quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Assembléia Legislativa do RJ preocupa-se com estrada Paraty-Cunha

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
18-Nov-2010
PARATY

Foto: Rodrigo Luiz
Foto: Rodrigo Luiz
O começo das obras de pavimentação da estrada que liga Paraty a Cunha (SP) preocupa os ambientalistas e o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Lazaroni (PMDB). A estradinha corta o Parque Nacional da Serra da Bocaína, santuário ecológico que conseguiu se manter preservado ao longo de cinco séculos de ocupação de sua área adjacente. Para Lazaroni, recém-reeleito para seu terceiro mandato consecutivo, algumas providências são imprescindíveis para que a estrada não cause danos ao meio ambiente.

O parlamentar defende que a Paraty-Cunha, a ser pavimentada nos moldes de uma estrada-parque, tenha redutores de velocidade ao longo de seu trajeto e zoopassagens, vias subterrâneas para que os animais silvestres possam atravessar de uma margem a outra sem risco de atropelamentos.

“Também é muito importante que haja uma fiscalização eficiente, tanto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quanto do Governo do Estado do Rio. É fundamental que se evite a ocupação das margens a partir da pavimentação, como aconteceu em muitas estradas”, acrescenta o deputado.

A estradinha de terra até Cunha sempre existiu, mas nos últimos anos seu estado era tão ruim que poucos se arriscam a passar por ela. O trecho, de 13 quilômetros de chão, fica no Estado do Rio. Em São Paulo, já está tudo asfaltado. Meses atrás o Ibama liberou a licença ambiental para a pavimentação total. O custo, de R$ 66 milhões, será bancado pela Eletronuclear, estatal responsável pela operação das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 e pela construção de Angra 3.

http://www.avozdacidade.com/portal/Politica/htm000021978.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário