segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma aventura branca

Exposição mostra o Ártico além dos mitos que o reduzem a lar de ursos polares e esquimós

Se todo o conhecimento que você tem do Ártico vem dos livros escolares ou das breves passagens pelo Discovery Channel nas zapeadas no controle remoto, a exposição Noruega Polar – A Aventura Branca é uma boa chance de ver mais de perto a realidade dessa região. A mostra itinerante serve para atualizar quem só imagina ursos polares e esquimós quando pensa nos polos.

Jefferson Simões, diretor interino do Centro Polar e Climático da UFRGS, destaca que muitos livros didáticos estão desatualizados:

– Pouco se fala da geografia e da relevância dos polos. Muitos livros ainda são baseados em mitos do século 19, como os esquimós.

Os cartazes e vídeos integrantes da mostra contam como vivem hoje os 4 milhões de habitantes do Ártico e de que forma o clima rigoroso exigiu evoluções de plantas e animais. Mais que isso, a exposição mostra que os polos são grandes indicadores das mudanças climáticas em operação – antes de qualquer alteração na temperatura das demais partes do planeta, a imensidão branca dá o alerta.

Que desafios devem ser enfrentados para equilibrar o uso e a proteção dos polos? Que pesquisas estão sendo desenvolvidas? São perguntas que a mostra busca responder.

Noruega Polar – A Aventura Branca foi criada em 2005 para comemorar os cem anos da independência norueguesa. Antes de chegar ao Brasil, a mostra esteve na Argentina e deve seguir para Chile e Peru.


Serviço

EM PORTO ALEGRE ATÉ 31 DE MARÇO

  • No Salão de Festas da Reitoria da UFRGS, na Av. Paulo Gama, 1103
  • De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
  • Informações pelos telefones (51) 3308-3390 ou 3308-4022
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2824090.xml&template=3898.dwt&edition=14204&section=1913

Nenhum comentário:

Postar um comentário