quinta-feira, 29 de abril de 2010

Salvador/BA tem 60 mil cães abandonados

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Abr-2010

Salvador possui uma população estimada em 60 mil animais abandonados nas ruas.

Sem política pública direcionada ao cuidado e castração dos cães sem dono, o tratamento fica a cargo de um abrigo e da boa vontade de cidadãos.

Soltos nas ruas, os animais não têm controle reprodutivo, o que facilita, ao mesmo tempo, a multiplicação e a mortalidade dos bichos. “Uma única cadela produz, a cada cinco meses, de oito a dez novos filhotes em cada cria”, diz Janaína Rios, da Comissão Administrativa da Associação Célula Mãe, voltada à defesa dos animais. As ONGs não possuem estrutura física e financeira para tratar de todos.

O único abrigo de cães em funcionamento atualmente em Salvador, o São Francisco de Assis, recolhe, cuida e protege 350 animais, 50 acima da capacidade. “Não há órgãos públicos para recolher animais na rua.

O Centro de Zoonozes só entra em ação em caso de doenças. O programa de castração gratuito não atende os cães de rua, os cães errantes. Deveria haver uma política pública em que a prefeitura devolvesse os animais para seu habitat mas castrados”, propõe Patruska Barreiro, diretora do São Francisco de Assis.

Para o serviço de castração, o telefone do Centro de Zoonozes da Prefeitura de Salvador é 156 ou 160. Quem se interessar em adotar um animal, pode conseguir no Abrigo São Francisco.

Informações do A Tarde.
http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2010/04/29/62771,salvador-tem-60-mil-caes-abandonados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário