quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ativistas boicotam empresa que faz remédio com bílis de urso na China

16-Fev-2011

Internautas dizem que há crueldade e querem companhia fora do mercado.
Em nota, empresa disse que tem 400 ursos em cativeiro, mas quer ter 1.200.

Do Globo Natureza, com informações de agências

Ativistas que condenam a crueldade com animais têm se manifestado na internet contra uma empresa chinesa que retira o bílis de ursos mantidos em cativeiro para produzir medicamentos. Os protestos contra a Gui Zhen Tang Pharmaceuticals Company se intensificaram depois de circularem notícias sobre a intenção de empresa em se lançar no mercado de ações.

A companhia transforma a bílis de ursos negros asiáticos em pó. O medicamento serviria para curar doenças relacionadas aos olhos e ao fígado. Regular e legal na China, o processo exige pequena intervenção cirúrgica no animal, o que causa "sofrimento físico e psicológico em milhares de ursos na China", diz em nota o grupo ativista Animals Asia.

Frasco usado para armazenar o pó feito com bílis de urso na China. (Foto: Jason Lee/ Reuters)

Internautas em toda a China espalham a notícia em blogs e sugerem um boicote aos produtos da empresa farmacêutica, baseada na província de Fujian, para tentar impedir a entrada da marca no mercado de ações.

A Gui Zhen Tang não comentou a reação dos ativistas nem deu detalhes sobre a abertura de capital em seu site, mas afirmou ser a maior empresa do ramo no sul do país. Segundo o comunidado, cerca de 400 ursos são mantidos em cativeiro atualmente, mas a empresa pretende expandir o número de animais para 1.200.

A nota também afirma que a companhia usa "métodos avançados e civilizados" para extrair o bílis dos ursos, sem a necessidade de usar tubos. "Essa é a primeira vez que vemos tantos chineses protestarem contra esse tipo de indústria", disse Zhang Xiaohai à Reuters, diretor de assuntos externos da Animals Asia.

Logotipo da empresa em frente a miniatura de urso-negro-asiático. (Foto: Jason Lee/ Reuters)

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/02/ativisitas-boicotam-empresa-que-faz-remedio-com-bilis-de-urso-na-china.html

Leia mais

07-Nov-2010

2. Fazendas de bílis de urso serão fechadas no Vietnã
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - MUNDO)
Milhares de ursos têm sofrido em centenas de fazendas na China, Coreia e Vietnam para suprir a demanda de bílis de urso...
16-Mar-2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário