sábado, 22 de janeiro de 2011

Rio de Janeiro: Zona Sul terá feiras de adoção de animais resgatados na Região Serrana

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Jan-2011

Abrigo em Teresópolis para cachorros que foram abandonados ou que perderam os donos vítimas das chuvas na Região Serrana/ Foto: Márcio Alves - O Globo
Abrigo em Teresópolis para cachorros que foram abandonados ou que perderam os donos vítimas das chuvas na Região Serrana/ Foto: Márcio Alves - O Globo
RIO - Além de rações, remédios e tratamento, as centenas de animais resgatados na Região Serrana precisam urgentemente de novos donos. O apelo vem sendo feito por veterinários, voluntários e protetores que estão trabalhando nas áreas castigadas pelas chuvas e andam preocupados com a superlotação dos abrigos, que pode levar à proliferação de doenças entre os cães e gatos. A estimativa é que nas últimas duas semanas cerca de 500 bichos tenham sido levados para viver em galpões e prédios em Teresópolis, Itaipava e Friburgo.

Para tentar ajudar a amenizar o problema destes animais, neste final de semana voluntários farão uma grande mobilização na Zona Sul. Neste sábado, haverá uma feira de adoção, a partir das 9h, em Copabacana (Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas 61), e domingo, a partir das 10h, no Parcão da Lagoa, perto do Corte de Cantagalo. Os animais, a maioria filhotes, foram trazidos esta semana de Teresópolis, Petrópolis e Friburgo por voluntários. Em Itaipava, o Grupo de Assistência e Proteção aos Animais (Gapa) vai promover na manhã deste sábado uma feira de adoção no estacionamento de um supermercado em Itaipava (Estrada União-Indústria 11.711). Quem não puder ir às feiras tem a opção de adotar um dos oito cães trazidos pela veterinária Andrea Lambert, da Comissão Especial de Proteção Animal da Alerj (andrealambert@terra.com.br).

A veterinária Patrícia Nunes, capitã da Polícia Militar, esteve na segunda-feira em Teresópolis com outros nove integrantes do Regimento de Polícia Montada da PM para ajudar no resgate de animais e ficou chocada com o que viu: o espaço já tem 300 cães - muitos deles doentes- e a cada dia recebe mais resgatados.

- É preciso ajudar a esvaziar aqueles abrigos. Eles precisam de novos lares - diz a veterinária, que ajudou a resgatar sete cães e assistiu a chegada de mais 30 no galpão do Meudom quando este lá.

A voluntária Elizabete Filpi, a Bebete, da ONG Estimação, que coordenando o galpão em Teresópolis, conta que, apesar da situação crítica, a equipe tenta fazer as doações de forma responsável.

- Estamos tendo muito trabalho e precisamos encontrar novos lares para os que estão no abrigo. Só assim conseguiremos atender os outros que chegam. Mas somos responsáveis, não estamos doando para qualquer um - diz Bebete, acrescentando que os animais são vermifugados e castrados e só os saudáveis são oferecidos.

Em Itaipava, segundo cálculos de alguns protetores, o número gira em torno de cem cães abrigados no Ciep cedido pela prefeitura e em lares temporários de pessoas que se sensibilizaram com a causa e receberam um bicho em casa provisoriamente. De acordo com coordenador da Comissão Especial de Proteção Animal da Alerj, Fabiano Jacob, que ajudou a montar o galpão de Teresópolis e também tem trabalhado em Itaipava, apesar da solidariedade da população, o número de adoções ainda é pequena.

- Ontem (quinta-feira) aconteceram 20 adoções no galpão do Meudon. A maioria de pessoas que vieram do Rio e foram lá levar ração e acabaram se apaixonando por um dos animais e acabaram levando - disse - Mas estamos tendo o cuidado para nos certificar de que eles não têm dono, pois ainda há muitos moradores de Teresópolis que estão indo ao galpão procurar seus bichos - completa Fabiano,que esta semana emocionou-se ao entregar uma pitbull a seu dono, um morador de Teresópolis que perdeu a casa e parentes nas enxurradas.

Em Friburgo, a situação também é grave. Segundo o voluntário Alexandre Pelagaggi, do "Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 patas", o galpão da Secretaria de Bem Estar Animal tem 70 cães, todos debilitados.

- Como a situação na cidade é crítica, o abrigo da secretaria está aceitando apenas os animais que precisam de tratamento médico ou estão em risco - explica Alexandre - Mas as equipes estão dando assistência a um outro abrigo mantido por uma ONG, com 360 cães e gatos - completa Alexandre, que está na cidade desde quinta-feira.

Desde o último dia 13, o "Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 patas", j á arrecadou cerca de 16 toneladas de doações para os animais vítimas da Região Serrana . A ideia inicial da campanha era abastecer apenas as cidades de Areal e São José do Rio Preto, onde muitos animais se encontravam debilitados e sem ajuda. Mas, diante da grande quantidade de produtos arrecadado o grupo conseguiu atender também às outras cidades da Região Serrana atingidas pelas chuvas. Na terça-feira, o Projeto enviou para Nova Friburgo, cerca de 1 tonelada de rações, medicamentos e água para o galpão da Secretaria de Bem Estar Animal. Até esta quinta-feira, o projeto já havia enviado para Nova Friburgo cerca de 8,5 toneladas, além de 2,5 toneladas de ração doadas pela empresa Guabi.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/22/zona-sul-tera-feiras-de-adocao-de-animais-resgatados-na-regiao-serrana-923586522.asp

Leia mais:

Rio de Janeiro: Itaipava terá feira de adoção de animais

Mais de 250 animais já foram resgatados na Região Serrana

A verdadeira história do cachorro Caramelo, resgatado em cima de escombros na Região Serrana

Nenhum comentário:

Postar um comentário