domingo, 22 de agosto de 2010

Supermercado de Londres causa polêmica ao vender carne de esquilo

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
22-Ago-2010

Folha Online

Um supermercado de Londres tem causado polêmica ao vender carne de esquilo cinza, animal comum nos parques e jardins da cidade e sucesso entre os turistas.

Por se tratar de animal silvestre, a comercialização tem recebido críticas de uma entidade de proteção animal, que classificou a venda como "massacre da vida selvagem". A loja, porém, defende que, além de ser uma carne magra e saudável, é mais sustentável ecologicamente do que a de vaca, por exemplo.

"Ao contrário do esquilo, que é caçado no seu habitat, o gado de corte precisa de extensas pastagens", afirma Andrew Thornton, proprietário do supermercado Budgens em Crouch End, bairro no norte londrino.

A marca Budgens é uma franquia do grupo The Musgrave, que tem 180 pontos de venda no Reino Unido. Por ser independente, o supermercado tem liberdade para escolher o que vai nas prateleiras.

Fora de estoque

Os esquilos são vendidos a 4,50 libras por unidade (cerca de R$ 12) e mal param no estoque. "Costumo vender 15 por semana. Se tivesse mais, venderia mais, só que têm estado em falta ultimamente", diz Thornton. Ele conta que começou a oferecer o produto há seis meses para atender a pedidos de clientes. Cada unidade tem 230g e serve uma pessoa.

Alertada por um consumidor, a entidade britânica “Viva!” lançou recentemente uma campanha de conscientização contra a venda da carne. Em nota, afirma que "os esquilos pertencem às árvores e não aos pratos e que é vital alertar as pessoas de que o seu consumo não é aceitável".

Para a empresa que fornece esquilo ao mercado, a Wild Meat Company, a ONG escolheu o animal errado. "O esquilo cinza, originário da América do Norte, foi introduzido no Reino Unido e acabou tomando o lugar do vermelho. Ele se reproduz facilmente e é visto como uma peste nas fazendas, come os frutos e, às vezes, os ovos de aves", afirma o caçador e sócio da companhia Robert Gooch.

A entidade rebate o argumento: "matar milhares de esquilos cinzas para aumentar a população dos vermelhos é irracional, desumano e fadado ao fracasso, porque eles se reproduzem rápido", afirma a zoologista e fundadora da “Viva!”, Juliet Gellatley.

A ONG afirma não ter conhecimento de outro supermercado que venda esquilo, mas diz que pode ser encontrado no cardápio de alguns restaurantes. "Essa moda de comer animal silvestre é desnecessária e cruel."

Apesar da controvérsia, Thornton pretende continuar vendendo os esquilos no seu supermercado. "Com a visibilidade que o assunto tomou, eu conseguiria certamente vender umas 200 unidades por semana. Pena que não tenha em estoque por enquanto."

O sócio da The Wild Meat Company explica que às vezes o esquilo fica em falta porque há outros animais a serem caçados, mas que logo a carne é reposta. A empresa, que não é a única a oferecer esse tipo de produto no Reino Unido, também comercializa outros animais, como faisão, pato, coelho, lebre, perdiz e cervo.

http://emsergipe.globo.com/noticias/?act=visualizar&id=121660&s=mundo&c=mundo&cidade=

Nenhum comentário:

Postar um comentário