quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ibama proíbe caça de javalis no Brasil

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Ago-2010
De Agencia EFE

EPA - European Pressphoto AgencyO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou nesta quarta-feira uma norma segundo a qual fica proibido caçar espécies consideradas pragas para a agricultura, como o javali, que antes era autorizada.

Deste modo, fica revogada uma lei que autorizava o controle da população de javalis, que eram capturados ou abatidos sem que as autoridades tivessem registro algum.

O Ibama qualificou esses animais como "praga" devido aos danos que causam nas colheitas, segundo a "Agência Brasil".

A necessidade de criar mais zonas de cultivo e o desmatamento resultante disso derivaram em aumento da população de javalis, que chegaram ao país pela fronteira com a Argentina.

Apesar da nova norma, o Ibama segue considerando o javali uma espécie invasora e nociva para as nativas, os seres humanos e o meio ambiente, por isso mantém a autorização para caçar estes animais em caso de emergência ou de forma circunstancial, para preservar as colheitas.

A nova instrução também prevê criar um grupo de trabalho que deverá definir propostas alternativas que permitam melhorar a eficácia do controle e minimizar o impacto destes animais.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5igqf9JO4yL2WwoRcaMoqLlInKzSw


Ibama proíbe a caça de espécie considerada praga da agricultura

Javali e seus híbridos exóticos são considerados animais invasores e nocivos às espécies nativas

Redação CORREIO

Uma instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União desta quarta (18), revogou uma norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que autorizava o controle populacional do javali, por meio de captura e abate.

O javali e seus híbridos exóticos são considerados animais invasores e nocivos às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente e, principalmente, à lavoura agrícola. Por isso, o controle é autorizado em caráter emergencial e circunstancial, em algumas ocasiões, para preservar as safras.

A instrução normativa prevê ainda um grupo de trabalho, que terá de apresentar e definir propostas para melhorar a eficiência do controle e elaborar alternativas para minimizar os impactos desses predadores. Segundo a Agência Brasil, o grupo terá representantes das superintendências do Ibama nos estados da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

O desequilíbrio populacional das espécies é resultado do desmatamento realizado para dar lugar ao cultivo agrícola. A devastação retira as condições de sobrevivência dos predadores naturais, principalmente gaviões e corujas. Sem eles, e com grande oferta de alimento disponível nas lavouras, as espécies encontraram as condições ideais para sobreviver.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/ibama-proibe-a-caca-de-especie-considerada-praga-da-agricultura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário