segunda-feira, 15 de março de 2010

Bauru/SP: Veado morre após tentativa de salvamento de moradores

Karla Beraldo

Um veado catingueiro mobilizou a população do Parque União, no início da tarde de ontem. Cheio de ferimentos na cabeça e patas, o animal estava com dificuldades de entrar no bosque do bairro e foi socorrido pelos moradores, que se revezavam para imobilizá-lo, na tentativa de evitar que o bicho fosse atropelado ou se ferisse ainda mais até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Cerca de duas horas depois, de acordo com as pessoas presentes no local, o veado foi encaminhado ao Zoológico Municipal para passar por cuidados veterinários, mas não resistiu. “Ele chegou aqui bem debilitado e em minutos veio a óbito”, afirma Atélio Ferreira de Moura, encarregado do local.

De acordo com o funcionário, tudo indica que a causa da morte tenha sido o alto grau de estresse sofrido pelo animal. “Ele chegou aqui amarrado, que foi a maneira que os bombeiros encontraram para conter o animal, mas esse bicho fica muito agitado e nervoso nessas condições”, comenta. “O pessoal que tentou ajudar deve ter corrido atrás dele e também tentou imobilizá-lo para ele não se machucar, mas isso fez com que elevasse muito sua temperatura”, completa.

De acordo com Moura, o correto a se fazer nessas situações é tentar conduzir o animal para uma mata, de forma espontânea e bem devagar, em um número muito reduzido de pessoas. Ainda segundo o encarregado, hoje, o veado passará por uma avaliação do veterinário do zoológico para confirmação da causa da morte.

http://www.jcnet.com.br/detalhe_geral.php?codigo=178686

Nenhum comentário:

Postar um comentário