domingo, 14 de março de 2010

Maceió/AL: BPA apreende pássaros silvestres e galos de briga

Operações aconteceram em Maceió e em Penedo; ninguém foi preso

da Gazetaweb - com Janaina Ribeiro

Rinha de galo foi 'estourada' no final da noite deste sábado (Foto: Aqui Acontece)

Rinha de galo foi 'estourada' no final da noite deste sábado (Foto: Aqui Acontece)


O Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu 30 aves silvestres numa operação realizada durante toda a manhã deste domingo (14), na Feira do Passarinho, no Centro de Maceió. O trabalho, considerado de rotina, localizou parte dos animais já machucados. Todos foram encaminhados ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama e nenhuma pessoa foi presa.

De acordo com o tenente Jobson Rocha, que comandou a ação policial, quando o Batalhão se aproximou da Feira, os donos dos pássaros fugiram. “A nossa maior preocupação é com a saúde das aves, que geralmente recebem maus tratos. Por isso, não corremos atrás dos vendedores. Recolhemos todos os animais e levamos todos eles para o Ibama”, explicou o oficial.

Espécies apreendidas

Segundo ele, foram apreendidos 30 animais: 3 sanhaços, 3 sanhaços verdes, 3 sabiás, 2 periquitos rei, 2 galos de campina, 8 canários da terra, 3 sibitis, 3 caboclinhos, 2 azulões e 1 canção.

Participaram da operação cinco policiais militares e uma viatura. “Algumas aves estavam machucadas, com as asas feridas ou cortadas. Depois que apreendemos todos os passarmos, tivemos o cuidado de separá-los da forma devida e, de imediato, fomos ate o Ibama para entregá-los aos veterinários. Lá, eles passaram por uma triagem. Os que se recuperarem logo, serão devolvidos à natureza. Mas, infelizmente, existem aqueles que, de tão machucados que ficaram, não poderão ser reabilitados por completo. Esses, ficarão nos viveiros do próprio Ibama”, detalhou Jobson Rocha.

Rinha de galo em Penedo

E no final da noite deste sábado (13), o Batalhão de Polícia Ambiental e PM’s do 11º BPM, sediado no município de Penedo, ‘estouraram’ uma rinha de galo, num terreno baldio, que fica no bairro Santo Antônio, às margens do Rio São Francisco.

Na operação, a Polícia Militar apreendeu 25 galos de briga, que, em sua maioria, estavam com sinais de maus tratos. “A ação foi comanda pela sargento Verenice, que chegou até o local por meio de denúncias anônimas”, informou também o tenente Jobson Rocha, acrescentando que dezenas de pessoas assistiam a rinha de galo antes da polícia chegar.

O oficial disse ainda que os galos serão doados instituições de caridade no município. “Não temos condições de trazer todos esses animais para Maceió. Então, vamos pedir autorização ao Ministério Público para que eles possam ficar em algumas instituições” -, explicou.

Crimes ambientais

O artigo 32º, da Lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais), diz que é crime ‘’praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos’. A pena é de três meses a um ano de prisão e mais multa que pode chegar a R$ 500,00 por animal apreendido e, em caso de ave em extinção, o valor passa para R$ 5 mil por pássaro.

A mesma legislação também traz, em seus incisos 1º e 2º, que ‘incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos’ e que a ‘pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal’.

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=199879

Nenhum comentário:

Postar um comentário