quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Leões do GAP inspiram Governo do ES a sancionar Lei contra o uso de animais em circos

Dr. Hercules com as fotos do leaozinho (Fonte: AMAES)
Dr. Hercules com as fotos do leaozinho (Fonte: AMAES)
Em encontro realizado ontem, 13/01, entre representantes de ONGs de Proteção Animal do Espírito Santo e o vice-governador Ricardo Ferraço, o político declarou que apóia a sanção do Projeto de Lei nº 461/2009, que proíbe a utilização de animais em espetáculos circenses e similares. O PL é de autoria do Deputado Dr. Hércules e foi aprovado pela Assembléia Legislativa em dezembro. Para virar Lei só falta a aprovação do Executivo.

Na reunião, os protetores transformaram o nascimento do filhote da leoa Carol em um símbolo da luta capixaba pela defesa dos direitos dos animais. Os leões Carol, Sarita e Chimarrão foram abrigados pelo GAP em setembro do ano passado, depois de uma complexa operação de resgate feito Ibama e uma organização de ONGs locais. Eles viviam no Circo Rostok, em condições desumanas e numa jaula ínfima.

O nascimento do filhote de Carol, no dia 05/01, foi mais um impulsionador na campanha junto ao Governo do ES pela sanção da lei. A mobilização para retirada dos leões do circo e sua transferência para o santuário do projeto GAP em Sorocaba detonaram o processo para definição do PL.

As ONGs de proteção animal aproveitaram para homenagear o autor do PL, Dr. Hércules, presenteando-o com fotos do filhote de leão nascido no santuário. O filhote será batizado de Hércules, caso seja um macho, ou Vitória, se for uma fêmea, em homenagem ao nome da capital do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário