quinta-feira, 17 de março de 2011

A pedido de Tripoli, Comissão de Meio Ambiente vai debater uso da energia nuclear no país

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
17-Mar-2011

ImageA Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou nesta quarta-feira requerimento do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) que solicita a realização de audiência pública sobre as fontes de energia no país e esclarecimentos sobre a utilização de energia nuclear em território nacional.

EFEITOS DESASTROSOS

Na avaliação do parlamentar paulista, diante da recente catástrofe ocorrida no Japão, onde cidades foram atingidas por terremoto e conseqüente Tsunami, é necessário debater, além da utilização e pesquisa em energia nuclear, as demais fontes de energia disponíveis e compatíveis com as condições ambientais do Brasil. A intenção de Tripoli é debater a capacidade de geração de energia elétrica frente à demanda e segurança.

No requerimento, Tripoli argumenta que já há um cronograma do Ministério de Minas e Energia que prevê a construção de mais quatro usinas no Brasil. Essas novas usinas devem entrar em operação nos próximos 19 anos. Segundo o deputado, por mais bem preparado que esteja um país e por melhor orientada seja sua população, é limitada a capacidade humana para conter os efeitos dos desastres naturais e nucleares.

“O acidente de Fukushima, que pode se repetir em outras centrais nucleares pelo mundo provoca dúvidas sobre o nível de segurança das usinas nucleares e estimula o debate sobre a necessidade de usar energia nuclear”, argumentou, ao defender maiores investimentos em fontes de energia alternativas, como a eólica e solar,

No documento aprovado por unanimidade pelo Colegiado, o parlamentar paulista solicita que sejam convidados para o debate o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Gonçalves; o Professor Luiz Pinguelli Rosa, mestre em engenharia nuclear e doutor em física; Fabio Feldmann, ex-deputado e consultor ambiental, além dos presidentes da Secretaria Nacional da Defesa Civil e da empresa estatal Eletrobras Furnas.

Na 53.ª Legislatura, Tripoli já havia demonstrado preocupação com a retomada das atividades nucleares no Brasil. Ele foi o autor de diversos requerimentos de informação endereçados aos Ministérios de Minas e Energia e de Meio Ambiente que solicitavam esclarecimentos acerca da retomada da construção da usina nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro e de seu processo de licenciamento ambiental.

Fonte: Assessoria do deputado.
http://www.rede.tripoli.com.br/profiles/blog/show?id=2305715%3ABlogPost%3A169550&xgs=1&xg_source=msg_share_post

Nenhum comentário:

Postar um comentário