sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cão more de ataque de outros cães no CCZ de Americana/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Dez-2010

Patricia Vieitez

A reportagem do LIBERAL flagrou ontem uma briga entre cães do canil da Avenida Bandeirantes, na bairro Machadinho, em Americana. Eles acabaram matando um cachorro depois de cerca de 15 minutos de ataque, por volta das 19h. O animal agonizou indefeso no chão. Não havia nenhum responsável no local, que abriga os cães em duas grandes 'baias'. A Prefeitura nega que o animal tenha morrido.
Sem motivo aparente, os cães começaram a brigar e acuaram um deles, que foi derrubado e mordido até não conseguir mais se mover. A cabeça desse cachorro ficou totalmente ensanguentada e o ataque não terminou nem quando ele parou de tentar se defender.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, há 130 cães no local. A reportagem constatou que os animais são abrigados em duas áreas cercadas e é possível ver cães de grande porte junto com animais menores e mais frágeis. Mas o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Fernando Vicente Ferreira, informou através de nota da assessoria, que eles são separados por tamanho, agressividade e sexo.

Quando a Associação Amiga dos Animais de Americana era responsável pelo abrigo, os animais agressivos ficavam isolados dos demais e havia centenas de gatos circulando no pátio. Ontem a reportagem não viu nenhum gato no local e a parte dos fundos, onde ficavam os cães brabos, está vazia.

Outra diferença é a tela que foi aplicada junto ao alambrado, tapando a visão de quem passa pela avenida. Apesar do 'tampão' ficar entre a rua e o abrigo, a assessoria informou que serve para separar os animais e evitar brigas. Dentro dos dois espaços onde ficam os cães, entretanto, não há nenhuma barreira para separação, a não ser uma gaiola.

Ferreira informou que há funcionários do CCZ no canil das 7h às 17h. Entre 18h e 22h o espaço é vigiado por uma viatura da Gama (Guarda Municipal Armada de Americana) e das 22h às 6h um vigia fica no local.

A situação do local é alvo de inquérito civil do Ministério Público, instaurado em 2009 para investigar supostos maus tratos contra cães e gatos abrigados. Entre as denúncias está a falta de veterinários; alimentação uma vez ao dia; manutenção de animais saudáveis com doentes; mistura de filhotes e adultos no mesmo espaço, gerando brigas e até mortes.

http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=03B22A6D229

Um comentário:

  1. CCZs são imcommpetentes , cruéis, etc. etc. Verdadeiros Campos de Concentração Zoofóbicos. São em essência, criados para assassinar animais. XÔOOOO CCz .

    Em Tatuí estamos trabalhando no projeto do "Abrigo Municipal para animais", a idéia é fazer um projeto totalizante, que tem o nome abrigo municipal, para ficar longe do vocábulo ccz , as primeiras diretrizes do projeto estão já clareando, e envolve a criação da secretaria municipal de defesa animal, o hospital veterinário gratuito, a castração por saturamento, o cadastro geral de animais, proteção efetiva para os "anjos protetores independentes - auxiliares do prefeito", programas de educação nas escolas, com construção de pequenos canis, a serem administrados pelos alunos e professores, etc,etc, sendo o abrigo, nas condições do projeto, apenas para situações especiais, preferencialmente os animais resgatados sendo encaminhados para os anjos protetores, até a adoção. O programa de adoção terá que ser também revolucionário, desde já fugindo do termo "feiras de adoção", animais não são mercadoria, no projeto usaremos a expressão "encontros de adoção", será revolucionário não apenas no nome, mas também na eficácia e proteção ao adotado, precisamos de sugestões e idéias, sobre todos os temas. Esperamos que o projeto pronto pudesse ser instrumento de luta e reivindicações para todos os protetores, com as devidas adaptações
    .
    Usamos o blog http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/ para matérias relativas ao tema. Por favor, visitem, comentem,divulguem. Quem tiver algo referente ao assunto, teremos prazer em publicar, envie para fransonvegan@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir