terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MMA recebe vídeos para II edição do Circuito Tela Verde

Depois do sucesso da primeira edição, o Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente organiza a 2ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde, que deverá acontecer de junho a julho, em 250 espaços exibidores em todo o país.

Para 2010, o DEA trouxe uma novidade para o festival ao abrir à sociedade a oportunidade de ter seus vídeos veiculados na mostra. Para isso, os interessados podem enviar seus filmes e curtas para o DEA, até 30 de março. A idéia de abrir o festival para a participação da comunidade partiu do interesse do público da primeira edição em ter sua experiência compartilhada.

Uma comissão vai selecionar o material que será veiculado no Circuito Tela Verde. Os vídeos devem ser produzidos em processo educomunicativo, ou seja, em conjunto com a comunidade, e abordar a temática socioambiental.

Escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, sociedade civil organizada, comunidades e produtoras, podem encaminhar suas produções para o festival.

Estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, bem como redes como Rejuma, Com-Vidas, e escolas também podem participar orientando e encaminhando suas produções.

Para ampliar a participação social, serão aceitos vídeos produzidos com os mais diversos equipamentos: filmadora, câmera de celular com boa resolução, câmera digital. A primeira edição da mostra aconteceu em junho e julho de 2009 e celebrou os 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental.

O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências de projetos de educação ambiental, opiniões, visões de mundo e modos de vida dos membros de comunidades locais sobre o meio ambiente, os problemas e as responsabilidades ambientais.

Os filmes são disponibilizados para exibição em espaços educadores como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, cineclubes, escolas, cooperativas. Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes devem servir de subsídio para o debate, trazendo uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública, bem como estimular suas participações nos processos locais.

Não haverá premiação ou pagamento para os vídeos produzidos ou selecionados. A idéia da mostra é ampliar o debate e a troca de experiências.

As produções podem ser enviadas por e-mail ( educambiental@mma.gov.br ou sibea@mma.gov.br) ou pelo correio e deverão acompanhar um Termo de Cessão de Direitos para veiculação em trabalhos de educação ambiental, sem fins lucrativos, que se encontra no blog do Circuito Tela Verde (http://circuitotelaverde.blogspot.com). Vídeos sem o tempo serão desclassificados.

Os que optarem por encaminhar em formato digital (CD, DVD), deverão enviar o Termo de Cessão junto com a mídia para: Ministério do Meio Ambiente - Esplanada dos Ministérios - Bloco B - Departamento de Educação Ambiental - CEP: 70068-900 - Brasília - DF.

Dúvidas também podem ser tiradas pelos telefones (61) 3317 1288 / 1188

ASCOM
Daniela Mendes
Assessoria de Comunicação
Ministério do Meio Ambiente

+5561-3317.1227/1754
daniela.mendes@mma.gov.br

----------------------------------------------------------------
CorreioMM@ - Ministerio do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário