quarta-feira, 21 de julho de 2010

João Pessoa/PB: Rinhas no sertão

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Jul-2010

Ibama e PM desmontam rinha de canários na Paraíba

fonte: Ibama/ PB

Além de perderem a liberdade, animais eram usados para promover rinhas. Pelo menos foi o que admitiu o “dono” dos bichos, quando fiscais do Ibama e da Polícia Militar chegaram à zona rural do município de São João do Rio do Peixe, a cerca de 550 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba.

Foram apreendidos 22 canários-da-terra e dois bigodes, além de jaulas. Duas delas eram destinadas à prática de briga de canários. Ao responsável pelo local e pelas aves, foi aplicada uma multa no valor de R$ 12 mil. Segundo ele, participavam das “disputas” pessoas não só de São João do Rio do Peixe, mas de Cajazeiras, Sousa e outras cidades da vizinhança.

Segundo analista ambiental Jaime Pereira da Costa, coordenador de operações do Ibama no Estado, as ações de fiscalização na região do Alto Sertão da Paraíba fazem parte das operações de interiorização, que visam coibir as práticas de criação, comercialização e maus tratos de animais silvestres, diga-se, bastante comum na região.

Só neste ano já foram apreendidos mais de 1.200 animais silvestres e aplicadas perto de R$ 200 mil em multas. A Operação Zenaide (nome de uma espécie de ave migratória que ocorre neste período de chuvas na região) foi concebida para atender a uma grande demanda de denúncias da população do Alto Sertão da Paraíba.

http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,307605,Rinhas+no+sertao.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário