quarta-feira, 17 de março de 2010

Rio Grande do Sul: Criada reserva às margens da Lagoa dos Patos

Fazenda Barba Negra é a primeira RPPN estadual de uma empresa privada no Rio Grande do SulUma área equivalente a cerca de 2,4 mil campos de futebol às margens da Lagoa dos Patos e do Guaíba tornou-se ontem a primeira reserva particular do patrimônio natural (RPPN) estadual de uma empresa privada no Rio Grande do Sul. A CMPC Celulose Rio Grandense assumiu o compromisso de preservar a natureza do local em caráter perpétuo.

Otermo de criação da reserva ambiental foi assinado ontem pela governadora Yeda Crusius e o presidente da companhia, Walter Lídio Nunes. A área faz parte da Fazenda Barba Negra, propriedade de 10,6 mil hectares em Barra do Ribeiro, a cerca de 40 quilômetros da capital gaúcha. Como contrapartida, a empresa terá isenção de Imposto Territorial Rural sobre a área preservada. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente ficará responsável pela fiscalização do espaço.

– A criação é emblemática porque mostra que é possível harmonizar os interesses do setor produtivo com a preservação ambiental – disse o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, adiantando que uma nova reserva do tipo, com cerca de mil hectares, deve ser criada pela empresa Fíbria na região sul, próximo a Capão do Leão.

A fazenda guarda, além de flora e fauna nativas, um pedaço da história do Estado: um casarão colonial e uma capela, do século 18. O local foi palco de batalha na Revolução Farroupilha.

O restante do local é destinado ao plantio de eucaliptos, que já ocupam 5,2 mil hectares, e ao viveiro, que deve produzir 20 milhões de mudas clonadas em 2010. Segundo o gerente florestal da CMPC, Renato Rostirolla, o grupo preserva um hectare para cada 1,8 hectare de área plantada.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2840240.xml&template=3898.dwt&edition=14308&section=1003

Nenhum comentário:

Postar um comentário