sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tatuí/SP realiza castração de animais em abril

Tatuí/SP realiza castração de animais em abril

Leona Lewis e Mel C estrelam campanha contra testes em animais

Leona Lewis e Mel C estrelam campanha contra testes em animais

Oito mil animais silvestres morrem atropelados por ano no Pantanal

Oito mil animais silvestres morrem atropelados por ano no Pantanal

São Caetano/SP: Cãominhada quer voluntários

.'. TRIBUNA ANIMAL - A voz dos animais .'. - São Caetano/SP: Cãominhada quer voluntários

Golfinhos aparecem mortos em praias do Sul da Bahia

Golfinhos aparecem mortos em praias do Sul da Bahia

Festa cultural será promovida na Grande Florianópolis para tentar impedir a farra do boi

Festa cultural será promovida na Grande Florianópolis para tentar impedir a farra do boi

quinta-feira, 31 de março de 2011

Presidente de empresa americana mata elefante no Zimbábue e publica o vídeo na internet

Presidente de empresa americana mata elefante no Zimbábue e publica o vídeo na internet

Protesto contra tubalhau de Noronha

Protesto contra tubalhau de Noronha

Coruja morta na Colômbia ganha uma estátua

Coruja morta na Colômbia ganha uma estátua

Presos acusados de tráfico de animais e formação de quadrilha

Presos acusados de tráfico de animais e formação de quadrilha

Grã-Bretanha: Vídeo flagra violência contra elefanta de circo

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
31-Mar-2011

A polícia de uma cidade britânica lançou uma investigação após um grupo de defesa de direitos de animais ter divulgado um vídeo que mostra uma elefanta de circo da Grã-Bretanha sendo espancada com uma barra de ferro, agredida com um ancinho e recebendo pontapés.

O vídeo, divulgado pela entidade britânica Animal Defenders International (ADI), mostra uma elefanta de 57 anos de idade, batizada como Anne, recebendo repetidas vezes chutes no rosto e no corpo, apanhando com uma corrente, com um porrerte e um ancinho.

As imagens exibem o paquiderme recebendo um total de 48 golpes, como chutes contra sua cabeça e seu corpo, enquanto permanece acorrentada. Os ativistas afirmam que a crueldade é agravada pelo fato de que Anna sofre de artrite, o que que dificulta sua mobilidade.

Anne é o último elefante de circo na Grã-Bretanha e pertence ao circo Bobby Roberts Super Circus.

Ela foi comprada na década de 50 pelos pais do atual proprietário.

Imagens - As imagens teriam sido registradas secretamente entre 21 de janeiro e 15 de fevereiro deste ano, em um celeiro na cidade de Northamptonshire.

Funcionários da ADI teriam instalado uma câmera oculta no local temendo pelo bem estar de Anne.

Em um comunicado, o circo afirmou que os incidentes ''parecem ser isolados'' e teriam ocorrido quando o proprietário do circo, Bobby Roberts, estava ausente.

A mulher do dono do circo, Moira Roberts, afirmou que o culpado foi um treinador romeno empregado especialmente para cuidar de Anne que já não trabalha mais no Bobby Roberts Super Circus.

Ela afirmou que o casal reagiu com ''choque e horror'' quando viu as imagens e acrescentou: ''Nós gostaríamos de ter tido a oportunidade de processá-lo e de tê-lo entregado à polícia''.

A ADI está pedindo para receber a guarda do animal, que, segundo a entidade, poderia ser hospedado em um dos muitos santuários mantidos pela organização.

Jan Creamer, que preside a ADI afirma que a organização está preocupada com o bem estar do animal há anos.

http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=36036

França: Brigitte Bardot denuncia crueldade aos animais em matadouros

31-Mar-2011

Paris (França) - A atriz francesa Brigitte Bardot passou a denunciar nesta quarta-feira a crueldade do sacrifício de animais em matadouros franceses, iniciativa que faz parte de sua campanha ecológica lançada em janeiro.
Imagem da atriz francesa Brigitte Bardot de outubro do ano passado | Foto: EFE

A intérprete reivindica às autoridades que acabem com essa situação, em um grande anúncio publicitário manuscrito da Fundação Brigitte Bardot publicado nesta quarta-feira pelo jornal francês Le Parisien.

"Este massacre em nossos matadouros é diário. Não suporto mais. Peço a vocês que lutem comigo contra ela", escreve Brigitte de próprio punho, no anúncio de página inteira em que exige ao Governo que "aplique a legislação francesa e europeia".

Ela considera "inadmissível e ilegal" que, na região metropolitana de Paris, "100%" dos animais sejam sacrificados por degola, sem antes serem deixados inconscientes, "em condições de violência e de inumanidade abjetas".

Brigitte contesta "a vontade manifesta de esconder este escândalo aos consumidores", para que ninguém saiba o método utilizado para o sacrifício.

Ela critica particularmente o Ministério da Agricultura da França, que, em sua opinião, não cumpre o dever de fiscalizar os matadouros e, sobretudo, "vigiar que os animais não sofram maus-tratos adicionais".

Símbolo sexual nos anos 50 e 60, Brigitte Bardot se dedica ao ativismo pelos direitos dos animais desde que deixou a carreira de atriz e cantora.
http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2011/3/brigitte_bardot_denuncia_crueldade_aos_animais_em_matadouros_154375.html

Documentário Carne Osso revela trabalho insalubre em frigoríficos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
31-Mar-2011

Selecionado para o Festival "É Tudo Verdade", documentário alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam o duro cotidiano do trabalho nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos.


Quem trabalha em um frigorífico se depara diariamente com uma série de riscos que a maior parte das pessoas sequer imagina. Exposição constante a facas, serras e outros instrumentos cortantes; realização de movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões e doenças; pressão psicológica para dar conta do alucinado ritmo de produção; jornadas exaustivas até mesmo aos sábados; ambiente asfixiante e, obviamente, frio - muito frio.

Esse é o duro cotidiano de trabalho nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos que o documentário "Carne Osso" (confira trailer) traz à tona. Ao longo de dois anos, a equipe da ONG Repórter Brasil percorreu diversos pontos nas regiões Sul e Centro-Oeste à procura de histórias de vida que pudessem ilustrar esses problemas.

O filme alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam uma triste realidade que deve ser encarada com a devida seriedade pela iniciativa privada, pela sociedade civil e pelo poder público.

Selecionado para o Festival "É Tudo Verdade", "Carne Osso" concorre na competição brasileira de longas e médias metragens. O filme será exibido nos dias 2 (às 21h) e 3 (às 13h) de abril, no Cine Unibanco Arteplex (Sala 6) - Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro (RJ). Em São Paulo (SP), às exibições estão marcadas para 4 (às 21h) e 5 (às 13h) de abril, no Cine Livraria Cultura (Sala 1), no Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073. A entrada é gratuita.

Danos físicos e psicológicos

"Cerca de 80% do público atendido aqui na região é de frigoríficos. Ainda é um pouco difícil porque o círculo vicioso já foi criado. O trabalhador adoece e vem pro INSS. Ele não consegue retornar, ele fica aqui. E as empresas vão contratando outras pessoas. Então já se criou um círculo que agora para desfazer não é tão rápido e fácil" Juliana Varandas, terapeuta ocupacional do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Chapecó (SC).

As estatísticas impressionam. De acordo com o Ministério da Previdência Social, um funcionário de um frigorífico de bovinos tem três vezes mais chances de sofrer um traumatismo de cabeça ou de abdômen do que o empregado de qualquer outro segmento econômico. Já o risco de uma pessoa de uma linha de desossa de frango desenvolver uma tendinite, por exemplo, é 743% superior ao de que qualquer outro trabalhador. E os problemas não são apenas físicos. O índice de depressão entre os funcionários de frigoríficos de aves é três vezes maior que o da média de toda a população economicamente ativa do Brasil.

Ritmo frenético

"A gente começou desossando três coxas e meia. Depois, nos 11 anos que eu fique lá, cada vez eles exigiam mais. Quando saí, eu já desossava sete coxas por minuto"
Valdirene Gonçalves da Silva, ex-funcionária de frigorífico

Em alguns frigoríficos de aves, chegam a passar mais de 3 mil frangos por hora pela "nória" - a esteira em que circulam os animais. Há trabalhadores que fazem até 18 movimentos com uma faca para desossar uma peça de coxa e sobrecoxa, em apenas 15 segundos. Isso representa uma carga de esforço três vezes superior ao limite estipulado pelos especialistas em saúde do trabalho.

Reclamações curiosas

"Tu não tem liberdade pra tu ir no banheiro. Tu não pode ir sem pedir ordem pro supervisor teu, pro encarregado teu. Isso aí é cruel lá dentro. Tanto que tem gente que até louco fica" Adelar Putton, ex-funcionário de frigorífico

Muitos trabalhadores se queixam também de restrições de menor importância – pelo menos, aparentemente. Por exemplo: o funcionário só pode ir ao banheiro com permissão do supervisor e em um tempo bastante curto, coisa de poucos minutos. Também são tolhidas aquelas conversinhas paralelas que possam diminuir o ritmo de trabalho.

Problemas com a Justiça

"O trabalho é o local em que o empregado vai encontrar a vida, não é o local para encontrar a morte, doenças e mutilações. E isso no Brasil, infelizmente, continua sendo uma questão séria" Sebastião Geraldo de Oliveira, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região (TRT-3)

Nas regiões em que estão instaladas as indústrias frigoríficas, boa parte dos processos que correm na Justiça do Trabalho diz respeito a essas empresas. Em cidades como Chapecó, no oeste de Santa Catarina, as ações movidas por trabalhadores contras essas companhias respondem por mais da metade dos processos.

Pujança econômica

"Esse é um problema de interesse do conjunto da sociedade, não é só de um setor. O Estado tem que se posicionar. Não se pode fazer de forma tão impune ações que levam ao adoecimento e à incapacidade tantos trabalhadores" Maria das Graças Hoefel, médica e pesquisadora

O Brasil é simplesmente o maior exportador de proteína animal do mundo. O chamado "Complexo Carnes" ocupa o terceiro lugar no pódio do agronegócio nacional, atrás apenas da soja e do açúcar/etanol. Em 2010, as vendas externas superaram US$ 13 bilhões. No total, o setor emprega diretamente 750 mil pessoas. Vale lembrar que muitos desses frigoríficos se transformaram em gigantes no mercado mundial com dinheiro do governo via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - o principal banco de fomento da economia brasileira.

Melhorar é possível

"Basicamente, é conscientizar essas empresas para reprojetar essas tarefas. Introduzir pausas, para que exista uma recomposição dos tecidos dos membros superiores, da coluna. Em algumas vai ter que ter diminuição de ritmo de produção. Nós estamos hoje chegando só no diagnóstico do setor. Mas as empresas ainda refratárias a esse diagnóstico" Paulo Cervo, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Não é difícil diminuir a incidência de problemas no ambiente de trabalho de um frigorífico. Reduzir a jornada de trabalho, adotar um rodízio de tarefas, diminuir o ritmo da linha de produção e realizar pausas mais frequentes e mais longas são algumas medidas possíveis. Falta apenas que as empresas se conscientizem disso.

Ficha técnica - Carne Osso
Duração: 65 minutos
Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros
Roteiro e edição: Caio Cavechini
Fotografia: Lucas Barreto
Pesquisa: André Campos e Carlos Juliano Barros
Produção Executiva: Maurício Hashizume
Realização: Repórter Brasil, 2011

Exibições - É Tudo Verdade - Entrada gratuita

Rio de Janeiro (RJ)
2 de abril - 21h
3 de abril - 13h
Cine Unibanco Arteplex (Sala 6)
Praia de Botafogo, 316

São Paulo (SP)
4 de abril - 21h
5 de abril - 13h
Cine Livraria Cultura (Sala 1)
Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073
Fonte:

http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_noticia=149888&id_secao=29

Sea Shepherd Society e Guardiões do Mar unem forças para ampliar ações no Brasil

31-Mar-2011

Da esquerda a direita. Wendell Estol, diretor do ISSB, Romano Queiroz do conselho fiscal e Gunter Filho se reúnem no escritório dos Guardiões do Mar em Porto Alegre.

Desde o dia 19 de março de 2011, a Sea Shepherd Conservation Society e o Instituto Sea Shepherd Brasil – ISSB vem trabalhando em comum esforço para ampliar o número de ações no Brasil. Depois de passados 12 anos desde a fundação do Instituto Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar, como o braço independente da Sea Shepherd Conservation Society, a matriz internacional hoje enxerga o Brasil como uma peça chave em seu objetivo de ampliar suas ações na América do Sul em defesa da vida marinha.

“A Sea Shepherd Conservation Society deseja trabalhar em conjunto com o Instituto Sea Shepherd Brasil,” disse o Capitão Paul Watson, presidente e fundador de ambas as instituições.

O ISSB, ou Guardiões do Mar que foi criado em 1999 pelo Capitão Watson e dois brasileiros, o biólogo Alexandre Castro e o comandante da marinha mercante Daniel Vairo, possuem total autonomia da Sea Shepherd Conservation Society. A situação dos Guardiões do Mar é única no mundo da Sea Shepherd, pois segue sendo totalmente administrada por brasileiros e concentram seus recursos em atividades locais.

“Nunca conseguimos justificar o envio de recursos financeiros captados aqui no Brasil para o exterior, enquanto aqui no Brasil diariamente são assassinados centenas de golfinhos, aves marinhas, tartarugas e peixes. A missão do Instituto Sea Shepherd Brasil sempre foi e continuará sendo, investir em ações locais, dirigidos e empregados por brasileiros para a preservação da vida marinha no litoral brasileiro, porém em breve com maior apoio da SSCS”, disse o co-fundador do ISSB Daniel Vairo.

“A disparidade entre os recursos arrecadados pela Sea Shepherd Conservation Society no exterior que chega a 10 milhões de dólares por ano é muito grande em relação aos 100 mil reais que nós do ISSB arrecadamos no Brasil para ações locais. Certamente a cooperação entre o ISSB e a SSCS trará grandes benefícios na luta pela preservação da vida marinha no Brasil,” disse Wendell Estol, diretor geral do ISSB.

O voluntário veterano do Instituto Sea Shepherd Brasil, Gunter Filho, retornou ao Brasil para ajudar a estreitar os laços entre as duas organizações. Gunter tem estado embarcado pela SSCS e morando fora do Brasil desde 2003 e participou de diversas campanhas internacionais da Sea Shepherd. Gunter representará o ISSB no PADI Festival de São Paulo e contará suas experiências nas campanhas da Antártica em defesa das baleias. O Festival acontecerá nos dias 8,9 e 10 de Abril (Sexta das 12h às 22h, sábado e domingo das 9h às 20h) no Centro de Convenções do Centro Universitário SENAC Campus Santo Amaro em São Paulo.

O Instituto Sea Shepherd Brasil – Guardiões do Mar, esta contente desta aproximação à Sea Shepherd Conservation Society e principalmente no interesse da organização internacional em ampliar suas ações no Brasil e na America Latina. Agradecemos nossos apoiadores e parceiros por continuarem a investirem na nossa missão de defender a vida marinha no Brasil.

http://seashepherd.org.br/sea-shepherd-society-e-guardioes-do-mar-unem-forcas-para-ampliar-acoes-no-brasil/


quarta-feira, 30 de março de 2011

Ibama resgata tigre, avestruz e babuíno de circo no Pará

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
30-Mar-2011
Animais sofriam maus-tratos e viviam em condições precárias.
Dono do circo foi multado em R$ 11,4 mil, segundo o Instituto.

Do G1, em São Paulo

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou, nesta quarta-feira (30), um tigre, um avestruz e um babuíno que estavam em um circo na cidade de Paragominas, no Pará. Segundo o Ibama, os animais sofriam maus-tratos e viviam em condições precárias.

"Quando chegamos ao circo, a situação era impressionante. A tigresa está extremamente magra, e eles viviam em condições muito ruins. A tigresa e o babuíno ficavam em um recinto muito pequeno, e o avestruz ficava exposto ao sol", afirma ao G1 Leandro Aranha, chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama do Pará.

O resgate ocorreu após uma denúncia do Ministério Público Estadual. O dono do circo foi multado em R$ 11,4 mil e deve responder por processo criminal, de acordo com o Instituto.
Segundo o Ibama, os animais ainda estão sendo retirados no local e ficarão, por pelo menos dez dias, em um parque em Belém. Depois de recuperados, o tigre e o babuíno devem seguir para zoológicos em outros estados e o avestruz será levado a outro recinto na própria capital paraense.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/03/ibama-resgata-tigre-avestruz-e-babuino-de-circo-no-para.html

Centenas de cães e gatos vagueiam perdidos no nordeste do Japão

30-Mar-2011

Fotos: AFP/Roslam Rahman
Esfomeados, feridos, separados dos donos, centenas de animais domésticos vagueiam pela paisagem desolada do nordeste do Japão, a mais fortemente atingida pelo sismo, seguido de tsunami, do dia 11 de Março. Entre as várias equipas de resgate e socorro que chegaram ao país vindos de várias partes do mundo, algumas dedicam-se exclusivamente a salvar cães e gatos. “Nas áreas mais afectadas, não encontrámos qualquer sinal de vida animal”, disse, à AFP, Ashley Fruno, da associação PETA. “Em alguns locais, vimos pegadas na lama, mas estas não nos conduziram a lado nenhum, não encontrámos qualquer animal”.

Contudo, pouco a pouco, começam a surgir junto das casas atingidas pela catástrofe cães e gatos que conseguiram escapar às ondas gigantes. Muitas pessoas abandonaram os seus animais de companhia assim que soou o alarme de tsunami, o que os obrigou a sobreviver num ambiente extremamente hostil, sem água nem comida.

A organização Japan Earthquake Animal Rescue and Support (JEARS), uma coligação de associações de defesa dos animais logo após a catástrofe, passou as duas últimas semanas no terreno, à procura desses animais desprotegidos. As suas equipas, que integram médicos veterinários voluntários, fornecem alimentos e cuidados médicos aos animais feridos e tentam arranjar um abrigo para aqueles que perderam os donos. Também visitam os centros de refugiados, onde nem sempre os animais são bem-vindos.

“Houve problemas em alguns refúgios entre pessoas que têm animais e aquelas que não têm”, explicou o médico veterinário Kazumasu Sasaki. “É compreensível. Há pessoas que são alérgicas aos cães e outras que se queixam de que eles estão sempre a ladrar”. Isabella Gallaon-Aoki, coordenadora do JEARS, acrescentou que estes acontecimentos fizeram com que muitas pessoas preferissem ficar nas suas casas em ruínas com os seus animais.

Tomo Takazawa, que sobreviveu ao tsunami juntamente com o marido, recusou deixar o seu cachorro à porta do refúgio de Sendai, onde muitos outros sobreviventes se queixaram da presença do animal. “Quando fugimos, a única coisa que trouxe comigo foi Momo”, conta a mulher, de 65 anos. “Não consigo imaginar a minha vida sem ela”.

Apesar da dimensão da tragédia que se abateu sobre o Japão, tem havido algumas boas notícias. A Tashirojima, na província de Miyagi, mais conhecida por “Ilha dos Gatos”, devido aos inúmeros felinos que ali vivem, não foi tocada pelas ondas gigantes.

http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2011/03/29/centenas-de-c-227-es-e-gatos-vagueiam-perdidos-no-nordeste-do-jap-227-o.aspx

Associação Animal promove marcha por nova lei de proteção em Portugal

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
30-Mar-2011

A Associação Animal promove no dia 09 de abril uma marcha que se insere nas iniciativas de apoio à campanha de coleta de assinaturas para levar ao Parlamento a proposta de uma nova lei de proteção dos animais.

A Animal, associação de defesa dos direitos dos animais, é o primeiro subscritor da Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) por uma nova lei de proteção dos animais em Portugal, projeto-lei que precisa de 35 mil assinaturas para poder ser discutido na Assembleia da República.

No âmbito desta campanha, lançada a 17 de setembro do ano passado, a associação promove várias iniciativas, sendo uma delas a marcha de 09 de abril "Cidadãos Por Uma Nova Lei de Proteção dos Animais em Portugal", explicou à Lusa a presidente da direção da Animal.

"Temos feito todos os anos marchas, mas a deste ano tem uma característica especial que é a de serem cidadãos a apoiar este projeto-lei. Na do ano passado, que não tinha esta campanha legislativa associada, apareceram cerca de quatro mil pessoas, esperamos que este ano sejam ainda mais", disse Rita Silva.

Na página que a Animal criou na rede social Facebook "Marcha Cidadãos Por uma Nova Lei de Proteção dos Animais em Portugal" cerca de 2.400 pessoas já disseram que irão sair à rua a 09 de abril.

Rita Silva escusou-se a divulgar quantas assinaturas já foram reunidas no âmbito desta campanha, mas garantiu que o processo "está a correr bem".

A presidente da direção da Animal tem consciência de que atingir a meta das 35 mil assinaturas "é um objetivo muito difícil, mas alcançável".

A recolha de assinaturas durará até setembro, que marca o início da próxima sessão parlamentar.

"É uma campanha longa, é um processo moroso", afirmou Rita Silva.

A Lei de Proteção dos Animais vigente data de 1995. Rita Silva adiantou que da proposta da nova lei constam, entre outros, "a alteração do estatuto jurídico dos animais, a inclusão de despesas, médico-veterinárias e de alimentação, com animais no IRS, a proibição das touradas, de circos com animais, de tiros a alvos vivos, de 'rodeos' e dos carrosséis com animais, bem como a criminalização dos maus tratos a animais".

A concentração está marcada para as 14:00 junto à praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, "por razões óbvias", e a marcha segue depois até à Assembleia da República, onde irá decorrer uma conferência de imprensa que contará com a presença de algumas figuras públicas.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/associacao+animal+promove+marcha+por+nova+lei+de+proteccao+em+portugal.htm

terça-feira, 29 de março de 2011

Família enfrenta ameaça nuclear para ficar com cachorro no Japão

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
29-Mar-2011
Do UOL Notícias
O casal Akiko e Martin com a filho Juno e o cão Chibi
O casal Akiko e Martin com a filho Juno e o cão Chibi

A descoberta de plutônio no solo da usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, e a alta radiação na água levaram o governo japonês a admitir nesta terça-feira (29) que a situação é "muito séria" e continua fora de controle. O sistema elétrico de esfriamento da central foi afetado pelas ondas de 13 metros do tsunami provocado pelo terremoto que atingiu o país no começo do mês.

No entanto, nem o quadro de terror e ameaça nuclear é capaz de fazer o professor britânico Martin Dean, 36, e sua mulher Akiko, 31, abandonarem a ilha. Segundo o tabloide "The Sun", eles recusaram propostas de viajar para o Reino Unido com a filha Juno, 3, para ficar ao lado do poodle da família, Chibi, e da família de Akiko. "Temos testado a radiação e estamos bem", contou Martin.

A casa onde eles moram fica a apenas a 28 km da usina nuclear e eles foram levados para um centro de evacuação. O cãozinho não pode entrar no abrigo, então o britânico passa a noite com ele no carro, apesar das baixas temperaturas.
"Ele é muito corajoso", disse Ruth, 63, mãe de Martin, que mora em Brighton.

O casal, porém, está preparado para partir caso a situação em Fukushima se agrave. "Temos dois carros cheios de combustível prontos para sair imediatamente se piorar", contou Martin.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/03/29/familia-enfrenta-ameaca-nuclear-para-ficar-com-cachorro-no-japao.jhtm

segunda-feira, 28 de março de 2011

Fortaleza/CE: Entidades lançam campanha contra uso de anticoncepcional para cães

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Mar-2011

A Uipa e o Conselho Regional de Medicina Veterinária defendem a esterilização como alternativa

A União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), seccional do Ceará, e o Conselho Regional de Medicina Veterinária vão lançar campanha contra uso de anticoncepcional para cadelas.

Segundo Geusa Leitão (Uipa), a ação começará em abril e abrangerá não somente abordagens em clínicas veterinárias e petshops, mas também em estabelecimentos que comercializam o produto e na mídia.

Geusa diz que o anticoncepcional para as cadelas causa câncer e leva à morte. A Uipa e o Conselho Regional de Medicina Veterinária defendem a esterilização como alternativa.

Bombeiros resgatam gato de rio poluído em São Paulo

Bombeiros resgatam gato de rio poluído em São Paulo

Rio de Janeiro: Cartaz em Ipanema oferece R$ 1 mil por cão sumido de morador de rua

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Mar-2011
Cachorro sumiu depois que dono foi levado para abrigo.
Cartazes espalhados pelo bairro dão telefone e endereço para devolvê-lo.

Thamine Leta
Do G1 RJ

O cartaz divulgado nos arredores da praça - (Foto: Divulgação)
O cartaz divulgado nos arredores da praça - (Foto: Divulgação)

O sumiço de um cachorro vem mobilizando moradores de Ipanema, na Zona Sul do Rio desde meados do mês de março. Neguinho, um vira-lata de cinco anos, desapareceu e deixou seu dono, o morador de rua Renato, de 21 anos, desolado. A recompensa para quem encontrá-lo é de R$ 1 mil.

Segundo moradores e comerciantes da Praça General Osório, onde o cão e o dono ficam desde 2006, o cachorro sumiu depois que o dono foi levado por agentes da prefeitura para um abrigo. Antes de deixar o animal para trás, ele o deixou amarrado em uma grade, quando voltou, ele não estava lá.

Como foi

“As pessoas que estavam na praça viram duas senhoras levando o cãozinho. Elas não fizeram por maldade. Fizeram porque ele latia muito e, como estava amarrado na grade com um cadarço, estava incomodando. Quando Renato voltou ao local, o Neguinho não estava. Ele ficou desesperado, desolado. Desde então estamos todos procurando por ele”, conta Mônica Mallet, uma moradora da região, que ajuda o morador de rua e é hoje sua pessoa mais próxima.
“Eu combinei com Renato que eu dou R$ 500 e a outra metade ele vai pagar com o dinheiro da demissão dele. Eu só rezo, quero muito ajudar o Renato e achar o único amigo dele”, explica Mônica.

200 cartazes

Desde o dia 16 de março, data em que o vira-lata desapareceu, algumas pessoas já ligaram para Mônica dando pistas do cachorro.
“No sábado me ligaram dizendo que um cão muito parecido estava em Copacabana. Fomos atrás, mas infelizmente não o encontramos”, lamentou. Mônica espalhou mais de 200 cartazes pelo bairro e com a ajuda de outros moradores pretende divulgar ainda mais fotos de Neguinho.

Amigos de longa data

Em 2007, Mônica passava uma temporada no apartamento de sua mãe, na Rua Visconde de Pirajá, e se deparou com Renato e Neguinho dormindo debaixo de uma marquise. “Eu senti compaixão por ele. Eu passava por ali todo dia e ele estava lendo um livro, sempre arrumado. Comecei a conversar, dar comida pra ele e para o Neguinho. Em 2008, arrumei um emprego em Niterói pra ele. O Renato me chama de madrinha”, diz, emocionada.
Após três anos trabalhando e morando na Região Metropolitana do Rio, Renato deixou o emprego e voltou a morar na rua. “Ele teve uma desavença com outros empregados e saiu de lá. Mas está estudando e já arrumei outro emprego pra ele. Só que ele está perdido sem o cachorro. O Neguinho é a única família dele”, contou Mônica. Segunda ela, Renato é filho de uma moradora de rua e tem mais quatro irmãos que teriam sido adotados por uma família francesa.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/03/cartaz-em-ipanema-oferece-r-1-mil-por-cao-sumido-de-morador-de-rua.html

Mais uma monstruosidade da China: Tartarugas e peixes vivos viram chaveiros

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
28-Mar-2011


Tartaruga brasileira é um do animais utilizados. Segundo um comprador, traz sorte

Veja mais fotos

Uma tartaruguinha brasileira ou um par de peixinhos, essas são as opções de chaveiro na China. Os animais ficam dentro de um saco plástico de sete centímetros, cheio de agua colorida, e podem ser acoplados a qualquer molho de chaves.

O chaveiro-aquário é vendido legalmente na China em estações de trem, mas entidades de proteção animal já avisaram que querem acabar com a prática que consideram uma crueldade contra o animais.

Os vendedores afirmam que a água é enriquecida, para fazer com que os animais consigam sobreviver por alguns meses. Depois disso não tem jeito, você fica com um chaveiro-caixão e uma carcaça.

"Prender um ser vivo dentro de um espaço lacrado e confinado por lucro é imoral, é puro abuso animal", esbravejou Qin Xiaona ao site chinês Global Times. Diretor da NGO Capital Animal Welfare Association, Qin explica que esse comércio é legal porque "a China tem apenas uma lei para proteção de animais selvagens. Se o animal não é selvagem, está fora do escopo de proteção".

Enquanto ONGs e militantes tentam fazer com que legisladores salvem esses animais, resta aos "consumidores" parar de comprar o chaveiro vivo, isso faria com que o mercado morresse.

Fonte:
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/inacreditavel/2011/03/28/272121-tartarugas-e-peixes-vivos-viram-chaveiros-na-china

Homem é preso vendendo animais silvestres

28-Mar-2011

Aluizio Batista da Silva / Foto: Divulgação

Aluizio Batista da Silva, de 52 anos, foi detido, neste domingo, comercializando seis pássaros, sendo três canários da terra e três Pichocós - espécie que está em extinção. Ele foi flagrado por policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) na Feira do Largo da Segunda Feira, na Tijuca. Aluízio já foi detido e processado mais de quatro vezes pelo mesmo delito.

domingo, 27 de março de 2011

Gatos dividem condomínio em Sorocaba/SP

Gatos dividem condomínio em Sorocaba/SP

Grupo pede o fim da Puxada de Cavalo em Pomerode/SC

27-Mar-2011

Manifestantes realizaram um protesto contra a Puxada de Cavalo, competição que mede a força dos animais

Foto: Jaime Batista/vc repórter

Manifestantes realizaram um protesto contra a Puxada de Cavalo, competição que mede a força dos animais ao estimular o deslocamento de cargas. O evento aconteceu neste domingo em Pomerode, Santa Catarina.

Voluntários das ONGs Ama Bichos, de Pomerode, e Aprablu, de Blumenau, estiveram no local com faixas e cartazes pedindo o fim da Puxada. A Polícia Militar realizou uma blitze próxima ao local para evitar tumultos, frequentes nas últimas edições.

O internauta Jaime Batista, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

Saiba mais sobre a puxada de cavalos e os protetores animais de SC

1. Domingo tem puxada de cavalos em Pomerode/SC
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
...ento A Associação Melhores Amigos dos Bichos (AMA Bichos) está organizando um protesto contra a puxada de cavalos, domingo, na cidade mais alemã do Brasil. Junto de outras ...
25-Mar-2011

...foram agredidos(as) por pessoas que desejam continuar com os maus tratos a cavalos durante a grotesca prova de "Puxada de Cavalos" . &n...
19-Abr-2010

3. Petições no Brasil
(Direito Animal/Cyberativismo)
...de duas toneladas de peso e obrigados a puxar a carga, muitas vezes sob chutes, tapas, socos e chicotadas. Fotos da Puxada de Cavalos - agosto 2009: http://picasaweb.google.com.br/oba.floripa/230820...
07-Mar-2009

4. Polícia fiscalizará puxada de cavalos de "Puxada" em SC
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
13-Nov-2010

11-Nov-2010

20-Set-2010

18-Set-2010

22-Jul-2010

24-Mai-2010

10. Não é preciso diploma para ver o sofrimento de um ser vivo
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
01-Mai-2010

18-Abr-2010

12. Convocação: Protesto contra a Puxada de Cavalos!
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
14-Abr-2010