segunda-feira, 12 de julho de 2010

Alagoas: Polícia Militar apreende dezenas de galos em rinha

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Jul-2010

De acordo com sargento, a operação foi feita a partir de denúncia anônima

Gazetaweb

Animais ficavam presos em uma espécie de armário (Fotos: Gabriela Moreira)
Animais ficavam presos em uma espécie de armário (Fotos: Gabriela Moreira)

Utilizar-se da vida de seres vivos com a finalidade de diversão não se trata apenas de uma maldade gratuita contra os bichos, como também é crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, que declara sanções contra quem abuse, maltrate e fira animais. A antiga 'briga de galo' é uma das práticas mais comuns que vem sendo coibida por eventuais ações policiais. Na manhã desta segunda-feira (12), uma guarnição efetuou mais uma apreensão de galos e outros pássaros na Rua Lago da Paz, bairro do Vergel do Lago.

De acordo com o sargento Jeilson, a operação foi realizada a partir de denúncia anônima e realizada em conjunto com o Comando de Polícia da Capital. O comandante informou que foram apreendidas 20 galor e outros 12 pássaros e o proprietário, identificado como José Carlos da Silva, de 40 anos, foi punido com a assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os animais foram levados ao centro de triagem do Ibama.

Não é a primeira vez que as rinhas de galo terminam em TCO e apreensões. Em março deste mesmo ano, uma equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) efetuou uma operação na Feira do Passarinho, centro de Maceió, onde foram encontradas 30 aves silvestres, a maioria já bastante machucada.

Acusado foi notificado pela Polícia Ambiental (Fotos: Gabriela Moreira)
Acusado foi notificado pela Polícia Ambiental (Fotos: Gabriela Moreira)

Uma outra ocorrência, mais recente, teve desfecho ainda mais grave. Um rapaz identificado como José de Melo de Oliveira, foi assassinado a tiros nessa quinta-feira (08), no Barro Duro, após, segundo informações da família, ter se envolvido numa discussão com um amigo motivada por brigas de galo.

O rapaz estava dentro de casa, e ao abrir a porta, foi atingido por três disparos. O principal suspeito, identificado como Chaves - que era seu amigo -, fugiu do local.

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=208630


Operação: 20 galos são apreendidos e rinha é fechada no Vergel


por Lídia Lemos

Uma rinha de galos foi fechada na manhã desta segunda-feira (12), graças a denúncia anônima ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). A ação comandada pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC) em conjunto com o BPA, resultou no fechamento da rinha, que funcionava na Rua da Palma, no bairro do Vergel do Lago.

Aves foram apreendidas e levadas para o Ibama

No momento da abordagem, segundo os militares, os animais estavam brigando na arena. Cerca de 20 galos foram apreendidos na operação, ainda de acordo com informação dos militares.

As aves foram levadas para o Ibama. E será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) sobre o ocorrido.

Crime

A prática popularmente conhecida como 'briga de galos' é considerada crime ambiental e se enquadra no artigo 32 da legislação ambiental, que prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=meio_ambiente&cod=1649

Nenhum comentário:

Postar um comentário