Internautas dizem que há crueldade e querem companhia fora do mercado.
Em nota, empresa disse que tem 400 ursos em cativeiro, mas quer ter 1.200.
Do Globo Natureza, com informações de agências
Ativistas que condenam a crueldade com animais têm se manifestado na internet contra uma empresa chinesa que retira o bílis de ursos mantidos em cativeiro para produzir medicamentos. Os protestos contra a Gui Zhen Tang Pharmaceuticals Company se intensificaram depois de circularem notícias sobre a intenção de empresa em se lançar no mercado de ações.
A companhia transforma a bílis de ursos negros asiáticos em pó. O medicamento serviria para curar doenças relacionadas aos olhos e ao fígado. Regular e legal na China, o processo exige pequena intervenção cirúrgica no animal, o que causa "sofrimento físico e psicológico em milhares de ursos na China", diz em nota o grupo ativista Animals Asia.
Frasco usado para armazenar o pó feito com bílis de urso na China. (Foto: Jason Lee/ Reuters)
Internautas em toda a China espalham a notícia em blogs e sugerem um boicote aos produtos da empresa farmacêutica, baseada na província de Fujian, para tentar impedir a entrada da marca no mercado de ações.
A Gui Zhen Tang não comentou a reação dos ativistas nem deu detalhes sobre a abertura de capital em seu site, mas afirmou ser a maior empresa do ramo no sul do país. Segundo o comunidado, cerca de 400 ursos são mantidos em cativeiro atualmente, mas a empresa pretende expandir o número de animais para 1.200.
A nota também afirma que a companhia usa "métodos avançados e civilizados" para extrair o bílis dos ursos, sem a necessidade de usar tubos. "Essa é a primeira vez que vemos tantos chineses protestarem contra esse tipo de indústria", disse Zhang Xiaohai à Reuters, diretor de assuntos externos da Animals Asia.
Logotipo da empresa em frente a miniatura de urso-negro-asiático. (Foto: Jason Lee/ Reuters)
Leia mais
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - MUNDO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário