terça-feira, 16 de março de 2010

CCZ de Guarulhos: descaso, crueldade e não cumprimento de lei

No Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos funcionários e população vem presenciando infelizes acontecimentos.

A Tribuna Animal recebeu a denuncia que segue abaixo:

"Venho por meio deste e-mail denunciar o Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos. Não mandei antes porque eles não haviam sacrificado os animais que foram fotografados. Agora aconteceu estes dois "assassinatos" desses cães sadios das fotos.

Ficha de cão sadio eutanasiado no CCZ de Guarulhos. Foto: sem crédito

Imagem do cão (ficha acima) que deu entrada e foi morto no CCZ de Guarulhos. Foto: sem crédito

Apesar da Lei do Deputado Feliciano Filho, com relação à proibição da eutanásia de animais sadios, acontecem vários casos. É uma luta diária. Existem muitos funcionários que não gostam de animais, alguns veterinários não estão cumprindo as obrigações de bem estar animal e não dão esperança à vários animais, e o problema maior, a chefia apoia essas decisões.

Ficha de outro animal sadio que deu entrada no CCZ de Guarulhos e já foi morto. Foto: sem crédito

Imagem do cão sadio (ficha acima) que deu entrada e foi morto no CCZ de Guarulhos. Foto: sem crédito

Felizmente temos alguns veterinários que estão medicando os animais enfermos, que já seriam eutanasiados pela opinião da chefia e de outros veterinários. Porém pelo contínuo abandono e pela falta de espaço, alguns animais não chegam a ter a chance de sobreviver.

Com relação aos animais recém chegados que apresentam algum problema de saúde, idade avançada ou distúrbio de comportamento, praticamente não têm chance de permancecer no CCZ, são sacrificados. Um exemplo é o caso do Rottweiller Brutus que foi matéria no SPTV da Rede Globo (06/01/2010), mas como era agressivo foi sacrificado antes dos 90 dias. Abaixo vídeo da reportagem:

De acordo com a denuncia "recentemente está muito difícil trabalhar no CCZ, funcionários são perseguidos por por GOSTAR DOS ANIMAIS"

Denúncia recebida em 16/03/2010

Um comentário:

  1. Sou lotada no CCZ como ASS, não trabalho diretamente no canil mas alguns conhecidos sim. O problema do CCZ não é só em relação aos cães. Os cavalos que são recolhidos por maus tratos, muitas vezes são devolvidos a seus donos mediante a assinatua de um simples termo de responsabilidade. Os porcos são sacrificados seja lá na condição em que estiverem. E se seu cão estiver agonizando e vc não tiver condições de levá-lo ao veterinário, não conte com o CCZ para ajudar.

    ResponderExcluir