sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Rússia vai enviar animais para o Espaço a partir de 2012

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
20-Ago-2010

A Rússia está a planear reiniciar a partir de 2012 o programa de investigação na área do comportamento animal no Espaço, informou p director do Instituto de Ciências Biomédicas de Moscovo, Ígor Ushakov. De acordo com este responsável, os primeiros habitantes destas naves espaciais serão ratos, lagartixas, caracóis e microrganismo que vão viver em órbita durante 30 dias.

“Entre 1973 e 1997 várias naves foram enviadas para o Espaço com animais e esperamos retomar este programa a partir de Maio de 2012, mês em que será lançado o primeiro de uma série de satélites, o Bion-M”, afirmou Ushakov numa entrevista à rádio Voz da Rússia.

Para 2013 prevê-se o lançamento de outro satélite, o Fotón-M, que ficará no espaço com pequenos animais durante dois meses.

Ushakov explicou ainda que para 2015 e 2020 estão previstas viagens dos laboratórios espaciais Oka-T-MKS que ao longo de cinco anos vão periodicamente fazer a ligação à Estação Espacial Internacional (EEI). Nestes casos, serão os astronautas da EEI que aí vão depositar os animais e logo analisarão os resultados.

Em 2016, 2018 e 2020, a Rússia planeia lançar no espaço “mini-naves” com microrganismos a bordo que estarão em órbita a 200.000 quilómetros da Terra, ou seja, no espaço interplanetário.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/russia+vai+enviar+animais+para+o+espaco+a+partir+de+2012.htm

Veja mais

 Animais enviados ao espaço

 Clique aqui para ver uma apresentação em Power Point em homenagem à cachorra Laika - "50 Anos da Viagem de Laika" - criação: Rildo Silveira

 Cientistas russos querem enviar um macaco a marte

Nenhum comentário:

Postar um comentário