quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

WSPA e ONGs pedem ação do Itamaraty contra caça às baleias

Navio baleeiro Japonês
Navio baleeiro Japonês
Trinta e uma organizações da sociedade civil divulgaram ontem, dia 13, uma Carta Aberta enviada ao representante do Brasil junto à Comissão Internacional da Baleia, o diplomata Fábio Vaz Pitaluga, exigindo um posicionamento forte contra a continuidade da matança de baleias na Antártida pelo Japão.

Apesar da moratória estabelecida pela Comissão em 1986 e da declaração de um Santuário Antártico de Baleias em 1994, a caça está em franca escalada sob o pretexto de “captura científica”.

Apesar da frequente condenação da maioria dos países da CIB, o Japão recusa-se a parar com a matança. O Brasil integra um pequeno grupo de negociação que tem se reunido com o Japão há vários meses a portas fechadas e que em tese busca uma saída para acabar com a matança. Informações obtidas pelos ambientalistas dão conta de que, frente à intransigência do Japão, a Comissão poderia aceitar a continuidade da caça antártica. “Isso é um absurdo total”, segundo o ex-Vice-comissário do Brasil à CIB e atual Presidente do Conselho Superior da Rede Marinho-Costeira e Hídrica do Brasil, José Truda Palazzo Jr.


Matança de baleias

Uma indústria crescente: a observação eticamente correta de baleias respeita o bem-estar animal e cria novos meios de subsistência
Uma indústria crescente: a observação eticamente correta de baleias respeita o bem-estar animal e cria novos meios de subsistência
Truda que é ambientalista e ainda o brasileiro com mais longa participação nas atividades da Comissão fala sobre a matança indiscriminada de baleias:

– Aceitar os termos do Japão e legitimar a continuidade da caça na Antártida vai contra tudo o que o Brasil sempre defendeu na conservação dos cetáceos, em particular o direito dos países do hemisfério sul ao uso não-letal desses animais através do turismo de observação, que pode ser seriamente afetado pelo roubo de nossas baleias pela indústria baleeira japonesa. Precisamos por um fim a esse crime, e esperamos que nossos diplomatas mantenham a posição firme que fez do Brasil uma liderança positiva na CIB.

Truda Palazzo também acrescentou que a atividade baleeira do Japão não atende nem a verdadeiros interesses científicos, e nem a nenhuma necessidade alimentar da população daquele país, mas sim ao interesse político da JFA, a agência de pesca japonesa. A Agência manobra subsídios da ordem de milhões de dólares que mantém as atividades baleeiras. Segundo ele:

– A pura politicagem com dinheiro público, não tem nada a ver com necessidade alimentar, científica ou cultural.

Novas reuniões

O ‘grupo secreto’ de negociação da CIB no qual o Brasil participa deverá se reunir novamente no final de janeiro no Havaí para mais uma rodada de negociação com o Japão.

Antonio Augusto Silva, diretor da WSPA no Brasil, fala sobre o posicionamento do país com relação à negociação a portas fechadas com o Japão:

– Depois de ser pioneiro declarando o mar territorial brasileiro como santuário para cetáceos em 18 de dezembro de 2008 o Brasil agora afunda na incompatível posição de "negociador secreto" com o Japão. Não foi para isso que trabalharam incansavelmente diplomatas como Maria Teresa Mesquita Pessoa, que chefiou o DMAE e liderou várias reuniões em prol do fim da caça às baleias com o apoio da maioria dos países sul americanos, principalmente da Argentina. O Japão é conhecido por "comprar" votos na Comissão Internacional da Baleia. Só espero que o Brasil não esteja caindo nessa armadilha.


Veja o texto da Carta Aberta enviada pelas ONGs ao Comissário do Brasil na CIB. >>

Fonte: José Truda Palazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário