quarta-feira, 9 de março de 2011

Entidade recebe urso e chimpanzé de MG

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Mar-2011

Um urso negro e um chimpanzé, apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) num circo de Minas Gerais, chegaram no Projeto Grandes Primatas (GAP) em Sorocaba no último sábado, onde serão atendidos. Os animais, segundo a entidade, sofriam maus-tratos por parte dos tratadores e responsáveis pelo circo: tiveram os dentes e garras arrancadas. Denúncias anônimas levaram o Ibama até a cidade de Dores de Campos, interior de MG, onde os animais foram encontrados. No santuários dos primatas, como é chamado o GAP, tanto o urso, quanto o chimpanzé, passarão por avaliação e serão tratados pelo resto de suas vidas.

Segundo a assessoria do Projeto, o urso negro canadense chama-se Jackie e o chimpanzé chama-se Bob. Ambos foram localizados pelo Ibama na última quarta-feira, quando os animais foram encontrados presos numa gaiola, com coleiras. Apesar disso, o dono do circo, que não teve o nome divulgado, informou aos agentes federais que "os animais eram muito bem tratados". Porém, devido às condições dos bichos, o Ibama providenciou transporte até Sorocaba para que ambos possam ser tratados adequadamente, uma vez que devido à idade e maus-tratos, estão impossibilitados de retornar ao habitat.

Ainda de acordo com a assessoria do GAP, os animais chegaram no último sábado, estão bem, mas ainda passarão por avaliações de saúde e permanecerão num recinto separado, até que, em médio ou longo prazo, possam ser integrados aos outros animais da mesma espécie que vivem no santuário. Em nota, o Projeto informou ontem que os "animais estão bem e se adaptando, aos poucos, a nova casa". Segundo o santuário, o Ibama informou que os donos do circo irão responder pela importação de animal exótico sem parecer técnico favorável e pela falta da licença expedida por autoridade competente. Além disso, devido os maus-tratos, os responsáveis deverão pagar uma multa em torno de R$ 100 mil, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais.

O GAP destacou que "a apreensão e a transferência dos animais para um santuário representa mais uma vitória na luta contra animais em circos no Brasil. E demonstra a importância da sociedade estar alerta para denunciar casos similares de maus-tratos em sua cidade ou região". O Projeto Grandes Primatas é um movimento internacional que existe desde 1994 e que tem por objetivo lutar pela garantia dos direitos básicos à vida, liberdade e não-tortura dos grandes primatas não humanos - chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos. No Brasil, a frente nasceu em 2000, em Sorocaba, e, desde 2006, é uma Organização Não-Governamental que mantém cerca de 70 primatas abrigados e também auxilia o Ibama no tratamento de outros animais.

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=276211

Nenhum comentário:

Postar um comentário