domingo, 14 de novembro de 2010

Campinas/SP: Dobram queixas de maus-tratos a animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Nov-2010

De sete casos por dia, em março, delegacia especializada de Campinas recebe hoje até 15 casos

PÂMELA PADUAN - CAMPINAS

A veterinária Alexandra Pavanello segura Billy, com uma pata amputada depois da agressão e de uma infecção. - Foto: Pedro Amatuzzi
A veterinária Alexandra Pavanello segura Billy, com uma pata amputada depois da agressão e de uma infecção. - Foto: Pedro Amatuzzi
A elegacia de Proteção aos Animais, inaugurada em março em Campinas, identificou um aumento no número de denúncias recebidas de maus-tratos a animais. De acordo com a delegada Rosana Mortari, no primeiro mês de funcionamento, apenas ONGs (Organizações Não Governamentais) procuravam o serviço, com uma média de sete denúncias por dia. Atualmente, o número saltou para até 15, entre ligações ao disque-denúncia e boletins de ocorrência.
“Depois da instalação deste setor especializado, e com o passar do tempo, a população foi conhecendo que maus-tratos é crime, previsto na lei 9.605 de 1998. Apesar de não podermos efetuar prisão em flagrante, a pessoa que maltratar qualquer animal pode ser punida com detenção de três meses a um ano, e multa”, ressaltou a delegada. Rosana ainda relatou que nos oito meses de trabalho não houve trote telefônico. “Todas as denúncias que averiguamos até hoje eram verdadeiras”, disse.

Na lista das principais ocorrências estão envenenamento, falta de alimentação, abandono, animal preso em corrente curta e não cuidar quando o bicho doente. A dona de casa Ivete Pereira Paes, 47, procurou a delegacia para denunciar um vizinho. “Eu colocava ração na calçada para a cachorrada e o dele sempre vinha comer. Um dia ele chegou com uma fratura exposta em uma pata e descobri que o dono tinha atirado um banco no bichinho. Fiz a denúncia e uma ONG recolheu o animal, mas não sei se meu vizinho foi autuado”, contou. O cão Billy passou por cirurgia para amputar a pata, que infeccionou, continua internado e será encaminhado a adoção.

Além de cães e gatos, a delegacia também atende denúncias sobre cavalos e pássaros, mas somente no município de Campinas. O setor funciona no 4º Distrito Policial, no bairro Taquaral, e o disque denúncia é 19-3236-3040.

http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=cidades&Materia=440638

Nenhum comentário:

Postar um comentário