terça-feira, 18 de maio de 2010

Pássaros apreendidos em Joinville/SC

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Mai-2010

Operação do Ibama de Santa Catarina recupera 150 aves

fonte: Ibama/SC

A variedade de espécies era grande, desde os cardeais vermelhos, pixoxós e bicudos, ameaçados de extinção, à coleirinhas (papa-capim), sabiás, tiés-sangue, entre outros. Ao todo, os fiscais do Ibama apreenderam 150 pássaros em Joinville (SC). Foram lavrados dois autos de infração e as multas chegaram a R$ 131,5 mil.

Um dos infratores era um criador devidamente habilitado no Sistema de Cadastro de Criadores de Passeriformes (o Sispass do Ibama) e o outro, mantinha cerca de 30 pássaros de rinha (canários). Ambos foram autuados em flagrante por cometerem crimes ambientais.

Segundo Jorge Gotardo Waterkemper, agente ambiental federal, eles mantinham em cativeiro aves da fauna silvestre sem cadastro no Sispass. Há seis meses os criminosos vinham sendo monitorados pelo Ibama.

Além de perder a licença para criar pássaros, os dois vão responder, na Justiça Federal, pelos crimes cometidos. De acordo com a lei federal 9.605/98, praticar qualquer ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres ou domésticos (nativos ou exóticos) pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano, além de pagamento de multa.

Se ocorrer morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço do tempo de prisão. Neste caso, os pássaros apreendidos foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Rio Vermelho, em Florianópolis.

http://eptv.globo.com/emissoras/emissoras_interna.aspx?299075

Nenhum comentário:

Postar um comentário