segunda-feira, 1 de março de 2010

Ibama adverte moradores por captura de jacaré em PE

O jacaré-do-papo-amarelo foi capturado na última segunda-feira por moradores do bairro Jardim Jordão - Foto: Ibama/Divulgação
O jacaré-do-papo-amarelo foi capturado na última segunda-feira por moradores do bairro Jardim Jordão - Foto: Ibama/Divulgação
O Ibama advertiu os moradores do bairro Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, sobre a captura de um jacaré-do-papo-amarelo feita nessa segunda-feira. O animal foi levado para o Ibama e será solto nesta terça em áreas livres do município de Escada, na bacia do rio Pirapama.

Ao comentar o caso, o Núcleo de Fauna do Ibama de Pernambuco deixou clara sua posição contrária à captura feita pela população de Jardim Jordão. Segundo o órgão, esta atitude é um erro, que pode até ser considerada um crime ambiental, resultando em multa e processo criminal, com penas de até um ano de detenção.

De acordo com o biólogo Yuri Valença, o jacaré não oferece riscos às pessoas, a menos que seja importunado. "Ao tentar capturar o jacaré ele vai se defender e pode provocar sérios acidentes, pois suas mandíbulas são muito fortes", explica.

Ele informa também que não existem relatos de ataques desse animal a seres humanos em situações corriqueiras e, portanto, não há por que aprisionar o animal que se encontra solto.

O Ibama alerta que, se caso um jacaré invada um quintal ou uma casa o procedimento correto é tentar afugentá-lo com uma vara para a área de onde veio, provavelmente um rio ou córrego. Se o morador quiser fazer a tarefa, deverá procurar os órgãos competentes, como as guardas municipais, os policiais militares da Cipoma, os bombeiros ou o próprio Ibama.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4297364-EI306,00-Ibama+adverte+moradores+por+captura+de+jacare+em+PE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário