quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mato Grosso: Campanha contra abandono dos animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Out-2010
Da Assessoria

De acordo com a estimativa realizada pelo projeto de extensão Posse responsável dos animais domésticos , realizado pela Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Famev) e o Hospital Veterinário (Hovet) da UFMT, existem cerca de 300 a 500 animais errantes por todo o campus. ´´A maioria são gatos que vivem em condições inadequadas e expostos a várias doenças que podem ser transmitidas ao homem´´, conta uma das organizadoras da ação, professora Adriana Borsa.

O projeto iniciou no ano passado devido à necessidade de conscientizar a população, sobre o abandono dos animais nas ruas e no campus universitário e conta, também, com a colaboração do professor José Ricardo de Souza, chefe do Departamento de Ciências Básicas e Produção Animal da Famev, e dos alunos do curso de Veterinária, Ivy Corrêa e Mateus Mendes. Tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) e da Associação Voz Animal (AVA).

Os animais abandonados não recebem alimentação adequada, nem vermifugação ou vacinação profilática e eles ficam vulneráveis a diversas parasitoses. ´´Inclusive às de pele, como as sarnas e micoses ´´, conta Adriana Borsa. Ela acrescenta, ainda, que por não receberem vacina para a raiva, os animais ficam passíveis de serem contaminados pela doença, por manterem o hábito de caçar morcegos. Isso representa risco para a saúde humana.

"O objetivo é sensibilizar a comunidade cuiabana, bem como a sociedade como um todo, sobre o problema do abandono dos animais e as conseqüências geradas. E ainda, resgatar a cidadania por meio da valorização da afetividade ´´, explica a professora Adriana. O trabalho de instrução é realizado nas escolas municipais e estaduais da capital, por meio de palestras para alunos do 5° ano do ensino fundamental e distribuição de folders informativos na UFMT.

Para resolver a situação dos gatos e cachorros abandonados no campus, o projeto realiza o trabalho de prepará-los para a adoção. Os animais são vacinados e castrados e aqueles que apresentam doenças são recolhidos para não contaminar os demais. ´´O sucesso do nosso trabalho dependerá da colaboração da comunidade, em conscientizar-se e não mais abandonar os animais", garante Adriana.

Os folhetos que estão sendo distribuídos pelo projeto alertam que abandonar animais é crime e conclama a população a conscientizar-se sobre a proteção aos animais e a não abandonar gatos no campus da UFMT.

http://www.circuitomt.com.br/home/materia/47128

Nenhum comentário:

Postar um comentário