terça-feira, 16 de novembro de 2010

Canil nos EUA sacrifica por engano cão que foi 'herói de guerra' no Afeganistão

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Nov-2010


O cão Target / Reprodução
O cão Target / Reprodução
PHOENIX - Um cachorro aclamado como herói por alertar soldados americanos no Afeganistão sobre um ataque suicida foi sacrificado na última segunda-feira, por engano, em um canil no Arizona (EUA).

O pastor alemão Target, que chegou a aparecer no programa da apresentadora Oprah Winfrey, havia fugido dos donos na sexta-feira e foi morto após passar o fim de semana no canil.

A diretora da entidade de controle de animais do estado lamentou o ocorrido. "Tive de dar a notícia pessoalmente ao dono do cachorro, e ele e sua família estão destruídos", afirmou Ruth Stalter, que prometeu uma investigação sobre o caso.

Target e outros dois cães, Sasha e Rufus, foram adotados por soldados americanos no Afeganistão após entrarem num quartel. Eles foram aclamados como heróis ao alertarem sobre a entrada de um homem-bomba no local.

A explosão deixou Sasha gravemente ferida, e a cadela foi sacrificada. Já Target e Rufus conseguiram sobreviver e foram levados para os EUA por militares.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/11/16/canil-nos-eua-sacrifica-por-engano-cao-que-foi-heroi-de-guerra-no-afeganistao-923039183.asp

Cadela que salvou soldados no Afeganistão foi morta por engano nos EUA

Target tinha desaparecido da sua nova casa no Arizona

Target foi uma heroína na guerra do Afeganistão, alertou dezenas de soldados para um atentado suicida, sobreviveu a explosões. Mas agora esta cadela, que chegou a ser uma estrela no programa de televisão de Oprah Winfrey, acabou por ser morta por engano.

Target foi trazida do Afeganistão para o estado norte-americano do Arizona pelo sargento Terry Young e depressa a sua história emocionou muitos americanos. A 11 de Fevereiro salvou vários soldados ao alertar para um atentado suicida. Até que, esta semana, perdeu-se do dono ao afastar-se das traseiras da sua nova casa em Phoenix.

Terry Toung apressou-se a espalhar a notícia na Internet, a contactar as televisões para dizer que a heroína de quatro patas tinha desaparecido, mas os seus esforços acabaram por ser em vão.

Target acabou num abrigo para cães em Pinal County e foi morta por engano. “Quando se trata de matar um animal há alguns procedimentos a seguir”, explicou Ruth Stalter, a directora do abrigo para animais, citada pelo diário britânico “Guardian”. Depois adiantou que, “com base numa investigação preliminar, o funcionário do centro não seguiu esses procedimentos”. Stalter garantiu que o habitual é tentar juntar os animais aos donos e que está a decorrer uma investigação para determinar o que aconteceu.

O sargento Terry Young ficou devastado. “Simplesmente não posso acreditar que uma coisa destas tenha acontecido a um cão tão bom”, disse aos jornalistas. Na base militar de Dand Patan, junto à fronteira afegã com o Paquistão, Target passou a ser uma celebridade, depois de alertar para um bombista suicida num local onde estavam cerca de 50 soldados.

http://www.publico.pt/Mundo/cadela-que-salvou-soldados-no-afeganistao-foi-morta-por-engano-nos-eua_1466513

Nenhum comentário:

Postar um comentário