segunda-feira, 1 de março de 2010

Rio de Janeiro/RJ: Cães e gatos estressados com tiros de traficantes estão morrendo

ImageNo cruzamento das avenidas Dom Helder Câmara e dos Democráticos, onde bandidos armados circulam livremente com fuzis e pistolas, o som dos disparos feitos pelos traficantes e dos fogos de artifício vem causando a morte de cães e gatos que vivem na Sociedade União Internacional Protetora dos Animais(Suipa).

Organização sem fins lucrativos que cuida de mascotes abandonados, a Suipa abriga três mil animais e está localizada no número 1.801 da Dom Helder Câmara, na entrada da favela do Jacarezinho e a poucos metros de Manguinhos. Quando os bandidos usam o seu armamento e espalham o terror pelas comunidades ou promovem queimas de fogos para avisar a chegada da polícia, o barulho causa estresse nos bichos, levando a uma agitação incomum. Nervosos, os cães forçam a própria coleira, o que às vezes provoca enforcamentos, e brigam entre si. Se o tiroteio acontece depois das 22h, o problema é ainda maior.

-Eles ficam mais fracos, com a imunidade baixa e propensos a entrar em confronto com os outros cachorros. Já tivemos várias mortes, principalmente durante a madrugada, quando não tem ninguém tomando conta e não dá para separar — disse o supervisor veterinário da Suipa, Izanagi Ferreira, de 33 anos.

A presidente da instituição, Izabel Nascimento, confirmou a preocupação com as baixas. Segundo ela, a perda mais recente, motivada pelo estresse, aconteceu na semana passada, quando um cão foi encontrado morto em suas instalações. De acordo com o veterinário, nas noites de festas, como aniversários de chefes do tráfico ou bailes funk, o risco aumenta.

— Esse tipo de barulho já nos incomoda demais. Com eles é pior, porque a audição canina é muito mais aguçada do que a humana. Então, o efeito dos tiros e fogos é mais grave — explicou Izanagi.

http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts/2010/03/01/caes-gatos-estressados-com-tiros-de-traficantes-estao-morrendo-270224.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário