quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Chimpanzé Kate volta ao Zoo Beto Carrero

Chimpanzé Kate

Chimpanzé Kate
© Renato Rocha Miranda/TV Globo/ divulgação

Depois de atuar na novela da Rede Globo, "Caras e Bocas", a chimpanzé Kate retornou ao zoo de onde havia sido retirada, o Parque Beto Carrero em Santa Catarina. Ela está num chamado "Centro de Primatologia" que pertence ao zoológico do Parque Beto Carrero, aberto à visitação pública.

Ao final da novela, o autor deu a impressão de que Kate descansaria num santuário, mas na vida real, ela voltou a ser uma atração no zoológico onde já vivia. Muitos telespectadores se sentiram enganados pela novela, pois o único santuário para primatas com autorização do IBAMA no Brasil é a afiliada da WSPA chamada Projeto GAP - Grupo de Apoio aos Grandes Primatas onde, aliás, vivem a mãe e dois irmãos de Kate. O filhote que também foi usado na novela e está com Kate no zoológico também foi retirado de perto da mãe, porém a origem desse filhote não é conhecida.

Os telespectadores ficaram ainda mais surpresos ao ler o relato do presidente do Projeto GAP, Dr. Pedro A. Ynterian, sobre o histórico de Kate e a longa disputa judicial envolvendo a chimpanzé e outros familiares que deveriam ter sido destinados ao GAP há muitos anos.

Leia, na íntegra, as explicações do Projeto GAP sobre a vida de Kate. >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário