terça-feira, 10 de novembro de 2009

Brigitte Bardot pede à Comissão Européia o lançamento de um Dia Europeu Vegetariano

Carta Aberta ao Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso

Dr. José Manuel Barroso
Presidente da Comissão Europeia
Rue de la Loi 200
B - 1049 Bruxelles

Novembro 2009

Sr. Presidente,

Dentro de algumas semanas terá lugar em Copenhagen a conferência do clima e gostaria de chamar a sua atenção para a necessidade de um estudo sobre a criação de gado, a indústria com maior impacto ambiental, sendo que o panorama ambiental é já de si alarmante.

Como sabe, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) declara no seu relatório “Pecuária, a maior ameaça ao meio ambiente” que a indústria pecuária emite mais CO2 que aquele produzido pela indústria dos transportes (todos os meios de transporte em conjunto).

Além disso o Banco Mundial declarou que desde 1970, 90% da desflorestação da Amazônia está relacionada com as necessidades da indústria da carne, contribuindo assim para o agravamento dos efeitos do aquecimento global, que tanto nos preocupa hoje em dia.

Deste modo, o setor é responsável por 37% de todo o metano originado por atividades humanas (que influenciam o aquecimento global 23 vezes mais que o CO2), principalmente produzido pelo sistema digestivo dos ruminantes, e 64% da amônia que contribui para a chuva ácida.

A criação intensiva também degrada os solos e põe em risco as reservas de água visto que a produção de apenas um quilo de bife necessita de 323 m² de pasto, 7 a 16 quilos de grãos ou soja, e pode ir até aos 15.500 litros de água!

Além disso, o setor pecuário tem um impacto direto no aquecimento global, na poluição dos solos e fontes de água, e constitui um verdadeiro desperdício, já que quase um terço dos cereais colhidos a nível global são usados para a produção de carne.

Se os países “desenvolvidos” reduzissem o consumo de carne, seria possível aliviar consideravelmente e a nível global, a fome, que mata perto de 6 milhões de crianças por ano.

Sr. Presidente, confrontado com estes fatos inegáveis e, de certo modo, alarmantes, é nosso dever coletivo agir a todos os níveis, incluindo a promoção de um estilo de vida vegetariano.

O lançamento de um “Dia Europeu Vegetariano” seria uma forte aposta. O já existente “Dia Mundial do Vegetarianismo” a 1 de Outubro ainda não tem infelizmente o reconhecimento europeu, e por esse motivo seria extremamente positivo promover este evento na Comunidade Europeia e reforçar a iniciativa com uma campanha de informação sobre o impacto ambiental da criação de gado.

O vegetarianismo é uma opção de cidadãos responsáveis. Recusar o consumo de carne representa ainda a melhor maneira de protestar contra a desumanização e crueldade durante a criação intensiva, o transporte e o abate de milhões de animais que são sacrificados e mortos por ano.

Sr. Presidente, agradeço-lhe que tenha em conta estas preocupações e as aborde durante a próxima conferência do clima.

Atentamente

Brigitte Bardot
Presidente
Fundação Brigitte Bardot
28 rue Vineuse
75116 Paris
List of endorsements of Brigitte Bardot's Open letter to the President of the European Commission:
'The launch of a 'European Vegetarian Day' would be a strong signal'

For interviews please contact:
Christophe Marie
Directeur Bureau Protection Animale
Fondation Brigitte Bardot
28 rue Vineuse
75116 Paris
Tél. + 33 (0)1 45 05 94 58
Fax : 33 (0)1 45 05 14 80
e-mail Christophe.Marie@fondationbrigittebardot.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário