segunda-feira, 19 de julho de 2010

Portugal: Tourada será alvo de ação de protesto

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
19-Jul-2010

O. Azeméis Contra apoio da Câmara


SALOMÃO RODRIGUES

A tourada que, no sábado, se realiza em Cucujães, Oliveira de Azeméis, deverá contar com uma ação de protesto da Associação dos Amigos dos Animais de Santa Maria da Feira. A Aanifeira contesta um alegado apoio da Câmara e da Junta. A Autarquia nega.

"Estamos a começar a organizar as pessoas que nos apoiam para uma acção de contestação", confirmou, ao JN, o presidente da Aanifeira, Vítor Barros.

O responsável salvaguarda que o protesto junto do campo do Clube Desportivo de Cucujães, local da tourada, só irá realizar-se se for possível mobilizar um número "aceitável" de pessoas. "O apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia é mau de mais", crê Vítor Barros. Num comunicado distribuído pela associação, considera-se "inqualificável o significado do simples acto de apoiar uma barbárie dessa natureza e o que isso significa em termos de retrocesso nos valores éticos, morais e cívicos".

Câmara nega qualquer apoio

A Aanifeira adianta que "a realização dessa atrocidade não é da vontade da maioria do povo de Cucujães, nem tão-pouco os munícipes de Oliveira de Azeméis". "Muitas dezenas de cucujanenses e centenas de oliveirenses são sócios da associação" justificam.

Argumentos que levam a pedir a suspensão da tourada e outra "qualquer demonstração pública de atentado à vida". E lembram que o slogan adoptado pela Autarquia é: "Azeméis é vida!".

"Houve um pedido de licenciamento por parte de uma empresa e a Câmara diferiu. Tratou este evento como faz com qualquer outro", explica o vereador Ricardo Tavares, negando qualquer apoio da Câmara. O autarca lembra ainda: "Ninguém é obrigado a assistir. Só vai quem quer como noutro evento qualquer".

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Oliveira%20de%20Azemeis&Option=Interior&content_id=1622098

Nenhum comentário:

Postar um comentário