo com informações do órgão oficial do governo, Agência Estadual de Notícias, o governador Roberto Requião (PMDB) anunciou, nesta terça-feira (16), que o processo de desapropriação da área já foi concluído.

O parque será administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que poderá celebrar convênios e parcerias com outras instituições. O local conservará uma reserva importante de Mata Atlântica e, localizado próximo a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e de uma instituição de ensino privado, também servirá a pesquisas científicas de cursos de Ciências Biológicas.

O decreto de criação do parque foi publicado em julho do ano passado e teve sua implantação atrasada devido a discussões sobre avaliações da área. “Finalmente podemos depositar em juízo os valores e levar em frente este projeto. É uma dívida que tínhamos com a população de Pato Branco”, disse Requião, à Agência Estadual de Notícias.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=983410&tit=Pato-Branco-tera-parque-estadual-com-reserva-de-Mata-Atlantica

Rio de Janeiro/RJ: Pavão-Pavãozinho receberá vagas para esterelização gratuita de animais

A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais da cidade do Rio de Janeiro (SEPDA) leva nesta quarta-feira 17, às 10h, aos moradores do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo vagas de esterilização gratuita do Programa Bicho Rio, dando apoio ao trabalho realizado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas comunidades. O objetivo é inserir os animais dos moradores no Programa Bicho Rio, para que todos tenham melhor saúde, além de controlar seu número. O agendamento das cirurgias será feito na sede da Associação de Moradores do Pavão-Pavãozinho, que fica na Rua Saint Roman 76, em Copacabana.

O Programa BICHO RIO oferece esterilização gratuita de cães e gatos desde 2003, o que diminui a quantidade de animais vítimas de abandono nas ruas. Pensando em evitar essa situação, a SEPDA disponibiliza cinco centros cirúrgicos: em Bonsucesso, Campo de Santana, Coelho Neto, Jacarepaguá, Largo do Machado e Realengo; além do Centro Clínico e Cirúrgico, que fica no Centro de Proteção Animal, na Fazenda Modelo (21 - 3402-0388), em Guaratiba. Ao todo, são realizadas 160 esterilizações por dia. Este serviço de controle populacional é oferecido somente para os moradores do município do Rio de Janeiro.

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/03/16/pavao-pavaozinho-recebera-vagas-para-esterelizacao-gratuita-de-animais-275085.asp

Brasilia/DF: Comissão do Senado aprova esterilização de animais

ANA PAULA SCINOCCA - Agencia Estado

Projeto aprovado hoje na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado prevê a esterilização de cães e gatos de rua, capturados pelos centros de zoonoses em todo o País. A ideia é acabar com a prática de extermínio, ainda hoje adotada, segundo entidades de defesa dos animais. A proposta será ainda submetida à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, posteriormente, ao plenário da Casa.

Pela proposta, a reprodução dos animais de rua será controlada exclusivamente por meio de esterilização cirúrgica, ficando proibida a prática de quaisquer outros procedimentos. "O projeto é muito importante. Trata-se de uma questão não apenas de bem estar do animal, mas de saúde púbica e ambiental", afirmou a consultora da Sociedade Mundial de Proteção Ambiental, a veterinária Ana Junqueira.

Atualmente, cães e gatos capturados nas ruas de todo o Brasil são exterminados. Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária recomenda que a execução seja por meio de injeção letal. Mas entidades de defesa dos animais afirmam haver relatos de práticas cruéis, como mortes por meio de câmera de gás e choque elétrico.

O projeto aprovado hoje segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera cara e ineficaz a política de captura e extermínio de animais abandonados, como a adotada pelo Brasil para controle de zoonoses.

O projeto aprovado hoje, de autoria do deputado Affonso Camargo (PSDB-PR), já passou pela Câmara. No Senado, foi relatado pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG). A proposta teve apenas um voto contrário, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,comissao-do-senado-aprova-esterilizacao-de-animais,525152,0.htm

Doha/Qatar: Internet: um mercado sem fronteiras para traficantes de espécies selvagens

e Anne Chaon (AFP)

Mulher se informa sobre a vida selvagem, no centro de convenções em Doha

DOHA, Qatar — A internet é um grande mercado sem fronteiras que os traficantes de espécies selvagens aproveitam para vender produtos de espécies selvagens, como, por exemplo, vinho de osso de tigre, marfim ou salamandras, mas também pode se voltar contra eles, dando pistas para encontrá-los.

A conferência da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora Silvestres (CITES, na sigla em inglês), reunida até 25 de março em Doha, examinará as possibilidades de se reforçar o controle do comércio na rede, agora que a quarta parte da população mundial tem acesso à internet.

Este é um tema com o qual as ONGs trabalham há anos: o Fundo Mundial para a Proteção dos Animais (IFAW) fez uma investigação em onze países, da Argentina à Rússia, passando por Estados Unidos, Colômbia e França, enviado à CITES, e que concluiu que quase dois terços dos anúncios eram sobre marfim.

"Poucas vezes são presas, na verdade se trata mais de pequenos objetos", explicou Céline Sissler-Bienvenue, especialista da IFAW para elefantes.

O comércio de aves exóticas também é próspero (20% das ofertas) e os investigadores encontraram inclusive primatas, répteis, tubarões, chifres de rinocerontes e esturjões, todas espécies cuja comercialização está proibida ou sujeita à normativa da CITES.

Grace Ge Gabriel, encarregada da IFAW na China, tem observado um pico nas vendas de vinho de osso de tigre (vinho de arroz curtido durante 3, 6 ou 9 anos com a carcaça do animal).

O mesmo acontece com a bílis de urso, usada na medicina tradicional chinesa, com forte potencial exportador.

"O mercado chinês está saturado, mas as alfândegas canadeses e americanas têm feito apreensões frequentes", afirmou.

Em Doha, a organização TRAFFIC chamou a atenção para uma pequena salamandra procedente do Irã ('Neurergus kaiseri'), da qual só restariam mil adultos vivendo na natureza. Em 2006, a entidade encontrou uma dezena de páginas na internet onde a espécie era posta à venda por 300 dólares.

"Uma companhia ucraniana afirma ter vendido mais de 200, capturadas na natureza, em um ano", disse Ernie Cooper, da TRAFFIC canadense.

"A maior parte dos anúncios é de particulares", estimou Ge Gabriel. "As redes de traficantes contam com muitos outros meios para vender no atacado. Mas, com frequência, quando se demora em localizá-las, a oferta desaparece", acrescentou.

Há dois anos, a maioria das grandes plataformas na internet proibiram o comércio de marfim e todos os derivados de espécies cuja comercialização é proibida pela CITES, inclusive o site chinês taobao.com.

"Mas os vendedores disfarçam sua oferta, mencionam 'dentes do maior animal terrestre' ou cometem erros de ortografia para escapar dos filtros", denunciou.

A CITES leva a sério este assunto, que já foi examinado por um grupo de trabalho em 2009, em Vancouver.

Segundo John Sellar, encarregado da luta contra o tráfico na secretaria da Convenção, é difícil avaliar o alcance do tráfico na rede mundial de computadores ou sua tendência.

"Os leilões se multiplicam, então há mais oferta. Mas o mesmo objeto pode ser vendido várias vezes. Não dispomos de números confiáveis", afirmou.

Benito Pérez, responsável há dez anos pela repressão de fraudes ambientais do governo americano, assegurou que em algumas ocasiões a internet permite que se chegue aos fornecedores.

Recentemente, lembrou, "uma investigação conjunta com a Tailândia permitiu a apreensão de dezenas de peças de marfim e a acusação, nos Estados Unidos, de um americano e de um tailandês".

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hvwVzGfaUYsOTm6-itL6KiapytIg

Espirito Santo: Polícia Militar Ambiental resgata animal atropelado em Domingos Martins

Por Redação Multimidia ES

Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou, neste fim de semana, em Cascata do Galo, zona rural de Domingos Martins, um veado gravemente ferido. O animal foi atropelado na pista da rodovia que liga Domingos Martins à comunidade de Galo, e, logo em seguida, foi encontrado por populares agonizando. O animal foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental e levado para um local adequado para tratamento.

Ações do Batalhão da Polícia Ambiental

Por meio de quatro Companhias, sediadas em Cariacica, Baixo Guandu, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, além da sede da Unidade militar, na Serra, os militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) atuam em todo o Estado com o objetivo de realizar um trabalho de fiscalização e repressão a crimes ambientais.

Dentre as competências dos militares do BPMA, estão a fiscalização dos remanescentes florestais a fim de coibir e prevenir desmatamentos, uso indiscriminado do fogo, corte seletivo de árvores, coleta de espécimes nativas, entre outros tipos de degradação; a fiscalização das Unidades de Conservação por solicitação dos órgãos responsáveis por sua administração; a fiscalização da extração, transporte, armazenamento e industrialização de produtos provenientes da flora (madeira, palmito, plantas); a fiscalização de serrarias, fábricas de carvão e similares; a fiscalização de atividades de extração mineral (areia, terra, granito); o recolhimento de animais silvestres;a fiscalização de atividades de caça, apanha, comércio, transporte, criadouros e manutenção em cativeiro de animais silvestres; a fiscalização de atividades de pesca ilegal nas águas interiores ou continentais; a fiscalização de peixarias, empresa de pesca e similares;além de ações de Educação Ambiental em empresas, comunidades rurais e urbanas, escolas e a participação em cursos, simpósios e congressos ligados ao Meio Ambiente.

http://www.eshoje.com.br/portal/leitura-noticia,inoticia,784,policia+militar+ambiental+resgata+animal+atropelado+em+domingos+martins.aspx

São Paulo: Homem de 22 anos bate em animal e morre atropelado na SP-294

Rafael Ribeiro da Silva foi sepultado no início da noite desta terça-feira em Vera Cruz

Roberto Cezar
Agência BOM DIA

O operador de máquina Rafael Ribeiro da Silva, 22, conduzia sua moto CG 125 Titan KS vermelha, placas de Vera Cruz CZS-3670, por volta das 23h de segunda-feira, no Km 441 da rodovia SP-294 (nas proximidades do distrito de Lácio, no sentido Vera Cruz-Marília), quando se chocou com animal de grande porte e acabou atropelado por caminhão Mercedes, placas de São Paulo DJE-4447, dirigido por Severino José de Lima, 63. O jovem morreu no local do acidente.

Morador de Vera Cruz (14 km de Marília), Rafael Ribeiro da Silva estava a caminho do trabalho, em fábrica de refrigerantes, quando foi surpreendido pelo animal na pista.

O tacógrafo do caminhão foi retirado por peritos da Polícia Civil para checar a velocidade do veículo no momento do acidente. Depois do choque com o animal, outro automóvel desviou para não atropelar a moto.

O motorista do caminhão Severino José de Lima disse à polícia que não deu tempo de fazer o mesmo e o atropelamento foi inevitável.

O sepultamento de Rafael Ribeiro da Silva foi realizado no início da noite de ontem, no cemitério de Vera Cruz, e foi marcado pela comoção.

A Polícia Rodoviária Estadual informou que a responsabilidade por animais na rodovia é de donos de propriedades rurais, que podem ser autuados por contravenção penal em casos de fuga ou algo que caracterize a posse irresponsável.

A Polícia Civil vai investigar o caso.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/15023/Homem+de+22+anos+bate+em+animal+e+morre+atropelado+na+SP-294

Lisboa/Portugal: Cidadãos 'obrigam' Câmara a investir 375 mil euros em canil

Quase 200 cães e gatos (des)esperam por quem os adopte no Canil e Gatil Municipal


CRISTIANO PEREIRA

Uma proposta de obras no Canil/Gatil Municipal foi o projecto mais votado pelos cidadãos no Orçamento Participativo de 2010 da Câmara de Lisboa. A responsável do espaço quer que as obras arranquem rapidamente. E apela à adopção de animais.

A proposta para a "3ª Fase da Construção do Canil/Gatil Municipal em Monsanto" recebeu, em Janeiro passado, 754 votos de cidadãos lisboetas que pretendem ver melhoradas as condições para os animais. Diversas propostas deram origem a um projecto que agora contempla 375 mil euros para uma intervenção que deverá durar sete meses.

Ainda não se conhece a data certa do arranque das obras mas a responsável pelo Canil/Gatil Municipal, Luísa Costa Gomes, disse ao JN que é seu desejo que "arranquem brevemente".

"A verba está dada e espero que rapidamente surjam as melhorias com mais boxes e melhores condições para os animais", afirmou ao JN. A responsável lembrou que em Março de 2008 já foram construídas algumas boxes "com condições completamente diferentes das iniciais" mas que são, ainda, manifestamente insuficientes.

A proposta votada no Orçamento Participativo prevê melhorias num bloco que contempla o atendimento ao público e serviços de vacinação bem como num outro bloco com salas de isolamento para animais com doenças infecto-contagiosas. Está ainda prevista a reorganização estrutural das boxes existentes de alojamento individual.

Actualmente existem cerca de 100 cães e 80 gatos nas instalações. Luísa Costa Gomes explicou que há casos de cães e gatos "que são entregues pelos donos porque têm dificuldades económicas ou porque simplesmente não querem mais ter o animal" e que existem outros "que são recolhidos na via publica". Alguns são "animais sinistrados, atropelados ou que adoeceram na via pública", prosseguiu a responsável, sublinhando, todavia, que não são raros os casos de animais "que adoecem em casa e os donos abandonam na via pública".

"Tentamos encontrar quem os adopte", salientou, apelando a que as pessoas se dirijam às instalações de Monsanto.

"Temos muito animais para adoptar, basta vir cá", disse. "É só chegar aqui, escolher um animal e preencher um termo de responsabilidade onde diz a sua morada e aceita que se possa verificar se o animal está a ser bem alojado e tratado", descreveu. "O animal é identificado electronicamente, vacinado e desparasitado", prosseguiu.

Luísa Costa Gomes salvaguardou, contudo, que "nem todos os animais são para adoptar" porque existem casos de cães e gatos que ali estão temporariamente "porque os donos têm dificuldades económicas comprovadas, foram internados ou estão presos". Para além disso, a legislação prevê que os animais recolhidos na via pública têm que estar obrigatoriamente oito dias no canil porque entretanto pode aparecer o dono - o que, soube o JN, só acontece em 15% dos casos. "A pessoa pode sempre reservar o animal para o caso do dono não aparecer", rematou.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Lisboa&Option=Interior&content_id=1519820

segunda-feira, 15 de março de 2010

Ainda não está decidido se Joinville abrirá centro provisório para animais em risco

Fundema e a Secretaria de Saúde devem apresentar até o fim de semana um projeto detalhado das ações emergenciais nesta área

Mariana Pereira

Sem orçamento, Joinville, ainda não decidiu se abrirá, este ano, um centro provisório para animais em situação de risco na cidade. A decisão a respeito da criação de uma central de atendimento, por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) e a Secretaria Municipal de Saúde, deveria ter sido anunciada nesta segunda-feira.

Mas a falta de recursos, para construir ou adquirir uma pequena sala cirúrgica, comprar materiais e contratar veterinários, fez a Prefeitura adiar os planos.

Segundo o procurador geral do município, Naim Tannus, até o fim da semana, a Fundema e a Secretaria de Saúde devem apresentar um projeto detalhado das ações emergenciais nesta área, em resposta à ação movida pelo Ministério Público, que exigiu do município urgência na implantação de políticas públicas voltadas aos animais.

— Esta semana é o prazo para a Fundema entregar o projeto e levar ao Gabinete do Prefeito — afirma o procurador.

— A secretária de gabinete, Maria Ivonete Peixer, convocará uma reunião esta semana para que o projeto seja apresentado e avaliado pelos secretários municipais, que poderão propor alterações, para que então o projeto seja apresentado ao juiz — explica.

— A Fundema já realizou reuniões envolvendo a equipe técnica e entidades, e algumas ideias estão em estudo, mas tudo vai depender da questão orçamentária — ressalva.

— Não podemos desrespeitar a lei de responsabilidade fiscal e já estamos com o problema de comprometimento da folha de pagamento, além disso, não podemos prometer algo inviável, que não poderemos cumprir — justifica Tannus.

Como nenhuma ação estava prevista para o orçamento deste ano, pode ser que os animais abandonados e vítimas de maus tratos tenham que esperar pelas obras do centro definitivo previstas para começar em 2011.

Este Centro de Bem Estar Animal será construído no Vila Nova, no mesmo local onde ficará localizado o Centro de Zoonoses, e funcionará nos moldes do centro em Florianópolis. Não será um abrigo, mas um local onde os animais receberão tratamento, serão castrados, vacinados e catalogados, para facilitar o controle do município.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2839013.xml

Espanha: Madrilenhos fazem protesto contra touradas

Ativistas são contra o pedido do governo para que festa se torne patrimônio cultural da humanidade.


BBC Brasil - BBC

Cerca de 250 pessoas se reuniram no centro de Madri, no domingo, para protestar contra uma das principais tradições da Espanha: as touradas.

Organizada por uma entidade de defesa dos direitos dos animais, a manifestação tentou chamar a atenção para o sofrimento dos touros, mortos nas corridas.

A Comunidade Autônoma de Madri recentemente pediu à Unesco para que a tourada seja declarada patrimônio oficial da humanidade, o que irritou os ativistas.

Uma pesquisa do Instituto Gallup realizada em 2006 mostra que 72,1% dos espanhóis não se interessam por touradas.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,madrilenhos-fazem-protesto-contra-touradas,524527,0.htm


Ativistas protestam contra touradas

Protesto foi organizado em praça no centro de Madri - ap

Protesto foi organizado em praça no centro de Madri - ap

Dezenas de ativistas pelo direito dos animais pararam ontem o centro de Madri em protesto contra a realização de touradas pelo país. Os ativistas tiraram as roupas e simularam ferimentos com as "banderillas", usadas para ferir os touros durante as corridas nas arenas. O protesto foi uma reação à decisão do governo de Madri que decidiu pedir que as touradas sejam incluídas como "bem de interesse cultural" da população.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=10,53349

Ativistas russas pintam-se nas cores do Canadá em ato contra a caça às focas

Protesto ocorreu em frente à Embaixada canadense em Moscou.
União Europeia suspendeu importação de derivados do animal.

Do G1, com AP

Três ativistas pintadas nas cores da bandeira do Canadá protestam nesta segunda-feira (15) em frente à Embaixada canadense em Moscou contra a caça às focas no país. Entidades de proteção aos direitos animais consideram a matança de focas 'desumana'. (Foto: AP)

Três ativistas pintadas nas cores da bandeira do Canadá protestam nesta segunda-feira (15) em frente à Embaixada canadense em Moscou contra a caça às focas no país. Entidades de proteção aos direitos animais consideram a matança de focas 'desumana'. (Foto: AP)

A caça é motivo crescente de polêmica desde que a União Europeia decidiu suspender as importações de produtos derivados dos animais. Os canadenses negam que a caça às focas seja cruel e argumentam que ela faz parte da cultura do país. (Foto: AP)

A caça é motivo crescente de polêmica desde que a União Europeia decidiu suspender as importações de produtos derivados dos animais. Os canadenses negam que a caça às focas seja cruel e argumentam que ela faz parte da cultura do país. (Foto: AP)

Também houve protesto na cidade espanhola de Barcelona. Os manifestantes fantasiaram-se de foca e simularam uma caçada, em frente ao escritório comercial canadense na cidade. (Foto: AP)

Também houve protesto na cidade espanhola de Barcelona. Os manifestantes fantasiaram-se de foca e simularam uma caçada, em frente ao escritório comercial canadense na cidade. (Foto: AP)

Leia também: Deputados canadenses voltam a comer foca


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1530010-5602,00-ATIVISTAS+RUSSAS+PINTAMSE+NAS+CORES+DO+CANADA+EM+ATO+CONTRA+A+CACA+AS+FOCAS.html

Fujifilm lança câmera com "detecção focinhal"


Na internet, imagens de animais de estimação estão bastante em alta. A Finepix Z700 vem com tecnologia de reconhecimento de focinhos que tira a foto automaticamente quando o bichinho "sorrir".

A point-and-shoot de 12MP é a primeira a incluir a tecnologia da FujiFilm, mas fica o aviso aos iniciantes: a tecnologia ainda não funciona muito bem. Em uma mostra de câmeras no Japão esta semana, a Z700 não teve nenhum problema em reconhecer bichos de pelúcia realistas, mas se atrapalhou com animais de verdade, especialmente os do tipo que não para de se mover.

Mas se o animal fica parado e está incluído na extensiva lista de raças que a Z700 reconhece melhor, pode funcionar.

A câmera estará disponível no fim do mês por US$ 280.

Gizmodo
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4321611-EI4799,00-Fujifilm+lanca+camera+com+deteccao+focinhal.html

Portugal: Brigada de Fiscalização Animal apreendeu 36 cães em 2009

AP - Os animais de raça perigosa que foram encontrados ilegais eram todos pitbull
AP - Os animais de raça perigosa que foram encontrados ilegais eram todos pitbull
A Brigada Especial de Fiscalização Animal apreendeu no ano passado, em Lisboa, 36 cães, dos quais 13 de raça perigosa, devido a ilegalidades como ausência de açaime, de registo ou seguro, bem como falta de "chip" e de castração.

Criada pela Polícia Municipal de Lisboa em janeiro de 2008, a Brigada Especial de Fiscalização Animal (BEFA) enviou, em 2009, 36 canídeos para o canil municipal, segundo revelou o comandante desta força de segurança.

Além dos animais de raça perigosa que foram encontrados ilegais - todos "pitbull" - as principais ilegalidades detetadas em animais de companhia foram a "falta de registo e licença".

No ano passado, a BEFA verificou 991 infrações e considera que, atualmente, principalmente devido à existência deste grupo, se regista "uma franca melhoria, nomeadamente na legalização dos animais".

"Com a nossa fiscalização, os donos ficaram cientes dos seus deveres e responsabilidades uma vez na posse de animais de raça perigosa. Estão mais cumpridores, visto que são incomodados com os processos que lhes são movidos pelo incumprimento", de acordo com o comandante da Polícia Municipal de Lisboa.

Em 2008, esta brigada tinha levantado 309 autos relacionados com cães potencialmente perigosos e 355 não perigosos.

2009 sem registo de casos de lutas ou assaltos

A BEFA garante que, em 2009, não apreendeu qualquer animal envolvido em lutas de cães, não tendo conhecimento de cães de raça perigosa envolvidos em assaltos.

Entre as situações mais graves que os agentes da BEFA registaram encontra-se "a mordedura a uma senhora, por um canídeo que andava sem açaime na via pública, tendo necessidade de ser saturada numa das mãos".

O destino dos animais apreendidos por estarem ilegais é o canil municipal. Cabe depois ao Tribunal decidir o seu fim.

Lusa
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico)

Alagoas: Ministério Público vai investigar Centro de Zoonoses

OAB/AL formalizou denúncias de maus tratos e falta de incentivo para adoções

Gazetaweb - com Janaina Ribeiro

A 1ª Promotoria de Justiça Coletiva Especializada de Defesa do Meio Ambiente instaurou procedimento preparatório para investigar denúncias de maus tratos que estariam sido praticados pelo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ. A reclamação foi feita formalmente pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas. O Município nega negligência ou qualquer tipo de ação que esteja pondo em risco a vida dos animais que estão sob os cuidados do órgão.

Pela Portaria nº 02/10, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (15), o Ministério Público informa que a Comissão de Meio Ambiente, Urbanismo e Proteção Animal da OAB/AL denunciou a inexistência de incentivo a adoções dos animais apreendidos pelo CCZ que estão em bom estado de saúde, a falta de um canil de quarentena e a insuficiência no número de castrações realizadas, o que estaria contribuindo ‘ para o aumento do abandono e maus tratos aos animais, bem como na exposição da população ao risco de patologias perigosas’.

‘Ambiente ecologicamente equilibrado’

Também na Portaria, o promotor de Justiça Alberto Fonseca alega que todos ‘têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo, preservá-lo e recuperá-lo para as presentes e futuras gerações’.
Ele acrescenta ainda que o Município tem a obrigação de proteger a saúde e o meio ambiente, executando assim, ações de vigilância sanitária e epidemiológica e que também tem a tarefa de proteger a fauna e a flora, estando proibido, portanto, de promover práticas que coloquem em risco sua função ecológica ou que possa provocar a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade.

Audiência marcada

Para averiguar a veracidade da denúncia formulada pela OAB/AL, a Promotoria de Justiça Coletiva Especializada de Defesa do Meio Ambiente convocou a Secretaria Municipal de Saúde, a direção do Centro de Controle de Zoonoses e a Comissão da Ordem para que prestem os esclarecimentos necessários a respeito do assunto.

A audiência está marcada para ocorrer no próximo dia 18, às 09h, na sede do Ministério Público Estadual. O Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis – Neafa, foi convidado para participar do encontro.

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=199932