quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Chapecó/SC: O velhinho não fez nada, mas estava preso na gaiola

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Dez-2010

Papai Noel fez protesto em Chapecó, pedindo liberdade e o fim do tráfico internacional de animais

Um Papai Noel dentro de uma gaiola chamou a atenção de quem passava pela Avenida Getúlio Vargas, na esquina com o Calçadão da Rua Benjamin Constant, no Centro de Chapecó. O objetivo foi chamar a atenção das pessoas em relação ao tráfico internacional e o aprisionamento dos animais.

Ele ficou cerca de 10 horas no local e enfrentou até chuva para conscientizar a população para deixar os animais livres.

– A gaiola tira o direito deles de voar, procriar e de buscar alimentos – afirmou o catarinense Élio Lazzarotto, que desde 1999 é o Papai Noel do Brasil, com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Desde então, ele atua de forma profissional com chegadas de helicóptero ou caravanas nos municípios dos três estados do Sul. Já são mil eventos em 500 cidades. Paralelo a esse trabalho, ele desenvolve projetos ambientais.

Ontem pela manhã, além de conscientizar a importância de deixar os animais livres, através da distribuição de uma revista, o Papai Noel militante entregou sementes de árvores nativas. Na revista há uma historinha em que o Bom Velhinho ajuda a libertar um macaco de uma gaiola.

Beatriz Policena, 4 anos, foi uma das que conversou com o Papai Noel. Sua mãe, Dione Machado, disse à filha que é importante lutar pela liberdade dos animais.

Maria Eduarda Ribeiro, 9, chorou quando viu o Papai Noel preso. Mas depois ficou feliz ao saber do objetivo. Ela define com uma palavra a atitude de manter animais presos.

– É horrível – disse, contando que ela e seu pai chamaram a Polícia Ambiental recentemente para denunciar um caçador.

O indiozinho Vinícius Salvador, 4, também foi pegar um doce com o Papai Noel. Afinal, os Kaingang lutam para preservar as matas, de onde tiram o alimento. Sara Vitória Érsigo, cinco anos, entregou uma cartinha com os pedidos de Natal. Ela tinha escrito a carta pela manhã na esperança de encontrar algum Papai Noel. Até os adultos brincaram com o Bom Velhinho.

– Por que você está engaiolado? – perguntavam.

A ação teve o apoio da RBS TV Chapecó. De acordo com o Papai Noel do Brasil, a iniciativa não deve ser repetida em outra cidade.

DARCI DEBONA | CHAPECÓ
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3134662.xml&template=3898.dwt&edition=16049&section=213

Nenhum comentário:

Postar um comentário