sábado, 28 de agosto de 2010

ONG apura maus-tratos contra animais em Ribeirão Preto/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Ago-2010

Levantamento da Ava de atendimentos feitos no mês passado aponta 14 denúncias, com 50% confirmadas

Ana Paula Sousa

Casal de chow chow é monitorado no Monte Alegre - Foto: Weber Sian - 27.jul.2010 / A Cidade
Casal de chow chow é monitorado no Monte Alegre - Foto: Weber Sian - 27.jul.2010 / A Cidade
A AVA (Associação Vida Animal) investiga sete casos confirmados de maus-tratos contra animais em julho deste ano em Ribeirão Preto. Os registros de violência incluem falta de alimentação, de higiene e até mesmo abandono.

A associação começou a fazer um levantamento das ligações que recebeu no mês passado para ter um controle dos atendimentos. Das 130 chamadas telefônicas recebidas em julho, dez foram denúncias. Outras quatro acusações chegaram por correio eletrônico.

Deste total, 50% representavam problemas simples de posse consciente por parte dos donos e não foram abertas investigações. Já a outra metade dizia respeito a algum tipo de violência feita, principalmente, contra cachorros.

"Existem donos que colocam comida apenas uma vez na semana e deixam o animal sem água, desamparado", diz a presidente da ONG, Maria Cristina Dias.

A falta de cuidados dos donos com dois rottweilers, que tomam conta de um casarão na região central de Ribeirão Preto, motivaram uma denúncia nesta sexta-feira. Segundo Cristina, o caso é acompanhado por uma representante da Comissão dos Direitos dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A reportagem tentou entrar em contato com a advogada, mas não conseguiu localizá-la.

Outro caso

Um mês após receber uma denúncia de suspeita de maus-tratos que envolve um casal de chow chows, no bairro Monte Alegre, na zona Oeste, a AVA continua a monitorar os cachorros.

Segundo a presidente da ONG, Maria Cristina Dias, o dono retirou os cães da casa onde viviam para fazer uma reforma e os deixou com um amigo que é adestrador. "Essa pessoa nos procurou para comunicar a mudança e disse que o dono tem boas intenções", afirmou a presidente da associação de proteção.

Apesar da mudança, o macho do casal, que sofre com problemas de pele característicos da raça e estava sem pelo nas patas, continua a passar por tratamento indicado por uma veterinária da AVA.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/08/28/ong-apura-maus-tratos-contra-animais-em-ribeirao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário