quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Gripe aviária infecta porcos na Ásia e pode atingir humanos

08-Set-2010

Ao infectar os suínos, transmissão do vírus H5N1 para os humanos pode ser facilitada

Médico do Departamento de Agricultura de Hong Kong tira amostra de sangue de galinhas importadas da China (AFP/Robyn BECK )

Ano passado, um vírus da gripe suína se adaptou aos humanos e deu início uma pandemia global. Até o dia 1º de agosto deste ano, o vírus H1N1 havia matado 18.449 pessoas em 214 países. Agora pode ser a vez da gripe aviária, a H5N1, rara em humanos, iniciar uma nova epidemia. Cientistas da Indonésia e do Japão monitoraram porcos entre 2005 e 2007, na Indonésia, no auge dos casos da gripe aviária, e descobriram que 7,4% dos 700 animais testados tinham o vírus.

O dado é preocupante. Se a gripe aviária se espalhar entre os porcos, o H5N1 ficaria a somente um passo de se adaptar aos humanos pela transmissão de mamífero para mamífero, já que humanos e porcos são biologicamente e quimicamente parecidos.

A gripe aviária infectou 505 pessoas em 15 países – 300 delas, quase 60%, morreram. A maioria das pessoas atingidas foi infectada tendo contato direto com a carne ou com os próprios animais infectados. A transmissão entre humanos é rara.

O problema é que o vírus está evoluindo e não apresenta sintomas nos porcos, que podem estar carregando a doença pela Ásia. Chairul Nidom, da Universidade Airllanga em Surabaya, um dos autores do estudo que monitorou os porcos na Indonésia, disse à revista inglesa New Scientist que foi encontrado em um dos porcos um vírus capaz de se ligar a uma molécula presente no nariz de porcos e humanos. É o tipo de adaptação que pode torná-lo apto a se espalhar entre a população.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/gripe-aviaria-atinge-porcos-na-asia

Nenhum comentário:

Postar um comentário