quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ibama realiza operação "Moda Triste II"

O IBAMA realizou ontem (10/02) em todo o país a Operação Moda Triste II, com o objetivo de inibir a comercializaçã o ilegal de partes de animais da fauna silvestre brasileira tais como peles, penas, dentes em artesanato e acessórios de decoração e moda.

Na Superintendência do IBAMA no Pará, a operação contou com 10 agentes ambientais federais e 08 policiais do Batalhão de Policia Ambiental, e lavrou 15 autos de infração, que totalizaram R$ 545.500,00. Foram apreendidos 765 artefatos ou partes de animais silvestres, que incluíam colares e brincos com penas, facas e bastões com dentes e couro de jaguatiricas, braceletes de couro de cobras, além de sacos com dentes e penas para uso em artesanato.

Um caso a parte são os artefatos de uso pretensamente medicinal e religioso, que eram comercializados no Mercado do Ver-o-peso, o mais tradicional da capital paraense, onde foram apreendidos órgãos sexuais e olhos de botos, gordura (óleo) de jibóias, poraquês e antas, além de milhares de espinhos de ouriço-cacheiro ou cuandu, que são vendidos para “trabalhos” de proteção de casas e lojas.

Dezenas de frascos de “garrafadas” destinados pretensamente a ganhar dinheiro, conquistas amorosas ou somente servir de enfeite, com partes de animais como cobras, botos, lagartos, jacarés ou jabotis foram retirados das barracas do tradicional mercado.

Os agentes e analistas ambientais da Divisão de Fauna e Pesca (DIFAP) e de Controle e Fiscalização (DICOF) estão em contato com a associação dos comerciantes de ervas do Ver-o-peso para esclarecer sobre crimes ambientais e providenciando palestras de educação ambiental para que no futuro este crime não se repita.

O IBAMA alerta que comprar ou comercializar animais silvestres ou partes destes animais é extremamente prejudicial à natureza, pois para cada animal retirado da natureza, muitos outros morreram em armadilhas ou feridos pelos caçadores que não conseguiram alcançar suas vitimas, ficando sem aproveitamento algum para o caçador e principalmente para a natureza. (Ascom/Ibama)

http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=78729

Nenhum comentário:

Postar um comentário