segunda-feira, 15 de março de 2010

Portugal: Brigada de Fiscalização Animal apreendeu 36 cães em 2009

AP - Os animais de raça perigosa que foram encontrados ilegais eram todos pitbull
AP - Os animais de raça perigosa que foram encontrados ilegais eram todos pitbull
A Brigada Especial de Fiscalização Animal apreendeu no ano passado, em Lisboa, 36 cães, dos quais 13 de raça perigosa, devido a ilegalidades como ausência de açaime, de registo ou seguro, bem como falta de "chip" e de castração.

Criada pela Polícia Municipal de Lisboa em janeiro de 2008, a Brigada Especial de Fiscalização Animal (BEFA) enviou, em 2009, 36 canídeos para o canil municipal, segundo revelou o comandante desta força de segurança.

Além dos animais de raça perigosa que foram encontrados ilegais - todos "pitbull" - as principais ilegalidades detetadas em animais de companhia foram a "falta de registo e licença".

No ano passado, a BEFA verificou 991 infrações e considera que, atualmente, principalmente devido à existência deste grupo, se regista "uma franca melhoria, nomeadamente na legalização dos animais".

"Com a nossa fiscalização, os donos ficaram cientes dos seus deveres e responsabilidades uma vez na posse de animais de raça perigosa. Estão mais cumpridores, visto que são incomodados com os processos que lhes são movidos pelo incumprimento", de acordo com o comandante da Polícia Municipal de Lisboa.

Em 2008, esta brigada tinha levantado 309 autos relacionados com cães potencialmente perigosos e 355 não perigosos.

2009 sem registo de casos de lutas ou assaltos

A BEFA garante que, em 2009, não apreendeu qualquer animal envolvido em lutas de cães, não tendo conhecimento de cães de raça perigosa envolvidos em assaltos.

Entre as situações mais graves que os agentes da BEFA registaram encontra-se "a mordedura a uma senhora, por um canídeo que andava sem açaime na via pública, tendo necessidade de ser saturada numa das mãos".

O destino dos animais apreendidos por estarem ilegais é o canil municipal. Cabe depois ao Tribunal decidir o seu fim.

Lusa
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário