segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Contrabando milionário



PAPAGAIO CINZA AFRICANO

Fonte: PASA

É difícil acreditar que ainda isto aconteça a estes níveis. Não é só no Brasil que o tráfico de aves continua intenso, na África é uma sangria que acaba com espécies inteiras.

Esta semana as autoridades da República dos Camarões entregaram ao Santuário de Grandes Primatas de Limbe, mais de 1.000 papagaios cinzas – o papagaio mais inteligente do mundo – como parte de um contrabando de 1,5 milhões de dólares, confiscados no Aeroporto de Douala, quando partia para abastecer países árabes.

Este carregamento, o maior de todos os capturados nos últimos dois anos, estava para ser colocado em um avião das linhas aéreas da Etiópia, com destino ao Aeroporto Internacional do Kuwait e ao Aeroporto Internacional de Bahrain, segundo a denúncia do Santuário africano, divulgado pela PASA (Aliança de Santuário Pan-africanos ) ontem.

A diretora do Santuário de Limbe, Simone de Vries, falou “É uma loucura” ... “você fica doente de ver como os papagaios estão apertados em caixas, os mais fracos sendo sufocados pelos mais fortes ...” 47 deles, que estavam no fundo das caixas já estavam mortos e mais 30 não sobreviveram ao primeiro dia no Santuário.

Em novembro outro carregamento com 300 papagaios cinzas foram entregues em Limbe – como única alternativa para cuidar deles – e estão vivos.

A Ong LAGA - Last Great Apes Organization assistiu ao governo dos Camarões para impedir este contrabando criminoso.

Dr. Pedro A YnterianPresidente, Projeto GAP Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário