terça-feira, 9 de novembro de 2010

Chimpanzé chega do Líbano para morar em Santuário do GAP no Brasil

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Nov-2010

09/11/2010: Está prevista para hoje a chegada do chimpanzé Omega no Santuário do Paraná, mantido pelo Instituto Conservacionista Anami e afiliado ao Projeto GAP. Omega está vindo do Líbano depois de ter sido resgatado pela ONG “Animals Lebanon” de um zoológico no sul do país, que foi fechado após uma série de denúncias de maus-tratos aos animais.

Omega tem 12 anos de idade e foi usado por dois anos, quando era mais jovem, por um restaurante para servir narguilé para os clientes. Depois que ficou impossível controlá-lo, Omega foi dado para o zoológico e lá permaneceu sozinho por oito anos, numa jaula minúscula.

Mas a sorte de Omega está prestes a mudar graças ao Instituto Conservacionista Anami, que, ao ter conhecimento de denúncia e da necessidade de um local para destinar o chimpanzé, concordou em abrigá-lo no Santuário afiliado ao GAP da cidade de São José dos Pinhais

O Santuário do Paraná é um dos quatro santuários de grandes primatas afiliados ao GAP no Brasil. Em consonância com as ideias do projeto, sua missão é oferecer abrigo a chimpanzés que foram explorados e oferecer a eles todos os recursos e cuidados necessários visando sua qualidade de vida em sistema de cativeiro.

A transferência de Omega do Líbano para o Brasil é uma operação complexa que está seguindo todos os procedimentos legais em relação à importação de grandes primatas. O objetivo é assegurar a segurança do chimpanzé e da viagem e garantir sua adaptação às instalações do santuário. Esta transferência também demonstra a importância de parcerias entre países de diferentes continentes no trabalho de defesa dos direitos dos grandes primatas.

Mais informações sobre o Santuário do Paraná: http://www.projetogap.org.br/pt-BR/santuarios/Curitiba

Mais informações para a imprensa:

Jaqueline B. Ramos

jornalista - gerente de comunicação do projeto GAP Brasil/Internacional

Tels.: (12) 3307 7004, (12) 8134 5465, (11) 7749 5320

Nextel: 100*14777

Skype: jaqueline.b.ramos


Líbano: chimpanzé fumante é resgatado e será enviado ao Brasil

08 de novembro de 2010 • 14h27

Um chimpanzé de 12 anos que foi resgatado em uma jaula em Ansar, no sul do Líbano, será enviado para o Brasil. Segundo a organização não governamental Animals Lebanon, quando novo, Ômega, como é chamado, foi treinado para se apresentar em um restaurante, mas ficou forte demais e foi trancado na jaula. O local fica em um pequeno zoológico particular que, segundo a organização, não tinha condições para funcionar. Além do espaço pequeno, o chipanzé adquiriu o hábito de fumar cigarros jogados pelo público.

Nesta segunda-feira, o chimpanzé foi sedado para ser encaminhado a um santuário em Vargem Grande, em São Paulo, onde viverá em um ambiente mais adequado e poderá interagir com outros chimpanzés. Segundo a ONG, o dono do zoológico fechou as portas após uma campanha de seis meses contra o estabelecimento e encaminhou todos os animais para a Animals Lebanon.

A organização afirma que a espécie frequentemente é vista no Oriente Médio em zoológicos particulares, hotéis e mercados ilegais de venda de animais.

Com informações da agência AP.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4780367-EI8145,00-Libano+chimpanze+fumante+e+resgatado+e+sera+enviado+ao+Brasil.html

Chimpanzé ex-fumante embarca para santuário ecológico no Brasil

8, novembro, 2010

Foto: AP/Hussein Malla
Foto: AP/Hussein Malla

Ômega, um chimpanzé de 12 anos que fumava para entreter clientes em restaurantes no sul do Líbano, embarca para um santuário ecológico no Brasil nesta segunda-feira (8) após ter sido resgatado em um zoológico. Ele passou os últimos dez anos trancado numa jaula do zoo do Líbano, um país virtualmente sem leis de proteção aos animais.

Na foto abaixo, Ômega é fotografado por Jason Meier, diretor executivo do grupo de defesa dos animais Animals Lebanon. Logo após a foto, o chimpanzé foi sedado para poder viajar.

Foto: AP/Hussein Malla
Foto: AP/Hussein Malla

http://www.abril.com.br/blog/pet-work/2010/11/08/chimpanze-ex-fumante-embarca-para-santuario-ecologico-no-brasil/


Chimpanzé ex-fumante embarca do Líbano para 'refúgio' no Brasil

08/11/2010 14h40 - Atualizado em 08/11/2010 17h25

‘Ômega’, 12 anos, foi atração de restaurantes da localidade de Ansar.
Quando ficou maior, ficou preso em uma jaula de 40 metros quadrados.

Do G1, com informações da AP


Jason Meier (à dir.) diretor-executivo da Animals Lebanon, um grupo de defesa dos direitos animais, e An Pas, veterinário belga, examinam Ômega antes da viagem para o Brasil (Foto: Hussein Malla / AP)

Jason Meier (à dir.) diretor-executivo da Animals Lebanon, um grupo de defesa dos direitos animais, e An Pas, veterinário belga, examinam Ômega antes da viagem para o Brasil (Foto: Hussein Malla / AP)
Veterinários examinam Ômega, um chimpanzé de 12 anos e 60 quilos, no zoológico da Ansar, no sul do Líbano, antes de transportá-lo nesta segunda-feira (8) para o aeroporto de Beirute rumo a um santuário de vida animal no Brasil.

Chimpanzé Ômega em 'recaída' no zoo de Ansar: funcionários reclamavam que visitantes davam cigarros para o animal (Foto: divulgação Animals Lebanon via AP 10-6-2010)
Chimpanzé Ômega em 'recaída' no zoo de Ansar: funcionários reclamavam que visitantes davam cigarros para o animal (Foto: divulgação Animals Lebanon via AP 10-6-2010)

A agência de notícias Associated Press não informou que santuário é esse. Até dois anos de idade, Ômega era atração em restaurantes de Ansar porque fumava e servia água aos clientes. Quando ficou maior, foi transferido ao zoo, onde passou a viver em uma jaula de 40 metros quadrados. Funcionários reclamavam que visitantes davam cigarros para o chimpanzé, que nunca subiu em árvore nem viu outro animal de sua espécie. (Nota T.A. - Conforme o texto que abre esta página o chimpanzé irá para o Instituto Conservacionista Anami, afiliado ao Projeto GAP).

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/11/chimpanze-ex-fumante-embarca-do-libano-para-refugio-no-brasil.html

Um comentário:

  1. Eu estou muito feliz por este Animal que estava sofrendo com O mesmo problema dos homems, infelisment!!ainda bem que tem pessoas a favor dos animais, pq certo seres humanos é pior do que eles quer dizer nem se compara!!!Um Grande Abraço...Aparecida Mian...cidamian@yahoo.com.br

    ResponderExcluir