quinta-feira, 24 de março de 2011

Campinas/SP: ONGs e veterinários em conflito após abate de capivaras

24-Mar-2011

Possível presença dos veterinários levou o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais a adiar o encontro

Portal RAC

A possível presença dos veterinários municipais responsáveis pelo abate das capivaras do Lago do Café levou o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA) a adiar a reunião de elaboração do estatuto dos animais. A reunião aconteceria na tarde desta quinta-feira (24/03), na Câmara de Campinas. Em nota, o presidente da entidade ambientalista, Flávio Lamas, disse que pediu ao vereador Jorge Schneider a exclusão dos veterinários.

'Esperamos até o final do dia de quarta (23) para que eles (veterinários) expontaneamente se sentissem impedidos e comunicassem que não participariam por questão de consciência. Como não se manifestaram, não restou outra alternativa aos ambientalistas e proteção animal senão deixar claro que, quem mata, não é digno para fazer leis de proteção às suas vítimas', declarou. O vereador Jorge Schneider é o autor do projeto de tramitação do estatuto.

A reunião para conclusão do estatuto será realizada em data oportuna, a ser marcada, segundo nota encaminhada à imprensa.

http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/78715/2011/03/24/ongs-e-veterinarios-em-conflito-apos-abate-de-capivaras.html

.............................................................................................................................................................................

Abaixo nota do CMPDA

...........................................................................................................................................................................


Assassinos das capivaras estão fora
da elaboração do Estatuto dos Animais

A reunião marcada para hoje a partir das 14 horas na Câmara Municipal de Campinas para discutir o Estatuto dos Animais, em elaboração, não terá mais a presença de veterinários que participaram da chacina das capivaras do Lago do Café. Ontem (quarta-feira, 18 horas), o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), Flávio Lamas, pediu oficialmente ao vereador autor do projeto de tramitação do Estatuto, Jorge Schneider, a exclusão dos veterinários da Prefeitura de Campinas.

"Esperamos até o final do dia de ontem para que eles expontaneamente se sentissem impedidos e comunicassem que não participariam por questão de consciência. Como não fizeram cara de nuvem e não se manifestaram, não restou outra alternativa aos ambientalistas e proteção animal senão deixar claro que, quem mata, não é digno para fazer leis de proteção às suas vítimas", ressalta o presidente do Conselho, que estava acompanhado do vereador Vicente Carvalho, da UPA.

Lamas fez ainda outra comparação, no ofício encaminhado ainda ontem à noite à coordenação do grupo de elaboração do Estatuto dos Animais: "Aceitar isso seria o mesmo que o carrasco nazista Joseph Mengele, depois de uma sessão de extermínio, elaborasse candidamente leis de proteção ao povo judeus".

Frente a esta decisão do CMPDA, a participação desses veterinários foi cancelada e hoje eles serão comunicados da decisão. A reunião para conclusão do Estatuto será realizada em data oportuna, a ser marcada.

O Estatuto está mais de 80% concluído e não sofrerá qualquer problema, segundo o Conselho Municipal: "Continuaremos a lugar para a elaboração de um Estatuto que verdadeiramente expresse a luta pela proteção animal -- e acompanharemos todas as etapas, uma por uma, para ver este documento transformado em lei o mais breve possível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário