quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ribeirão Preto/SP: Mais de 170 cobras venenosas escapam de serpentário na região

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Dez-2010

Policiais ambientais fazem uma varredura na fazenda, mas até o momento conseguiram localizar somente duas cobras; local é mantido por biólogo

Adriana Matiuzo

A Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros devem fazer nesta sexta-feira (24) uma busca por 173 cascavéis e quatro jararacas, cobras que escaparam de um criadouro em uma fazenda no município de Serra Azul. O proprietário do serpentário, que é biólogo, resgistrou, na tarde desta quinta-feira (23), um boletim de ocorrência, no qual diz que o local foi arrombado.

O biólogo, que mora em Cravinhos, foi procurado por telefone, mas não foi localizado para falar sobre o assunto. Na delegacia, ele disse que encontrou os cadeados estourados das portas do local na noite da última terça-feira (22) e que passou dois dias na tentativa da contagem das espécies para poder procurar a polícia.

Por volta das 16h30 desta quinta-feira uma equipe da Polícia Ambiental foi ao local e conseguiu capturar duas cobras antes do anoitecer. As buscas devem continuar nesta sexta, com o reforço do Corpo de Bombeiros.

Segundo o tenente Diogo Araújo, o criadouro funciona em área arrendada da fazenda Santa Cruz da Esperança e é autorizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

A área fica a cerca de 150 metros do rio Pardo. "Além das buscas, vamos intensificar o patrulhamento na comunidade para avisar aos moradores para que tomem cuidado, principalmente quando há crianças", disse o tenente.

Um funcionário da fazenda, que mora a cerca de 3 km do criadouro, disse que assim que soube da notícia fez a remoção do gado de um pasto mais próximo do local para outro, mais distante. Ele diz acreditar que a casa dele está segura porque as cobras não conseguiriam percorrer um trajeto tão longo.

"Não fiquei com medo, estou tranquilo", disse o morador, que admitiu que ainda não havia contado à família sobre as cobras para não haver pânico.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/12/23/mais-de-170-cobras-venenosas-escapam-de-serpentario-na-regiao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário