segunda-feira, 1 de março de 2010

Pantanal do Mato Grosso deve ter maior cheia dos últimos 15 anos

Jornal Nacional, O Globo

O Pantanal mato-grossense, a maior planície alagável do planeta, deve registrar este ano a maior enchente em 15 anos. Muitas fazendas já estão ilhadas e em alguns trechos, as rodovias ficaram intransitáveis. Desde 1998 o Pantanal está vivendo um ciclo de cheias de boas proporções, que é quando o nível do rio Paraguai na régua da Marinha em Ladário, ultrapassa os 5 metros.

Numa fazenda, a água subiu de repente e deixou o gado ilhado. A enchente cobriu a cerca e boa parte das áreas de pastagem. Os peões tiveram que agir rapidamente para salvar os animais. Só no local, são 400 cabeças de gado e os bezerrinhos tiveram dificuldade para passar.

- Está muito cheio este ano, é uma coisa fora do normal - disse o trabalhador rural Júnior Borges.

O gado é transferido para a parte mais alta da propriedade, onde ainda há alimentação. Só assim é possível evitar que os animais percam peso e morram. Distante três quilômetros do rio, a fazenda está cercada pela água.

Os fazendeiros deixam o gado em terra firme, mas continuam monitorando a subida da água. Se o rio voltar a encher, uma nova operação de transferência dos animais pode ser deflagrada e o rebanho deve continuar na região por mais 60 dias, até que a água comece definitivamente a baixar no Pantanal.

- Este é o ano que eu vi encher mais. Eu nunca tinha visto uma cheia desse tipo - disse o fazendeiro Antonio Brás Rossi.

Na região de Barão de Melgaço, em Mato Grosso, muitos sítios também estão ilhados. A água invadiu o curral e ameaça entrar na casa.

- A cada dia enche mais - diz uma moradora.

Em alguns trechos, as rodovias também ficaram intransitáveis. Na BR-364, entre Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, os caminhoneiros chegaram a passar 19 horas em um atoleiro.

- A gente espera quase que o ano inteiro para esses três meses de safra, que é quando o frete sobe, para gente poder ganhar um pouco mais. Mas aí acontece isso - lamentou o caminhoneiro Volmir Gomes de Oliveira.

Mas apesar disso, cheia no Pantanal significa renovação da vida. Com muita água os peixes se reproduzem melhor e os alevinos sobrevivem em maiores quantidades. Além disso ela necessária para garantir a cadeia alimentar de um dos maiores biomas do mundo.

De acordo com os pesquisadores, o equilíbrio do Pantanal vem do sobe e desce das águas.

Veja a rotina de variação das águas no Pantanal:

Janeiro e Fevereiro: Período das cheias onde os passeios de barco são o ponto forte para contemplar toda a flora pantaneira e admirar Belas paisagens.

Março e Abril: Período das cheias, rico em flora, principalmente plantas aquáticas, belas paisagens, concentração de mamíferos, início da chegada das aves, clima quente no fim do dia, dias longos, chuvas.

Maio, Junho e Julho: Período da vazante (transição da "cheia" para a "seca"). Época muito rica em aves, principalmente o Colheireiro. Répteis e pequenos jacarés. Noites mais frias e dias secos.

Agosto e Setembro: Período de nascimento dos filhotes nos ninhais, rios bem mais secos, cores lilás e rosa nos Ipês, período bom para pesca, sem chuvas, vegetação seca, muitos répteis, mudanças bruscas de temperatura.

Outubro, Novembro e Dezembro: Preparação da saída das aves do ninhal, concentração de pequenas aves, rios e vegetações secas, clima quente, flores nos aguapés e um belíssimo pôr do sol.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/02/28/pantanal-do-mato-grosso-deve-ter-maior-cheia-dos-ultimos-15-anos-915956175.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário