sábado, 13 de fevereiro de 2010

Fortaleza/CE: Cães são sacrificados à véspera do Carnaval

Os cães foram sacrificados no canil de Paraibapa, local em precárias condições, depois enterrados em aterro

A veterinária da Uipa, Marilac Alencar, recebeu denúncia e foi até o local verificar as condições da eutanásia, em Paraipaba

Image

Fortaleza/CE - Na manhã de ontem, 26 cães foram sacrificados no município de Paraipaba, a 92 quilômetros de Fortaleza. A veterinária da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Marilac Maria Arnaldo Alencar, foi ao local depois de uma denúncia. De acordo com ela, os animais estavam em um local inadequado e a eutanásia ia acontecer sem a presença de um veterinário. "Eu me identifiquei e disse que só iriam fazer o procedimento se um veterinário estivesse presente. Então, eles chamaram o profissional".

Segundo ela, até o momento em que esteve no local, 13 cães foram eutanasiados. O trabalho foi suspenso porque faltou anestésico. "Naquele momento, não dava para ter certeza de que eles estavam doentes. Alguns tinham feridas, outros estavam sem sintomas de doença", disse a médica veterinária.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Paraipaba e veterinário, Rodolfo Paiva, disse que chegou ao local 6h30 e o procedimento só iria acontecer com a sua presença. "Foram 26 sacrificados. 14 animais foram doados. Quando isso acontece é porque estão doentes e os donos não querem mais tratá-los. A última captura que teve foi em novembro. Essa agora foi devido ao Carnaval, para evitar acidentes e até agressões". Sobre o local, Rodolfo disse que é o canil disponibilizado pelo município.

Ele ainda informou que depois de capturados, espera-se 48 horas. Alguns donos resgatam os cães, outros não. "Depois do sacrifício, são levados para o aterro sanitário e enterrados".

Alguns dos animais eram de Paracuru. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária deste município, Roberto Cláudio, por ainda não ter canil, faz parceria com outras cidades. "Fizemos parceria com Paraipaba. Lá, têm dois veterinários e a gente também envia um daqui. Se nenhum foi encontrado, temos que averiguar. Não é autorizado o sacrifício sem a presença de um profissional". Ele ainda acrescentou que os animais enviados são os que têm problemas. "Informamos aos laçadores que peguem somente aqueles sem condições. Os sadios não. Mas o problema é que alguns donos deixam os animais soltos. Quando isso acontece, aconselhamos aos fiscais que devolvam para os donos".

Para Marilac, a eutanásia na véspera do Carnaval merece reflexão. "Por que estes inocentes têm que ser eliminados para que foliões possam passar seu Carnaval sem a presença destas criaturas tão especiais? Como veterinária, sei que animais errantes podem causar transtornos à população, mas não acho justo um extermínio em massa às véspera do Carnaval para mascarar uma situação que as prefeituras não querem que seja vista pelo turista".


MAIS INFORMAÇÕES
Vigilância Sanitária do município de Paraipaba
(85) 3363.1376
Paracuru: (85) 3344.8809

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=736030

Exposição com porcos tatuados provoca polêmica na França

Exposição ocorre no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice. Entidades de defesa dos animais pretendem protestar contra a mostra.

Do G1, em São Paulo

Uma exposição intitulada ‘porcos tatuados’, do artista belga Wim Delvoye, provocou polêmica no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice, na França.

Foto: Valery Hache/AFP

Foto: Valery Hache/AFP

A exposição que apresenta sete porcos tatuados causou indignação de entidades de defesa dos animais. Eles preparavam um protesto durante a abertura do evento nesta sexta-feira.

Foto: Valery Hache/AFP

Foto: Valery Hache/AFP

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1488870-6091,00.html

Foram lançados os a "GATOS EM PENCA"




A Tribuna Animal está lançando uma linha exclusiva de acessórios com a finalidade de reverter as vendas para investirmos ainda mais na defesa, proteção e bem-estar dos animais.

Para conhecer toda a linha dos "GATOS EM PENCA" acesse o nosso Shopping Virtual e boas compras.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Volta Redonda: Aterrado será pioneiro no projeto de castração de animais de rua

Diante do quadro atual das ruas de Volta Redonda, com um grande número de animais abandonados, o Grupo Vira-Lata, em parceria com a Associação de Moradores e Amigos do Comércio do Aterrado (Amaca), lança no bairro um projeto de castração de animais de rua, promovendo o bem-estar dos animais e a conscientizaçã o da comunidade em relação ao direito do animal.

Em Volta Redonda, desde o ano passado, é cumprida parcialmente a Lei Municipal 4.108, que determina a castração, através do Centro de Controle de Zoonoses, dos animais dos moradores, mas não inclui os animais de rua. Esse regulamento é parte da lei Estadual 4.808 - artigo 22, que determina: “O controle da população de cães e gatos deverá ser feito pelo poder público através de programas de esterilização permanentes, vedada a utilização da eutanásia com essa finalidade”.

Segundo Liz Guimarães, membro do grupo Vira-Lata, o papel da comunidade é essencial para o desenvolvimento do programa. “A população precisa estar ciente sobre o projeto e solicitar ajuda aos moradores na identificação e recolhimento dos animais. Só com a ajuda de todos vamos alcançar os objetivos, melhorando a qualidade da saúde pública da nossa comunidade e, ao mesmo tempo, tornando mais digna a condição de vida dos animais domésticos”, acredita Liz.

A castração de animais traz benefícios ainda maiores, pois é uma saída cirúrgica para a crise de superpopulação animal. Segundo o grupo Vira Lata, um casal de cães pode gerar em seis anos a soma de 67 mil descendentes.

“Precisamos da ajuda da comunidade nesta campanha para localizar os animais e levá-los até o centro de zoonoses para que seja realizada a castração”, pede Kika Monnteiro, presidente da Amaca.

http://www.avozdacidade.com/portal/variedades/htm000020215.asp

Cadela é abandonada e fica ilhada por mais de 12 horas em Joinville

Mais uma cena de maus tratos a animais em Joinville: um cachorro foi abandonado em uma área no encontro dos rios Jaguarão e Cachoeira e ficou ilhado por mais de 12 horas. Agitado, com fome e sede, o cão andava de um lado para o outro, latia, aproximava-se da beira do rio, mas, com medo da água, desistia de atravessar o rio.

Segundo Roberto Nickler, que mora na margem oposta do Cachoeira, na rua Aubé, o cachorro foi abandonado por um homem, que estava numa bateira, no fim da tarde de quinta-feira. “Perguntei porque ele estava deixando o cachorro ali, mas ele respondeu que o cachorro estava acostumado e foi embora”, conta. O morador estranhou a afirmação, já que nunca tinha visto cachorros ali antes, pois o local é isolado, frequentado apenas por capivaras e aves nativas. “De um lado, tem um muro, e do outro tem água”, explica Nickler.

Percebendo que o dono não voltaria para pegar o animal, na manhã de ontem o morador decidiu pedir ajuda de funcionários da embarcação Bela Catarina para salvá-lo. Assim que ouviu o barulho do motor da lancha chegando, o cachorro começou a abanar o rabo e correu para a margem do rio. E foi só o funcionário do Bela Catarina. Inácio Romero, se aproximar para o cachorro pular na lancha. “Parece que ele está acostumado com barco”, comentou.

Em terra firme, o cachorro, que é na verdade uma cadelinha, recebeu água, alimento, foi batizada de Princesa e ganhou um lar provisório, até que seja adotada. “Já que ela foi resgatada, vamos chamá-la assim”, justificou a mulher de Roberto, Odiná Nickler.

O casal bem que gostaria de ficar com Princesa, mas explica que já possuem oito cachorros, muitos deles com histórias parecidas com a da cadela. “É o caso de Meg, que foi encontrada dentro de um saco de lixo, quase sem vida”, conta Roberto. Por estar velha, e cega, a cachorrinha foi abandonada pelos antigos donos. Depois de ser recolhida pelo Abrigo Animal, Meg foi acolhida, provisóriamente, na casa da família Nickler.

“A questão é que o provisório tem virado permanente”, diz Roberto, mostrando outros três cachorros que já estão à espera de adoção há um ano. Um deles tem apenas três patas, pois foi atropelado por um ônibus, e outro tem epilepsia. “Como minha filha é do Abrigo Animal, concordamos em ficar com eles. Já chegamos a ter onze cachorros aqui”, conta Roberto. Por isso, Roberto Nickler disponibiliza o telefone para contato para os interessados em adotar Princesa, que é jovem, está saudável e requer menos atenção e cuidados que os outros cães.


** Quem quiser adotar a cadelinha resgatada pode ligar para (47) 3422-4230.

* A reportagem é da repórter Mariana Pereira

http://wp.clicrbs.com.br/mascotes/2010/02/11/cadela-e-abandona-e-fica-ilhada-por-mais-de-12-horas-em-joinville/?topo=84,2,18

Brigitte Bardot pede fim de caçadas presidenciais na França

Paris, 12 fev (EFE).- A atriz francesa e defensora fervorosa dos animais Brigitte Bardot pediu nesta sexta-feira ao chefe do Estado francês, Nicolas Sarkozy, que acabe com as caçadas presidenciais.

Em carta enviada ao presidente, Bardot mostrou seu mal-estar por estes atos "tão cruéis quanto estúpidos", e lembrou que este tipo de caçada - como a realizada nesta sexta no castelo de Chambord, no centro do país - caiu em desuso durante o mandato do ex-presidente Jacques Chirac (1995-2007).

"A organização de uma 'caçada presidencial' (...) me deixa imersa na incompreensão, na tristeza e no desgosto", disse a musa dos anos 70, que promove o ativismo contra os maus-tratos dos animais.

"Este gasto absurdo de meios públicos a serviço de alguns 'privilegiados' convidados a matar tudo o que se move é indigno e profundamente chocante", afirmou Bardot.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ibama apreende animais dissecados na Vila Rubim/ES

Fonte - Gazeta Online

Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Espírito Santo (Ibama) apreende animais dissecados em lojas de materiais religiosos na manhã desta quarta-feira (10) na Vila Rubim em Vitória. Animais em extinção, já mortos, eram vendidos como artigos religiosos. As lojas foram multadas e os donos responderão criminalmente ao Ministério Público por não terem licenção para esse tipo de comércio.

Segundo o agente ambiental federal do Ibama, Olavo Perim Galvão, a operação identificada como 'Moda Triste II' é de nível nacional e na Vila Rubim duas lojas foram flagradas com irregularidades. Nos estabelecimentos foram apreendidos um total de 74 cavalos marinhos dissecados e pedaços de couro de cobra jibóia. O agente destacou que os cavalos marinhos apreendidos eram da espécie Hippocampus Reidi e estão incluídos na lista estadual de animais ameaçados de extinção.

As lojas, que não tiveram os nomes divulgados, serão multadas em R$27,5 mil e R$10 mil cada uma. Os proprietários das lojas responderam criminalmente ao Ministério Público do Espírito Santo pelo comércio não autorizado.

Outras 18 lojas foram vistoriadas pela fiscalização do Ibama na região da Vila Rubim e Mercado capixaba mas nenhuma irregularidade foi encontrada.

http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/minuto_a_minuto/local/materia.php&cd_matia=600606

Avicultores de SC querem indenização por morte de frangos após falta de luz

Cabo de distribuição de energia rompeu em dia de quase 40ºC. Estimativa é que 800 mil aves morreram por causa do calor.

Do G1, com informações do Globo Rural

Avicultores de Chapecó (SC) querem uma indenização pela morte de aproximadamente 800 mil frangos. As aves não resistiram ao calor depois de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Dos 51,5 mil frangos dos três aviários da família Miotto, 6.500 morreram. O maior índice de mortes na propriedade foi no aviário que alojava 12 mil frangos e quase 5 mil não resistiram ao calor depois de uma queda na energia elétrica. “A situação é de desespero porque a gente via os pintinhos morrendo de calor e se amontoando e não tinha o que fazer”, disse Maristela Miotto.

Essa situação foi registrada em pelo menos seis municípios do oeste catarinense. As aves precisam do sistema de refrigeração e umidificação das granjas, ligado à energia, para suportarem as temperaturas mais altas.

Ocorrência

Um levantamento preliminar feito pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina aponta um prejuízo de pelo menos R$ 1,2 milhão. São perdas que os produtores já se organizam para cobrar da companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica. “Registramos um boletim de ocorrência e vamos tentar via judicial o ressarcimento” , comentou Maristela.

Os criadores podem, individualmente, entrar com um pedido de ressarcimento na companhia. Os que preferirem, podem recorrer ao Sindicato dos Criadores de Aves de Santa Catarina. “Vamos entrar com uma ação administrativa pedindo ressarcimento. A medida é administrativa. Então, esperamos de 30 a 40 dias. Se não houver o ressarcimento, temos de tomar outra medida. E a medida é judicial”, disse Mauro Zandavalli, vice-presidente do Sindicato dos Criadores de Aves de Santa Catarina.

A companhia de energia disse que receberá e analisará as solicitações. Para isso, no requerimento, precisa constar o laudo de um especialista atestando a causa da morte das aves e o detalhamento dos prejuízos. Os pedidos passarão por uma comissão interna da empresa. “Eles vão ser analisados pelo aspecto técnico do fornecimento de energia elétrica e da questão jurídica. Evidentemente, pode ser ou não deferido, mas será devidamente analisado”, afirmou Valentim Ghisi, chefe da Agência Regional da Celesc.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1485961-5598,00-AVICULTORES+DE+SC+QUEREM+INDENIZACAO+POR+MORTE+DE+FRANGOS+APOS+FALTA+DE+LUZ.html

Cães foram enterrados vivos em Joinville, confirma laudo

Exame de veterinário aponta que animais morreram por asfixia

A Secretaria Municipal de Saúde de Joinville encaminhou, na tarde desta quarta, ao gabinete do prefeito Carlito Merss o laudo do exame feito nos dois cães enterrados em área da Secretaria Regional do Costa e Silva na terça-feira passada. O laudo, assinado pelo veterinário Alceu José Athaide Júnior, confirma que os animais morreram por asfixia e que não havia indícios de intoxicações.

Esta é uma evidência de que os cães foram mesmo enterrados ainda com vida, conforme denunciaram funcionários do Pronto-Atendimento Norte. O laudo foi encaminhado para a Procuradoria Geral do Município, que enviará cópias para a Secretaria de Gestão de Pessoas e para a delegada Ana Claudia Pires, responsável pela investigação do caso.

Diante da evidência, a Secretaria de Gestão de Pessoas decidiu abrir processo administrativo disciplinar, sem precisar concluir a sindicância administrativa aberta na semana passada.

O processo administrativo vai apurar a participação dos servidores públicos no caso e apontar as punições dentro do que prevê o Estatuto do Servidor.

Na semana passada, o Gabinete do Prefeito exonerou o servidor comissionado Alexandre Kniess, gerente de Conservação e Manutenção da Secretaria Regional do Costa e Silva, que havia autorizado o enterro dos cães na área da repartição.

Na manhã desta quinta, a delegada Ana Claudia Pires ouvirá o gerente exonerado e o maquinista que operou a escavadeira e que ainda não teve o nome divulgado.

Os dois cães viviam há mais de dois anos nas ruas do bairro Costa e Silva. Eram alimentados e cuidados por funcionários do Pronto-Atendimento e da Secretaria Regional.

Pela legislação, praticar abuso, maus tratos ou ferir animais é crime sujeito à pena de três meses a um ano de prisão.

HTTP://WWW.CLICRBS.COM.BR/ANOTICIA/JSP/DEFAULT.JSP?UF=2&NEWSID=A2806488.HTM

Polícia prende homem com pássaros da fauna silvestre, em Valença/RJ

Policiais militares do Batalhão de Policiamento Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) prenderam José Alírio de Oliveira. A ação aconteceu nesta semana, na Estrada Valença/Conservató ria, bairro Rancho Novo. As informações são da Secretaria de Comunicação do Estado.

Com o homem foram encontrados dez pássaros da fauna silvestre, além de uma maritaca e uma espingarda calibre 32. Os animais foram encaminhados para Setas (órgão do Ibama), que fica em Seropédica. As aves serão tratadas e devolvidas para o seu ambiente natural.

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,6960.html

Ibama fiscaliza produtos confeccionados com partes de animais

Objetos feitos com penas de aves e esqueletos de animais marinhos foram alvos da operação da entidade

Agência Brasil

BRASÍLIA - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou nesta quarta-feira, 10, durante a operação nacional "Moda Triste", R$ 1,6 milhão em multas nos estabelecimentos que comercializavam produtos confeccionados com partes de animais. Cerca de 5.250 mercadorias foram apreendidas na operação em todo o país.

Segundo a chefe de Divisão de Fiscalização de Fauna do Ibama, Raquel Sabaini, a operação tem dois objetivos: o de inibir o comércio de mercadorias produzidas com partes de animais e o de conscientizar a população para que não use e não compre esses produtos. As pessoas, s vezes, compram e não entendem que para usar esses produtos, os animais têm que morrer, afirmou Raquel.

Ela disse também que objetos de artesanato confeccionados com penas de aves ou esqueletos de animais marinhos, a exemplo de estrela-do-mar e cavalo-marinho, são subprodutos do tráfico de animais, que é crime.

O Ibama ressaltou que desta vez, diferentemente de 2007, quando a operação foi realizada pela primeira vez, os lojistas estão mais conscientes da importância de não comercializar esses produtos. Em 2007, o valor das multas foi de R$ 3 milhões.

De acordo com o Ibama, o número de multas aplicadas e de apreensões ainda pode subir, porque alguns estados continuam a fiscalização até o fim da semana.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ibama-fiscaliza-produtos-confeccionados-com-partes-de-animais,509738,0.htm

Ibama realiza operação "Moda Triste II"

O IBAMA realizou ontem (10/02) em todo o país a Operação Moda Triste II, com o objetivo de inibir a comercializaçã o ilegal de partes de animais da fauna silvestre brasileira tais como peles, penas, dentes em artesanato e acessórios de decoração e moda.

Na Superintendência do IBAMA no Pará, a operação contou com 10 agentes ambientais federais e 08 policiais do Batalhão de Policia Ambiental, e lavrou 15 autos de infração, que totalizaram R$ 545.500,00. Foram apreendidos 765 artefatos ou partes de animais silvestres, que incluíam colares e brincos com penas, facas e bastões com dentes e couro de jaguatiricas, braceletes de couro de cobras, além de sacos com dentes e penas para uso em artesanato.

Um caso a parte são os artefatos de uso pretensamente medicinal e religioso, que eram comercializados no Mercado do Ver-o-peso, o mais tradicional da capital paraense, onde foram apreendidos órgãos sexuais e olhos de botos, gordura (óleo) de jibóias, poraquês e antas, além de milhares de espinhos de ouriço-cacheiro ou cuandu, que são vendidos para “trabalhos” de proteção de casas e lojas.

Dezenas de frascos de “garrafadas” destinados pretensamente a ganhar dinheiro, conquistas amorosas ou somente servir de enfeite, com partes de animais como cobras, botos, lagartos, jacarés ou jabotis foram retirados das barracas do tradicional mercado.

Os agentes e analistas ambientais da Divisão de Fauna e Pesca (DIFAP) e de Controle e Fiscalização (DICOF) estão em contato com a associação dos comerciantes de ervas do Ver-o-peso para esclarecer sobre crimes ambientais e providenciando palestras de educação ambiental para que no futuro este crime não se repita.

O IBAMA alerta que comprar ou comercializar animais silvestres ou partes destes animais é extremamente prejudicial à natureza, pois para cada animal retirado da natureza, muitos outros morreram em armadilhas ou feridos pelos caçadores que não conseguiram alcançar suas vitimas, ficando sem aproveitamento algum para o caçador e principalmente para a natureza. (Ascom/Ibama)

http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=78729

MP proíbe jegues e cavalos em bloco histórico de Salvador

Claudio Leal

Em reunião no Ministério Público da Bahia, nesta quarta-feira, os organizadores do tradicional desfile carnavalesco Mudança do Garcia, que vai às ruas de Salvador há mais de 80 anos, se comprometeram a não usar mais carroças puxadas por animais.

O bloco de protesto, nascido no bairro popular do Garcia, se tornou um patrimônio do Carnaval baiano e, com essa medida, pode iniciar sua decadência, já que o uso de jegues, cavalos, burros, que carregam cartazes com críticas a políticos, ficará proibido a partir de 2011. A partir deste ano, haverá restrições.

Barrados pelo MP, burros não irão à Mudança do Garcia (Foto: Vagner Magalhães/Terra)
Barrados pelo MP, burros não irão à Mudança do Garcia (Foto: Vagner Magalhães/Terra)

Por pressão das entidades ambientalistas Terra Verde Viva e Célula Mãe e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Bahia, o promotor de justiça da 2ª Vara do Meio Ambiente, Heron de Santana Gordilho, promoveu uma reunião com os organizadores do único desfile de protesto da folia de Salvador.

- Este ano não vai ter figura de destaque, isopor, nada. Nem cavalo nem nada. Não foi só o Ministério Público, não! Estava um monte de gente lá... OAB, ambientalistas. .. Batemos na tecla da tradição, mas eles alegaram que a tradição não pode prejudicar os animais - diz Lorito, um dos organizadores da Mudança.

Questionado se a festa não se tornará careta, por radicalismos de ambientalistas, Lorito lamenta a proibição, mas diz que lei é lei.

- Eles alegam que só os animais estarem no meio de tanta gente, o som, o batuque, isso estressa. E o calor... Não pude falar nada. Foi constatado pelo veterinário: o animal ouve 20 vezes mais do que a gente. Vou dizer que não tem? Já vi os caras das Muquiranas (bloco de travestidos) pegarem nos testículos do cavalo. E uma mulher deu "uma tapa" no animal... Essas coisas acontecem.

Para o organizador, a Mudança se "descaracteriza" com a interferência do MP.

- Não acho que a Mudança vai acabar, mas ela se descaracteriza. Fica bonita de carroça! A gente vai ter que colocar a Mudança à altura dela. Estamos contando com todo mundo pra solucionar esse problema - relata Lorito.

Em tempo: no histórico desfile da Independência na Bahia, o 2 de Julho, há também a presença de carroças, jegues, burros, cavalos... E demais classes. Ainda não foi baixado um novo mandamento.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4257768-EI6581,00-MP+proibe+jegues+e+cavalos+em+bloco+historico+de+Salvador.html

Ativistas japoneses podem parar na prisão

Coloque a caça de baleia no banco dos réus no Japão.


por: Leandra Gonçalves - Greenpeace

Junichi Sato e Toru Suzuki, dois ativistas do Greenpeace no Japão, tiveram a coragem de denunciar uma rede de corrupção no programa baleeiro japonês - e estão pagando injustamente por isso.

Sob a desculpa de fazer ciência, o governo do Japão subsidia a indústria baleeira do país. Junichi e Toru descobriram que o dinheiro público financia não apenas a matança no Santuário de Baleias do Oceano Antártico, mas uma rede ilegal d e venda de sua carne.

Os dois ativistas foram até o Ministério Público japonês, protocolaram a denúncia, entregaram provas e, surpreendentemente, viraram réus num processo por roubo e invasão de propriedade. Eles agora correm o risco de passar dez anos em cana. Por isso, Junich e Toru precisam mais do que nunca de sua ajuda. Assine a carta e mande uma mensagem ao governo japonês dizendo que você está do lado dos defensores das baleias.

Eles serão julgados na segunda-feira, 15 de fevereiro. Assinar essa petição pode garantir um julgamento justo para ambos, pressionando a Justiça japonesa a considerar as leis internacionais nesse caso. Pode também forçar o governo japonês a reabrir as investigações sobre a venda ilegal de carne de baleia, paralisadas depois da prisão de Toru e Junichi.

PARTICIPE E AJUDE OS ATIVISTAS DO GREENPEACE


Leandra Gonçalves
Coordenadora da campanha de oceanos do Greenpeace

 Saiba mais sobre este assunto

Quênia: milhares de zebras para alimentar leões selvagens

O Serviço de Vida Selvagem do governo do Quênia iniciou uma operação de captura e transporte de 7 mil zebras e gnus (espécie de antílope africano) para alimentar leões e hienas do Parque Nacional Amboseli, no sul do país.

De acordo com as autoridades quenianas, a seca mais forte dos últimos 26 anos devastou o ecossistema do parque em 2009 e fez com que o número de zebras na região diminuísse.

As autoridades realizaram um censo dos animais do parque em outubro de 2009 que mostrou que havia apenas 3.023 gnus e 2.467 zebras na região.

Estes números representam uma grande queda na população, já que o censo realizado em 2007 indicou que havia 12.411 gnus e 6.978 zebras no parque.

Como as zebras são as presas preferidas de leões e hienas, estes animais começaram a atacar o gado das comunidades em volta do parque.

No entanto, a seca já tinha levado à diminuição em até 80% dos rebanhos da região.

Devido aos ataques dos leões e hienas, os pecuaristas também têm reagido com mais frequência contra os animais selvagens para proteger o gado.

Custos e fases

A operação de captura e transporte das zebras e gnus para o parque tem um custo estimado de US$ 1,35 milhão e está dividida em fases.

A primeira fase, que visa a captura e transporte de mil zebras, deve ocorrer até o dia 28 deste mês. As outras fases vão incluir os gnus e devem ocorrer entre março e junho.

A equipe de captura conta com 26 integrantes, incluindo um piloto de helicóptero, técnicos, motoristas, autoridades de captura e guardas-florestais. O transporte dos animais é feito pelas equipes aéreas e terrestres.

A equipe do helicóptero identifica os grupos de animais e os leva para um cercado camuflado, em formato de funil. A equipe terrestre então conduz os animais na direção do caminhão que vai transportá-los.

De acordo com o cientista do Serviço de Vida Selvagem do Quênia Charles Musyoki, a operação visa restabelecer o equilíbrio ente os animais do parque e, ao mesmo tempo, reduzir o número de casos de conflito entre comunidades que moram na região e os animais que saem do parque para se alimentar do gado.

O Parque Nacional Amboseli e a região que o cerca é um dos polos turísticos mais famosos do Quênia. E a morte de leões por moradores da região pode prejudicar os esforços do governo para conservação e de estímulo do turismo.

O conflito entre os animais e os humanos moradores da região é uma das causas principais do rápido declínio da população de leões no Quênia.

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/02/11/quenia-soltara-milhares-de-zebras-para-alimentar-leoes-selvagens-915839550.asp

Músico compõe álbum baseado no ciclo de vida de um porco

por: Eduardo Guimarães

ImageO músico inglês Matthew Herbert está compondo um álbum baseado no ciclo de vida de um porco. O álbum será lançado ainda este ano com o título de “One Pig” e trará gravações de som de todas as etapas da vida do animal, desde seu nascimento até o momento da morte, em um abatedouro.

O projeto começou em agosto do ano passado, quando Herbert registrou todo o trabalho de parto da mamãe porca. O músico está publicando anotações, fotos e vídeos sobre o andamento do processo na internet no endereçothisisapig.blogspot .com.

Um dos momentos mais importantes do trabalho de Herbert, a morte do porquinho protagonista, estava marcado para acontecer na última segunda-feira, 08. Porém o músico não teve permissão do abatedouro para acompanhar e gravar os momentos finais da vida do bicho.

“É um pouco frustrante e apesar de muitos telefonemas não foi possível encontrar um matadouro que nos permitisse registrar a morte do porco. Encontramos um fazendeiro disposto a nos deixar registrar, mas depois foi vetado”, escreveu o músico.

“Para mim, a morte foi sempre uma parte fundamental do projeto. Era a parte que eu estava mais ansioso, mas era a parte que eu sentia ser a mais pertinente na minha compreensão da vida. Escreverei mais sobre este processo em uma data posterior”.

Apesar da proibição em registrar a morte do porco, o animal foi abatido, segundo o blog de Matthew Herbert.

http://territorio.terra.com.br/noticias/?c=22117

Nova Zelandia: Jovem sequestra cachorro para salvá-lo da morte

Neo-zelandês não tinha dinheiro para pagar cirurgia do animal. Veterinários queriam sacrificar cão de 5 meses.

Do G1, em São Paulo


Bronson e o cão Buck, durante visita à veterinária Karen Thompson. (Foto: Reprodução)
Bronson e o cão Buck, durante visita à veterinária Karen Thompson. (Foto: Reprodução)
Um adolescente sequestrou o próprio cachorro de uma clínica veterinária na tentativa de livrá-lo da morte na cidade de Wellington, Nova Zelândia, informou a agência de notícias AP.Agora, Stewart, 19 anos, está sendo processado por retirar o cão de 5 meses do hospital sem pagar a conta.

Há duas semanas, Buck, o cachorro, foi atropelado e levado para uma clínica veterinária, que cobrou US$ 1.730 para colocar pinos na pata do animal ou US$ 555 para amputá-la. Sem dinheiro suficiente, Stewart e seu pai, Kevin, propuseram pagar US$ 3,50 semanalmente. A oferta foi negada, e o cachorro condenado pelos veterinários ao sacrifício.

Para não ver seu companheiro morrer, Stewart retirou Buck do hospital sem o consentimento dos veterinários. "Eu tinha que retirar meu cachorro de lá. Ele é como meu irmão", disse o adolescente à TV neozelandesa. "Não posso matá-lo só porque não tenho dinheiro", argumentou ele.

Vizinhos e amigos de Buck estão promovendo eventos para pagar a conta do hospital.

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1484827-6091,00-JOVEM+SEQUESTRA+CACHORRO+PARA+SALVALO+DA+MORTE.html

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

BA: Antropólogo rebate ecologistas e quer encontro de jegues

Claudio Leal

Encontro do Jegue de Cueca com a Jega de Calçola:
Mais uma vez, as forças e os interesses contra o jegue coordenaram- se e novamente se desencadeiam sobre o Carnaval da Bahia. As entidades ambientalistas Terra Verde Viva e Célula Mãe, informam os jornais baianos, resolveram pedir a proibição do uso de animais - quadrúpedes, quadrúpedes - no tradicional desfile de protesto da Mudança do Garcia, em Salvador. E na cidade onde já troteou Ruy Barbosa, a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, resolveu assinar conjuntamente o pedido ao Ministério Público.

Além da Mudança, a Lavagem do Bonfim sofreu semelhante medida higiênica, e por princípio contrária aos maus tratos dos carroceiros. As manifestações mais escrachadas do Carnaval baiano podem, dessa forma, perder suas intimoratas carroças, seus cavalos alazões e, especialmente, seus afamados jegues. Como diria outra vez o carnavalesco Gegê: e não lhes dão o direito de defesa.

Mas uma voz se levanta, às duas horas da tarde, na Bahia: o antropólogo Roberto Albergaria, doutor pela Universidade de Paris III, que não tinha entrado na história, enviou a Terra Magazine um libelo em defesa de um dos encontros mais líricos do reinado de Momo: o do Jegue de Cueca com a Jega de Calçola (vale a troca de peças íntimas). Albergaria se lança tão dramático quanto o Padre Vieira em socorro aos jumentos. Escutemos o sermão.


As artes do jegue travesti

Por Roberto Albergaria

As ideias de jerico tomam conta dos ecochatos xiitas da Bahia, através das lideranças espiroquetas mais culturalmente desinteligentes. Agora, combatem a presença de animais nos blocos carnavalescos. Em Salvador, a península de Itapagipe ainda mantém o espírito pícaro do velho Entrudo - que está presente nas "brincadeiragens" (bricadeiras + libidinagens) do nosso Carnaval popular. É assim que realizamos aqui, há várias décadas, o nosso tradicional Encontro do Jegue de Cueca com a Jega de Calçola. Festança que representa a abertura oficial da patuscada momesca para o conjunto da macharada e do abundoso veadeiro local.

O cortejo do nosso irmão encuecado sai do arrabalde do Uruguai e o da sua noiva encalçolada lá das buraqueiras da Massaranduba. E o casalzinho orelhudo se encontra, nupcialmente, no Largo do Papagaio - seguindo o "rapaz" e a "moça" com seus padrinhos, depois, para um animado banho de mar na praia daBoa Viadagem.

No ano passado propus à "Comissão Desorganizadora" que ventilasse um pouco mais a tradição, promovendo o encontro de dois jeguinhos ou de duas jeguinhas, ao invés do surrado casal hétero (representando a "moral de jegue" da enganosa família baiana de antanho?). Seria uma forma, já pós-moderna, de homenagear a alegria da metade gay da península, agora mais numerosa e ativa que a nossa sisuda metade chifruda.

Infelizmente, a "Comichão" não aceitou minha sugestão, alegando que o padre Walter, do Bonfim, iria excomungar todos os bípedes e quadrúpedes de todos os confusos sexos cá da Cidade Broxa inteirinha..

Mas o Diabo não quer nada perfeito! O fato é que, quando o cortejo da jeguinha chegava lá no largo da Madragoa, a lindinha pediu para fazer xixi. E para não molhar a graciosa calçolinha cor-de-rosa, os patuscos se apressaram em abaixar seus airosos paninhos-de- bunda.

Surpresona! O que viram, pasmos, foi o documento (do tamanho-de-um-jegue!) de um "rapagão" virilíssimo - e não as partinhas mimosinhas da "mocinha", fantasiada de Carmen Miranda, que vinham beijando e apalpando no caminho.

O bloco foi enganado pelo patife do carroceiro que alugou o suposto casalzinho - e que recebeu o dinheiro adiantado, "lavando a jega". Convocada a depor, a dona dos animais explicou a troca: a sua jega estava grávida e não poderia ganhar a avenida.

Pois bem: passado o choque visual inicial, os patuscos encachaçados evoluíram de opinião imediatamente. .. Daí que logo estavam enxodozados pelo novo companheiro de farra.

Tudo normal no Carnaval, pois cabeça de bêbado não tem dono nem sexo certo. E jegue (nosso "avatar machulino"?) não tem juízo mesmo. Graças ao Deus Momo e a São Cornélio!

Roberto Albergaria é colhudeiro antropólogo & arteiro jególogo baiano.


****************

Fonte: Terra Magazine
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4255896-EI6581,00-BA+Antropologo+rebate+ecologistas+e+quer+encontro+de+jegues.html

Carnaval - Salvador/BA - Animais proibidos na mudança do Garcia

Mudança do Garcia - Carnaval - Salvador/BA
Mudança do Garcia - Carnaval - Salvador/BA
Próxima terça-feira, o promotor de justiça da 2ª Vara do Meio Ambiente, Heron de Santana Gordilho, receberá Wellington Fera, representante da Mudança do Garcia – manifestação carnavalesca, com forte crítica política, que desfila na segunda-feira no Carnaval de Salvador – para propor que não sejam usados cavalos e jegues para puxar carroças no desfile, como em anos anteriores.

O encontro é fruto de nova ação das entidades Terra Verde Viva e Célula Mãe, as mesmas que criaram grande polêmica com ação semelhante na Lavagem do Bonfim deste ano. A novidade é que o pedido ao MP foi feito pelas entidades com assinatura conjunta da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA).

Na sexta-feira passada, os ambientalistas voltaram a interferir na utilização de animais na folia. A cena era igual à de muitos outros anos: uma semana antes do Carnaval, a turma de boêmios que desfila no bloco Habeas Copos, após uma concentração regada a muito chope, ganhou as ruas da Barra. Só não contava que, por conta da ação de defensores dos animais, o registro do desfile fosse parar em boletim de ocorrência na delegacia do bairro (14ª CP).

E, ao contrário do que muitos poderiam supor, a mancha na reputação do Habeas não foi causada por alguma briga feia, tampouco por reclamação de morador pelos altos decibéis da banda de sopro e percussão que faz a trilha sonora do desfile. “Nosso coordenador de educação, Francisco Athayde, flagrou a ocorrência de maus-tratos a um cavalo, que puxava a carroça que conduzia bebidas e muitas pessoas”, justificou a advogada Ana Rita Tavares, da Terra Verde Viva.

“O animal, que estava sem ferraduras (o que já é maltrato), permanecia no meio do som alto da banda que tocava para animar a festa, recebia tapas na cabeça e bebida alcoólica nos olhos, demonstrando sofrimento e mal-estar”, lamentou a ativista.

Ao verificar a situação, Athayde solicitou a presença da Polícia Militar para fazer a condução do animal e do guardião à 14ª CP, onde foi lavrado o boletim de ocorrência e termo circunstanciado.

A delegada plantonista, Nívea Argolo, expediu guia para exame pericial e laboratorial do cavalo, o que ocorreu ontem, no Departamento de Polícia Técnica. Após o resultado, a delegada encaminhará o termo circunstanciado à Justiça estadual.

Dono - Segundo a advogada, não houve notificação do bloco nem responsabilizaçã o criminal do dono, um morador do bairro da Cidade Nova, que cria animais justamente para aluguéis em eventos e desfiles no calendário de festas populares de Salvador.

“É uma questão complexa. Os donos são pessoas geralmente com baixa instrução e que vivem disso, é o negócio deles. Ontem mesmo, ele levou o animal sem ferraduras com o focinho em carne viva de volta à Cidade Nova, bairro muitos quilômetros da Barra, e para ele aquilo é normal”, disse Ana Rita.

Ela disse que o Ministério Público estuda um mecanismo que garanta recursos para remunerar os donos para que não aluguem animais nas festas, sem perder a renda de que precisam. Segundo ela, é o que pretendem fazer já para a Mudança do Garcia.

O cavalo maltratado na Barra foi alugado por R$ 200.

http://www.imbui.com.br/noticias/prg_not_exi.cfm?id=7535&dest=2

Promotoria investiga maus-tratos em canil de Patrocínio Paulista

ACUADO - Cachorro é visto cercado de fezes e folhas dentro do canil em Patrocínio. Animal está magro e dividindo o espaço com adultos e filhotes - (Gina Mardones/Comércio da Franca)
ACUADO - Cachorro é visto cercado de fezes e folhas dentro do canil em Patrocínio. Animal está magro e dividindo o espaço com adultos e filhotes - (Gina Mardones/Comércio da Franca)
Patrícia Paim

Os 24 cachorros, sendo 11 filhotes, que estão no canil que funciona dentro do aterro sanitário de Patrocínio Paulista, têm sobrevivido de maneira precária. Os animais ficam divididos em quatro baias tomadas por fezes e folhas. Ontem, as vasilhas para água também estavam sujas. Apesar de ser alimentados com ração, os animais estão magros e bastante assustados. Três filhotes recém-nascidos estavam amontoados no cimento frio e um maior apresentava um corte na barriga. Um cachorro morreu recentemente dentro do canil.

Inconformados com a situação, moradores de Patrocínio denunciaram a situação à ONG (Organização Não-Governamental) Anuance, que é de Franca e combate maus-tratos contra animais. Fotos feitas pelos próprios moradores e entregues à entidade foram encaminhadas para o Ministério Público de Patrocínio.

O promotor de Justiça, Christiano Andrade, recebeu o material na tarde de ontem e disse que cobrará explicações da Prefeitura. “Tenho que me inteirar primeiro. Se forem comprovadas as irregularidades, posso convocar a Prefeitura para assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para desativar o local”.

A situação em que os animais se encontram deixou o representante da ONG, César Mamede, horrorizado. “Isso é um crime. Os animais até brigam por ração. A água é uma sujeira total. Pelo jeito, os animais ficam ali até morrer. A Prefeitura deveria ter um plano para doar estes cachorros. Do jeito que está, não pode ficar”.

No local, Mamede se encontrou com o funcionário do aterro, Carlos Manoel Feliciano, que é o responsável por tratar dos animais uma vez por dia, exceto aos domingos. “Coloco ração e água, mas não tiro as fezes. A limpeza é feita pelo caminhão pipa que traz a água”.

O diretor administrativo da Prefeitura, Fernando Paduveze, disse que os cachorros foram capturados na rua e já chegaram magros ao canil. A maioria está no local há mais de 15 dias. Diante da denúncia, Paduveze disse que deve encaminhar um veterinário da Prefeitura até o local para que faça uma avaliação e veja a possibilidade dos animais serem encaminhados para adoção. “A cidade está infestada de cachorros por isso é feita a captura. Inclusive pedimos a colaboração da população para que cuide de seus animais”.

http://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=53094

Touradas: PCP/Açores quer impedir acesso a menores de 16 anos

Horta, 10 Fev (Lusa) - O PCP/Açores quer impedir o acesso de menores de 16 anos às touradas de praça, pelo que vai apresentar uma proposta de alteração ao Regulamento dos Espectáculos Tauromáquicos, anunciou hoje o líder dos comunistas açorianos, Aníbal Pires.

Para os comunistas, trata-se "proteger as crianças e os jovens de um espectáculo que é, pela sua natureza, sangrento".

Aníbal Pires, que falava numa conferência de imprensa na Horta, Faial, salientou, no entanto, que a proposta de alteração não abrange as touradas à corda, nem as largadas tradicionais, que são comuns em algumas ilhas dos Açores, especialmente na Terceira.

http://aeiou.visao.pt/touradas-pcpacores-quer-impedir-acesso-a-menores-de-16-anos-aficionados-dizem-que-proposta-e-absurda=f547539

Alain Delon é a favor de advogados de defesa dos direitos dos animais

Da France Presse

O ator franco-suíço Alain Delon ofereceu nesta quarta-feira seu apoio a um referendo de iniciativa popular na Suíça, que pede a contratação de advogados encarregados de defender os direitos dos animais maltratados.

"Sou completamente a favor", afirmou o ator ao jornal Le Matin, referindo-se a esta iniciativa, que prevê a introdução de advogados defensores dos animais em cada canto do país.

Alain Delon, cidadão suíço há onze anos e residente em Genebra, disse que "é preciso defender os animais e compreender que se uma pessoa é capaz de torturar um cachorro ou outro animal, é capaz de torturar um ser humano".

"Os animais têm direito à defesa", enfatizou, acrescentando que "os que fazem os animais sofrerem são piores que uma fera". "Os animais são eles".

A contratação de um advogado para os animais, uma solução já existente em Zurique desde 1992, será submetida a um referendo no dia 7 de março. Delon espera que a "Suíça sirva de modelo e que a França a siga".

Segundo uma pesquisa feita em novembro pelo instituto GfK, 63% dos suíços são favoráveis à contratação de advogados responsáveis pela proteção dos animais. 81% deles quer que os responsáveis pelos maus tratos recebam castigos severos e 72% acreditam que os advogados conseguiriam, fazendo pressão, uma aplicação rigorosa da lei.

Alain Delon aparecerá em uma campanha lançada na próxima semana pela Sociedade Protetora dos Animais da cidade suíça de Vaud, segundo o jornal.

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1484879-7084,00-ALAIN+DELON+E+A+FAVOR+DE+ADVOGADOS+DE+DEFESA+DOS+DIREITOS+DOS+ANIMAIS.html

Vietnã sacrifica milhares de aves para evitar surto de gripe

Hanói, 10 fev (EFE) - Dezenas de milhares de patos e frangos foram sacrificados no Vietnã para diminuir o perigo de um surto de gripe aviária antes das celebrações pelo Tet, o Ano Novo Lunar vietnamita, anunciou nesta quarta-feira o Governo.

Os animais infectados foram encontrados em seis províncias. Em apenas uma delas, a de Ha Tinh, a epidemia começou há um mês, e já matou mais de 14 mil animais.

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural vietnamita, Cao Duc Phat, pediu às autoridades provinciais e locais que adotem medidas de precaução extraordinária para impedir que o surto se estenda a todo o centro do país durante o Tet.

Phat também recomendou aos habitantes do país que evitem comer animais mortos ou doentes e procurem imediatamente um médico ao notarem qualquer sintoma da doença, como febre ou tosse.

O consumo de grandes quantidades de frango é tradição no país durante o Ano Novo Lunar.

O Vietnã não registra uma morte humana por gripe aviária desde dezembro do ano passado, mas continua sendo o segundo país mais afetado no mundo pela doença, com 57 vítimas mortais confirmadas, superadas só pelas mais 100 da Indonésia.

Cachorro inglês é alérgico a gatos e odeia carne

Vegetariano, bicho só come mingau de aveia e porção de batatas


Foto por Reprodução (Daily Mail) - Joey e seu prato preferido. Mas purê, nem pensar!
Foto por Reprodução (Daily Mail) - Joey e seu prato preferido. Mas purê, nem pensar!
Se um gato passar perto de Joey, cão de cinco anos, ele não vai a menor bola. Levantará o focinho e fará de conta que nem viu. Ou pode até sair correndo – porque ele tem alergia a felinos. Os gatos vizinhos o adoram.
Também não gosta de brincar na água ou na grama. O cachorro é um bicho diferente: odeia carne e ração. Vegetariano, seu prato predileto é batata cozida.

O cão é mimado pelo casal Lisa McCormack, de 25 anos, e Scott Muirhead, de 36, de Hamilton, no sul da Inglaterra. Os donos garantem, bem corujas: ele é gentil e brincalhão.

Além das batatas, Joey adora um mingau de aveia.

Muirhead explica ao jornal Daily Mail:

- Quando passa um gato perto dele, Joey fica se coçando e se irrita. Levamos a especialistas, que confirmaram. Ele tem alergia a gato, fenômeno raríssimo entre cachorros. Nunca tinha visto um cão com essa característica.

O bicho não pode nem chegar perto de carne. Fica enjoado.

Por isso, o casal que cuida dele levou a um veterinário especialista em animais com alergia. Joey tomará antibióticos e fará tratamento para poder saborear um pedaço de carne.

- Ele não sofre. É feliz, mas se continuar assim vai ficar muito magro. Queremos que ele tenha uma vida normal.

Os gatos da vizinhança não vão gostar dessa notícia.

http://noticias.r7.com/esquisitices/noticias/cachorro-ingles-e-alergico-a-gatos-e-odeia-carne-20100210.html

Camelos que se tornaram pragas vão virar comida de crocodilo na Austrália

Sydney (Austrália), 10 fev (EFE).- Camelos selvagens que se tornaram pragas na zona desértica do centro da Austrália serão sacrificados para alimentar crocodilos, segundo a rádio australiana "ABC".

A empresa Arnhem Meats começará a capturar os camelos de Docker River, uma pequena localidade de 350 habitantes que tinha pedido ajuda às forças de segurança após a invasão dos camelos para fornecê-los às fazendas de crocodilos, explicou Tracker Tilmouth, porta-voz da companhia.

Mais de seis mil camelos selvagens estão aterrorizando os habitantes da zona, que fica no famoso deserto de Outback. Segundo cientistas, o número de animais pode dobrar nos dez anos.

No final de 2009, as forças de segurança australianas fizeram uma operação para tentar diminuir o problema. Primeiro, atiraram para o ar para afastar os camelos da localidade. Depois, os mataram e abandonaram os cadáveres para que apodrecessem no deserto.

Tilmouth explicou que, após o acordo comercial, os restos dos camelos poderão ser utilizados para a fabricação de produtos de cosmética, pois sua gordura pode ser transformada em sebo.

O projeto da Arnhem Meats prevê ainda qualificar os aborígines de Docker River para que aprendam a capturar os camelos para a empresa.

Os camelos não são originais da Austrália, mas são descendentes dos dromedários, que os colonizadores britânicos levaram em meados do século XIX para ajudar os exploradores a realizar as primeiras travessias pelo deserto de Outback.

Estima-se que um milhão de exemplares vivem atualmente na imensa região desértica australiana.

A seca da última década e uma recente onda de calor está obrigando os camelos a competir por água e comida com ovelhas e vacas, e leva a algumas manadas desesperadas a invadir zonas habitadas para não morrer de sede.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Corujas que se aproximam de humanos relutam em voltar à natureza

Folha de São Paulo

Joly não quer ir embora. A coruja é hóspede da Fazenda Capoava há sete meses e, mesmo depois de duas tentativas de soltura, ela se recusa a retornar para a mata. Por ter adotado o endereço como lar, a ave se transformou em xodó dos funcionários do hotel fazenda em Itu, no interior de São Paulo.

Mais curioso ainda é que ela passou a dormir à noite, contrariando os hábitos noturnos da espécie, só para conviver com as pessoas durante o dia. Outra característica assimilada é sempre aparecer quando ouve alguma voz.

Com um ano de idade, a coruja suindara foi encontrada ainda filhote nas ruas de Sorocaba, também no interior do Estado. Resgatada pelo Corpo de Bombeiros, foi levada ao zoológico local e, de lá, entregue à Capoava. "Temos uma parceria com o zoo", conta o biólogo da fazenda, Ayo Miranda. "Como eles não têm tempo de trabalhar todo o processo de soltura, entregam o animal para nós."

E são poucos os lugares que fazem esse trabalho. De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), São Paulo possui 15 áreas de soltura, todas no interior. Apesar disso, é possível ver suindaras na metrópole. Elas estão voando por aí e foram avistadas em alguns parques da cidade, como o Ibirapuera -que não contabilizou quantas passaram por lá.

No Villa-Lobos, duas corujas-buraqueiras costumam dar pinta em plena luz do dia e não parecem incomodadas com o vaivém dos corredores.

Em Itu, a fazenda soltou, só no primeiro mês deste ano, duas corujas. Em 2009, foram outras cinco. A tarefa não é tão simples. Leva-se, em média, de quatro meses a um ano para tornar o animal apto a caçar a própria comida e a se defender dos predadores. "As pessoas acham que basta soltar o bicho e ele volta a viver facilmente na mata. Não é bem assim."

Ayo explica que o primeiro passo da reintegração consiste em "ensinar" à ave quais são seus alimentos. Como? "Abrimos um rato e deixamos a coruja comer as vísceras", explica. "Se colocar apenas o bicho junto, ela pode achar que é um amigo e não atacá-lo."

Passada essa primeira fase, começam as aulas de voo. O "petisco" vai sendo colocado cada vez mais longe da ave para forçá-la a voar. Quando a coruja se torna capaz de buscar o alimento a cerca de 20 m, está pronta para voltar à natureza.

Exibido e guloso

Joly, que na verdade é um macho, não dá sinais de que vai voltar para o seu habitat. "Como ele sempre retorna e se adaptou ao cativeiro, desencanamos de soltá-lo", afirma Ayo. Virou hóspede e atração. Ganha como ração diária 100 g de carne. Por saber caçar sozinho, às vezes recebe em seu viveiro de 8 m2 a "visita" de ratos vivos para exercitar o hábito da caça. É um banquete.

Fisicamente, o que mais chama a atenção na suindara é o disco facial em forma de coração. Nele ficam escondidos os seus grandes olhos, feitos para enxergar à noite. A visão privilegiada ganha outro reforço com um pescoço capaz de girar 270º. Aí está um predador implacável, que chega a medir cerca de 30 cm e pesar em torno de 200 g.

Exibido, Joly entra em cena todos os domingos, quando faz uma apresentação digna de estrela: alça voo em busca de pequenos pedaços de carne diretamente das mãos dos visitantes.

Além da coruja suindara, na Capoava vivem outros animais que não conseguiram se readaptar à natureza. Para eles, há uma área chamada de roteiro dos bichos, que conta com araras, papagaios, tucanos, macacos, entre outros. Todos vivem em cativeiro. Esses lugares são chamados de criadouros conservacionistas. De acordo com o Ibama, são cerca de 50 em todo o Estado.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=31&id=82333

Tuiuiú capturado no Consulado da Russia no RJ volta ao Pantanal em MS

Veja o vídeo em: http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=47525

Após conhecer o RJ, Tuiuiú tirado do Pantanal volta a MS


Por Redação Pantanal News/Campo Grande News

Após uma conturbada temporada no Rio de Janeiro, com direito a estadia na embaixada russa após provavelmente fugir de um criadouro ilegal, um tuiuiú, ave símbolo do pantanal, retornará para seu verdadeiro lar nesta terça-feira (9).

O animal será recebido pela equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do governo do Estado no Aeroporto Internacional de Campo Grande e de lá seguirá para Corumbá via terrestre, para ser reintroduzido à natureza por biólogos do próprio Cras.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo do estado, o tuiuiú foi recolhido pelo Ibama com o apoio da Fundação Rio Zôo. Trata-se de um animal adulto saudável “que provavelmente deve ter escapado de algum criadouro ilegal”, confirma o biólogo Élson Borges, coordenador do Cras.

O tuiuiú escapou do cativeiro e pousou na embaixada russa, localizada no bairro do Botafogo, no dia 15 de janeiro. Na Cidade Maravilhosa recebeu os cuidados do Ibama e ficou hospedado na Fundação Rio Zôo, o zoológico do Rio. Na época, moradores e biólogos acreditavam na hipótese do animal ter migrado do Pantanal até o Rio.

Por estar em boas condições, tornou-se apto a realizar a viagem de volta às origens: o Pantanal de Mato Grosso do Sul. O procedimento de soltura acontece no Pantanal Park Hotel, às margens do rio Paraguai, em Corumbá.
O tuiuiú é considerado ave-símbolo do pantanal, alimenta-se exclusivamente de peixes e é uma ave migratória. Este será o segundo tuiuiú recebido pelo Cras em 22 anos de existência do centro.

Segundo o governo do Estado, a legislação brasileira determina que a prioridade é o retorno dos animais à natureza. “As solturas são feitas com o maior rigor técnico e estamos provando, através de pesquisas, que a soltura tem resultados positivos”, explica o coordenador do Cras. As solturas se dão em 150 fazendas no Estado.

Cras - As visitações ao Cras são realizadas às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, através de agendamento feito pelo Parque Estadual do Prosa. Quem quiser ajudar o trabalho do Cras e doar voluntariamente medicamentos, rações, frutas e carnes deve entrar em contato com a administração do Centro. O telefone do Cras é (67) 3326-1307 (67) 3326-1307 .


Ibama devolve a MS tuiuiú capturado no Consulado da Rússia no Rio


Diário MS

TuiuiúO Ibama traz de volta para Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira, um tuiuiú que era mantido como ave doméstica nos jardins do Consulado da Rússia no Rio de Janeiro. Segundo o Ibama, a ave, considerada símbolo do Pantanal, foi capturada na semana passada.
O tuiuiú será trazido por servidores da Ibama em vôo da TAM, que pousa no Aeroporto Internacional de Campo Grande por volta das 15h55. De acordo com o Ibama, a ave pode ter chegado ao Rio pelas mãos de traficantes de animais silvestres. Não foi informado como a ave foi adquirida pela representação diplomática russa.

TuiuiúO pássaro será solto em uma área no Pantanal conhecida como Fazenda Figueirinha, próxima de Porto Esperança. Após a chegada no Aeroporto Internacional de Campo Grande, a ave vai enfrentar outro trecho de viagem de volta para casa. Até o momento da soltura, a ave será acompanhada por técnicos do Ibama e do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

De acordo com o Ibama, mais de 12 milhões de pássaros são retirados da natureza a cada ano no Brasil. Apenas um em cada 10 animais retirados ilegalmente do meio ambiente consegue sobreviver, segundo as estatísticas do Ibama. Campo Grande é uma das rotas do tráfico de animais silvestres.

http://www.fatimanews.com.br/canais/noticias/?id=96119

Polícia Ambiental de Pouso Alegre/MG apreendeu 160 aranhas caranguejeiras do Brasil

ImageA Polícia Ambiental de Pouso Alegre apreendeu 160 aranhas caranguejeiras do Brasil, Venezuela, Índia e EUA, duas cobras Pyton da África, duas cobras Corn-Snake dos EUA e quatro espécies de escopiões do Brasil na cidade de Monte Sião, no Sul de Minas. De acordo com a polícia, os animais estavam na casa de um homem de 29 anos, que não tinha documento ou autorização do Ibama para criar os animais.

Uma equipe de técnicos foi acionada para recolher os animais. Segundo a polícia, há duas suspeitas para o caso: tráfico internacional e introdução de animais exóticos sem autorização de um órgão ambiental. O homem vai responder processo em liberdade.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/02/09/policia-apreende-aranhas-cobras-escorpioes-criados-irregularmente-no-sul-de-minas-915821043.asp

Campinas/SP - Bosque encerra a busca pela loba e confirma fuga

Das 8h30 às 10h30 o corpo de bombeiros e equipe de profissionais do bosque fizeram uma varredura no parque

Cosmo On Line
Rede Anhangüera de Comunicação

Loba fugiu de recinto e estava solta em bosque. (Foto: Cedoc/RAC)
Loba fugiu de recinto e estava solta em bosque. (Foto: Cedoc/RAC)
Em uma varredura realizada pelo corpo de bombeiros e a equipe de profissionais do bosque de Campinas na manhã desta terça-feira (09/02) foi constatado que a loba-guará não está mais dentro do Bosque dos Jequitibás. O local ficou fechado para o público das 8h30 às 10h30. As atividades do parque já voltaram a normalidade.

A direção do Bosque afirma que o animal não faz mal a população e que estão encerradas as buscas. Quem avistar ou tiver notícias do animal pode entrar em contato nos telefones e .

A procura pela loba-guará começou no dia 28 de janeiro, quando ela fugiu de seu recinto, e alguns dias depois ela não foi mais vista por funcionários ou mesmo frequentadores. Os ruídos provocados pelo animal também não eram mais ouvidos e sequer as pegadas foram encontradas nos últimos dias.

http://cosmo.uol.com.br/noticia/46673/2010-02-09/bosque-encerra-a-busca-brpela-loba-e-confirma-fuga.html