terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Tuiuiú capturado no Consulado da Russia no RJ volta ao Pantanal em MS

Veja o vídeo em: http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=47525

Após conhecer o RJ, Tuiuiú tirado do Pantanal volta a MS


Por Redação Pantanal News/Campo Grande News

Após uma conturbada temporada no Rio de Janeiro, com direito a estadia na embaixada russa após provavelmente fugir de um criadouro ilegal, um tuiuiú, ave símbolo do pantanal, retornará para seu verdadeiro lar nesta terça-feira (9).

O animal será recebido pela equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do governo do Estado no Aeroporto Internacional de Campo Grande e de lá seguirá para Corumbá via terrestre, para ser reintroduzido à natureza por biólogos do próprio Cras.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo do estado, o tuiuiú foi recolhido pelo Ibama com o apoio da Fundação Rio Zôo. Trata-se de um animal adulto saudável “que provavelmente deve ter escapado de algum criadouro ilegal”, confirma o biólogo Élson Borges, coordenador do Cras.

O tuiuiú escapou do cativeiro e pousou na embaixada russa, localizada no bairro do Botafogo, no dia 15 de janeiro. Na Cidade Maravilhosa recebeu os cuidados do Ibama e ficou hospedado na Fundação Rio Zôo, o zoológico do Rio. Na época, moradores e biólogos acreditavam na hipótese do animal ter migrado do Pantanal até o Rio.

Por estar em boas condições, tornou-se apto a realizar a viagem de volta às origens: o Pantanal de Mato Grosso do Sul. O procedimento de soltura acontece no Pantanal Park Hotel, às margens do rio Paraguai, em Corumbá.
O tuiuiú é considerado ave-símbolo do pantanal, alimenta-se exclusivamente de peixes e é uma ave migratória. Este será o segundo tuiuiú recebido pelo Cras em 22 anos de existência do centro.

Segundo o governo do Estado, a legislação brasileira determina que a prioridade é o retorno dos animais à natureza. “As solturas são feitas com o maior rigor técnico e estamos provando, através de pesquisas, que a soltura tem resultados positivos”, explica o coordenador do Cras. As solturas se dão em 150 fazendas no Estado.

Cras - As visitações ao Cras são realizadas às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, através de agendamento feito pelo Parque Estadual do Prosa. Quem quiser ajudar o trabalho do Cras e doar voluntariamente medicamentos, rações, frutas e carnes deve entrar em contato com a administração do Centro. O telefone do Cras é (67) 3326-1307 (67) 3326-1307 .


Ibama devolve a MS tuiuiú capturado no Consulado da Rússia no Rio


Diário MS

TuiuiúO Ibama traz de volta para Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira, um tuiuiú que era mantido como ave doméstica nos jardins do Consulado da Rússia no Rio de Janeiro. Segundo o Ibama, a ave, considerada símbolo do Pantanal, foi capturada na semana passada.
O tuiuiú será trazido por servidores da Ibama em vôo da TAM, que pousa no Aeroporto Internacional de Campo Grande por volta das 15h55. De acordo com o Ibama, a ave pode ter chegado ao Rio pelas mãos de traficantes de animais silvestres. Não foi informado como a ave foi adquirida pela representação diplomática russa.

TuiuiúO pássaro será solto em uma área no Pantanal conhecida como Fazenda Figueirinha, próxima de Porto Esperança. Após a chegada no Aeroporto Internacional de Campo Grande, a ave vai enfrentar outro trecho de viagem de volta para casa. Até o momento da soltura, a ave será acompanhada por técnicos do Ibama e do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

De acordo com o Ibama, mais de 12 milhões de pássaros são retirados da natureza a cada ano no Brasil. Apenas um em cada 10 animais retirados ilegalmente do meio ambiente consegue sobreviver, segundo as estatísticas do Ibama. Campo Grande é uma das rotas do tráfico de animais silvestres.

http://www.fatimanews.com.br/canais/noticias/?id=96119

Nenhum comentário:

Postar um comentário