quarta-feira, 3 de março de 2010

EUA: Os bonobos que conversam com humanos

Great Ape Trust of Iowa
SANTUÁRIO GREAT APE TRUST DE IOWA

No Santuário Great Ape Trust de Iowa existe um grupo de seis bonobos e seis orangotangos. Eles têm se especializado em desenvolver com os bonobos a conversa na linguagem humana.

Segundo um trabalho publicado pelos cientistas Janni Pedersen, PhD da Universidade Estadual de Iowa, Pär Segerdahl, científico sueco, e William M. Fielder, diretor científico do Santuário, “Os bonobos Kanzi, Panbanisha e Nyota têm adquirido a habilidade de entender a nossa linguagem humana e conversam conosco apontando no lexigrama que eles usam para comunicar-se.”

Estas conclusões são importantes, pois indicam que através da criação e treino – como acontece com os humanos – é possível que os grandes primatas desenvolvam a habilidade de comunicar-se conosco e nos entender.

Alguns pesquisadores no passado, como Michael Tomasello, do Instituto de Antropologia Evolutiva Max Planck da Alemanha, colocaram em dúvida que o gesto de apontar, no caso de chimpanzés e bonobos cativos, tenha um propósito específico de comunicação.

Este trabalho do grupo de pesquisadores de Iowa indica claramente que é possível, através da criação e do contato com os humanos, desenvolver a capacidade de comunicação dos primatas, pois eles sabem que podem fazer-se entender e compreender o que nós lhe falamos ao mesmo tempo.

Mais informações: http://www.greatapetrust.org/media/releases/2009/nr_39a09.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário