quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Com o CCZ cheio, animais sofrem com o abandono em Taubaté/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Dez-2010

Nessa época do ano muita gente vai viajar e o número de animais abandonados triplica na cidade

ImageO Centro de Controle de Zoonoses de Taubaté está lotado. E nessa época do ano o número de animais abandonados triplica na cidade. Olha de um lado, do outro. Procura daqui, dali, mas nada de encontrar o dono infiel. Assim, jogados ao abandono, os cães se multiplicam em Taubaté.

Um deles foi deixado dentro da casa da artista plástica Maria Lúcia Tiyoni, que já dá carinho comida e moradia para 15 animais. “Eu abri a janela e o labrador estava no corredor. Aí eu corri, fechei a porta, pulei a janela e coloquei ele para fora para não sair briga”, explicou.

No período de festas, muita gente vai viajar e deixa para trás o animal de estimação. Parte deles é solta nas ruas pelos donos. Como não estão acostumados a conviver na rua, muitos se tornam vítimas, por exemplo, de atropelamento.

Essa prática é considera é pela lei como maus tratos. E se a pessoa for flagrada abandonando o animal, ela pode receber uma multa entre R$ 100 e R$ 500. Sem lar, cães e gatos são recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses. O problema é que a unidade já está operando com 64 animais além da capacidade, que é de 300 bichos.

Por conta disso, eles precisam dividir espaço em canis coletivos. E não há condições de abrigar mais cachorros. “É muito difícil, porque o animal tem uma sociabilização completamente diferente. Quando ele vai para rua ele fica totalmente perdido. Ele não sabe pegar comida sozinho, vai acabar ficando com muito medo. Tem vezes que a pessoa vai tentar ajudar o animal e ele ataca, mas não porque ele é agressivo, é porque é um grau de medo excessivo”, explicou a veterinária do CCZ, Milene Yemini.Image

No CCZ, eles esperam ansiosos por um dono. A adoção seria o melhor presente de Natal para quem foi abandonado. A chance de ter um amigo cheio de amor pra dar e que nunca vai deixar o dono para trás. “É gostoso, prazeroso, pegar, cuidar. Pelo amor que eles me dão, eu não troco por nada”, disse a artista plástica.

Se você quiser adotar um bichinho de estimação, em Taubaté, todo sábado tem feira de adoção na Praça Dom Epaminondas.

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=86393

Nenhum comentário:

Postar um comentário