quarta-feira, 30 de março de 2011

Associação Animal promove marcha por nova lei de proteção em Portugal

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
30-Mar-2011

A Associação Animal promove no dia 09 de abril uma marcha que se insere nas iniciativas de apoio à campanha de coleta de assinaturas para levar ao Parlamento a proposta de uma nova lei de proteção dos animais.

A Animal, associação de defesa dos direitos dos animais, é o primeiro subscritor da Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) por uma nova lei de proteção dos animais em Portugal, projeto-lei que precisa de 35 mil assinaturas para poder ser discutido na Assembleia da República.

No âmbito desta campanha, lançada a 17 de setembro do ano passado, a associação promove várias iniciativas, sendo uma delas a marcha de 09 de abril "Cidadãos Por Uma Nova Lei de Proteção dos Animais em Portugal", explicou à Lusa a presidente da direção da Animal.

"Temos feito todos os anos marchas, mas a deste ano tem uma característica especial que é a de serem cidadãos a apoiar este projeto-lei. Na do ano passado, que não tinha esta campanha legislativa associada, apareceram cerca de quatro mil pessoas, esperamos que este ano sejam ainda mais", disse Rita Silva.

Na página que a Animal criou na rede social Facebook "Marcha Cidadãos Por uma Nova Lei de Proteção dos Animais em Portugal" cerca de 2.400 pessoas já disseram que irão sair à rua a 09 de abril.

Rita Silva escusou-se a divulgar quantas assinaturas já foram reunidas no âmbito desta campanha, mas garantiu que o processo "está a correr bem".

A presidente da direção da Animal tem consciência de que atingir a meta das 35 mil assinaturas "é um objetivo muito difícil, mas alcançável".

A recolha de assinaturas durará até setembro, que marca o início da próxima sessão parlamentar.

"É uma campanha longa, é um processo moroso", afirmou Rita Silva.

A Lei de Proteção dos Animais vigente data de 1995. Rita Silva adiantou que da proposta da nova lei constam, entre outros, "a alteração do estatuto jurídico dos animais, a inclusão de despesas, médico-veterinárias e de alimentação, com animais no IRS, a proibição das touradas, de circos com animais, de tiros a alvos vivos, de 'rodeos' e dos carrosséis com animais, bem como a criminalização dos maus tratos a animais".

A concentração está marcada para as 14:00 junto à praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, "por razões óbvias", e a marcha segue depois até à Assembleia da República, onde irá decorrer uma conferência de imprensa que contará com a presença de algumas figuras públicas.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/associacao+animal+promove+marcha+por+nova+lei+de+proteccao+em+portugal.htm

2 comentários:

  1. Apoio completamente a iniciativa, só lamento a falta de divulgação através dos media.
    Por si só, essa atitude demonstra a falta de respeito que os animais nos merecem.
    Aliás, nem deveria ser necessário recolher assinaturas para que os animais tenham direito a protecção que merecem, às vezes, mais do que alguns seres humanos.

    ResponderExcluir
  2. Minha esposa achou este absurdo no facebook, animais em um canil de braga em Portugal, que serão sacrificados caso não apareçam doadores, tem filhotes no meio desta barbaridade, será que alguma providência pode ser tomada para evitar este absurdo? até quando isso ira acontecer? acessem o site e vejam por vocês mesmos,http://www.facebook.com/media/set/?se...

    ResponderExcluir