O canal de televisão britânico ITV foi multado em R$ 4,9 mil após exibir imagens de participantes de um reality show matando e comendo um rato. A organização Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) - que faz campanha contra abuso de animais - considerou "inaceitável" a morte do roedor no programa, o que motivou a ação.
Segundo informou a BBC Brasil, um porta-voz da ITV pediu desculpas pelo incidente. Com formato semelhante ao "No Limite", da Rede Globo, o reality "I'm a Celebrity, Get Me Out of Here", se diferencia por ser protagonizado por pessoas famosas.
Antes do início das gravações, realizadas na Austrália, a emissora fez consultas para se certificar que a ingestão do animal não causaria doenças nos participantes. A legislação australiana permite a morte de animais para consumo, desde que não haja sofrimento desnecessário.
O porta-voz da admitiu que a emissora deveria ter investigado melhor o assunto, quanto às questões legais, e alertou os participantes para que o incidente não se repetisse.
No programa, o chef italiano Gino D'Acampo matou o animal. Em seguida, ele e o ator Stuart Manning comeram o rato. Os dois ficaram isolados em uma mata, ingerindo apenas rações à base de arroz e feijão. Ao final, D'Acampo sagrou-se vencedor do reality.
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/02/08/imprensa33638.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário