segunda-feira, 17 de maio de 2010

Austria: Corvos se consolam depois de uma briga

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
17-Mai-2010

Ao ver "amigo" apanhar, ave se aproxima da vítima e parece consolá-la, diz pesquisa

Do R7

Foto por Getty Images - Cientistas descobriram que os corvos são solidários ao sofrimento de seus "amigos" e os consolam depois de uma briga, para desestressá-los

Foto por Getty Images - Cientistas descobriram que os corvos são solidários ao sofrimento de seus "amigos" e os consolam depois de uma briga, para desestressá-los

Os pesquisadores Orlaith Fraser e Thomas Bugnyar descobriram que os corvos consolam uns aos outros depois de uma briga. Os cientistas acompanharam, por dois anos, o fim de 152 brigas entre 13 jovens corvos em um centro de pesquisas da Áustria.

É a primeira vez que outro animal, além do chimpanzé, demonstra esse tipo de comportamento. Os corvos pertencem a um grupo de aves famosas pela esperteza, por isso são escolhidos para pesquisas comparativas sobre o comportamento de mamíferos. Eles vivem no hemisfério Norte do planeta.

Bugnyar observou os corvos que se meteram em brigas e como elas aconteceram. Ele e seu colega classificaram os animais em três categorias de acordo com os tipos de "discussão": os agressores, as vítimas e aqueles que ficam em cima do muro, só observando.

Eles notaram que aquelas aves com quem a vítima passava um bom tempo eram as que tendiam a se aproximar depois de uma briga. Os “amigos” da vítima pareciam perceber quando ela estava estressada por causa da luta.

A descoberta significa um melhor entendimento sobre como os corvos mantêm suas relações sociais e equilibram os custos de vida em grupo. Os pesquisadores acrescentaram que o estudo também sugere que os corvos podem ser sensíveis às necessidades emocionais dos outros.

O consolo de vítimas de briga só tinha sido mostrado em chimpanzés e nos bonobos. Estudos recentes revelaram um comportamento parecido em cachorros e lobos.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica PLos one.

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/corvos-se-consolam-depois-de-uma-briga-20100517.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário