terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Brigitte Bardot lidera campanha contra sacrifício de animais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
04-Jan-2011

Fundação da atriz Brigitte Bardot lançou campanha de denúncia contra o abate de animais

Várias associações francesas lideradas pela fundação da atriz Brigitte Bardot lançaram nesta terça-feira (4) uma campanha de denúncia contra o abate de animais dentro das normas "halal" e "kosher".

Um total de 2.266 cartazes distribuídos por todo o território francês denuncia as consequências de uma exceção da lei europeia estipulada em 1993 para os muçulmanos (pelas normas "halal") e judeus (pelas regras "kosher"), que permite o sacrifício de animais sem sedação.

Milhões de franceses ignoram que comem carne abatida de acordo com essas normas, informam as associações no site Abattagerituel.

Essa carne - cujas condições higiênicas também são questionadas, com diferentes relatórios técnicos - é enviada a supermercados, açougues e restaurantes sem que o consumidor seja informado de sua procedência.

As associações lembram que a sedação prévia ao massacre foi introduzido há mais de quatro décadas, tanto nas leis europeias como nas francesas, para limitar o sofrimento dos animais.
Por essa razão consideram intolerável que o massacre ritual sem sedação seja praticado em grande escala quando são cada vez mais numerosas as instâncias científicas que denunciam a dor que os animais sacrificados sentem.

"Este animal vai ser degolado vivo sem ser dopado e no meio de muito sofrimento. Isso é um massacre ritual", ressalta um dos cartazes, ilustrado com o retrato de uma vaca que olha fixa e docemente para o espectador.

http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4873043-EI13419,00-Brigitte+Bardot+lidera+campanha+contra+sacrificio+de+animais.html

________________________________________________________________________

Brigitte Bardot contra abate de animais em rituais religiosos


A atriz Brigitte Bardot e outros activistas dos direitos dos animais lançaram hoje uma campanha, em França, contra a tradição islâmica e judaica de matança de animais em rituais religiosos, anuncia a AFP. “Não posso continuar a aceitar que para se agradar a um deus, cortem os pescoços aos animais, como na Idade Média, sem os sedarem antes, quando temos métodos modernos para prevenir o sofrimento dos animais”, explicou à AFP.

A Fundação Brigitte Bardot e outros seis grupos de defesa dos direitos dos animais vão afixar por toda a França mais de dois mil cartazes com a imagem da cabeça de uma vaca e um texto denunciando o sacrifício de animais. O objetivo desta campanha, de acordo com a atriz, é o de “alertar e informar os consumidores”, uma vez que “sem etiquetagem específica, o consumidor é voluntariamente mantido na ignorância sobre o método de abate”.

A regulamentação europeia, que exclui a obrigatoriedade de atordoar o animal antes da sua matança quando esta ocorre no âmbito de um ritual religioso, está a tornar-se regra em muitos matadouros, denunciam os promotores da campanha. De acordo com a Fundação Brigitte Bardot, cerca de 60% da carne de animais abatidos em matadouros segundo o ritual muçulmano, e mais de 70% da carne de animais mortos de acordo com o ritual judaico, entram no circuito comercial sem que os consumidores tenham conhecimento disso.

França é o país europeu com a maior comunidade islâmica, estimando-se que ali vivam entre 5 a 6 milhões de muçulmanos, maioritariamente oriundos do Magrebe e da África Subsariana. O consumo de produtos halal (termo árabe do Alcorão que significa “lícito” ou “permitido”) está a crescer, principalmente entre as gerações mais novas. O número de judeus que vive em França ronda os cerca de 700 mil.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2011/01/04/brigitte-bardot-contra-abate-de-animais-em-rituais-religiosos.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário