quinta-feira, 29 de abril de 2010

Puxadas de cavalos, por Sheila Cristina Wehling*

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Abr-2010

Ainda consternadas, as entidades integrantes da Associação Joinvilense das Entidades Protetoras dos Animais (Ajepa) vêm mui respeitosamente declarar seu repúdio ao ato violento dos organizadores e participantes das puxadas de cavalos em Pomerode, da qual saíram gravemente feridos vários manifestantes.

O comportamento bárbaro e primitivo dos organizadores e participantes das puxadas de cavalos é moral e eticamente condenável. É inaceitável numa sociedade livre e democrática que manifestantes pacíficos tenham seus direitos à liberdade de expressão cerceados por agressores covardes.

Aos nossos legisladores e juristas que acreditam que agressões a animais são crimes de menor teor ofensivo fica o nosso alerta: agressores são agressores. Escolhem suas vítimas pela sua fraqueza. Naquele domingo, foram dóceis cavalos e frágeis mulheres. Há algum tempo, foram cães enterrados vivos.

Lamentamos a presença de crianças neste tipo de atividades que fomentam o sadismo e a crueldade. Educam indivíduos para a violência. Perpetuam a mediocridade.

Ressaltamos nossa profunda tristeza pelo sofrimento dos nossos irmãos animais que penam nas mãos dos humanos. Trazemos a público também nossos profundos sentimentos de solidariedade e apreço aos irmãos na causa pelo fim do sofrimento animal.

Pautada na ética, na moral, na não-violência, no respeito, na solidariedade, na sustentabilidade, na preservação da natureza, na união e na valorização da vida, a Ajepa apoia e promove ações que buscam melhorar as relações dos humanos entre si e destes com as demais espécies. Procura sensibilizar e educar as crianças para uma nova consciência, para um novo paradigma, para uma sociedade consolidada no respeito a todas as formas de vida.

*Vice-presidente da Frente de Ação Pelos Direitos dos Animais (Frada)

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2887870.xml&template=4187.dwt&edition=14590&section=882

Nenhum comentário:

Postar um comentário